father and daughter hugging

Causas e tratamentos para gengiva dolorida

Sua gengiva está dolorida e sangrando? Essa situação não é apenas desconfortável, mas pode ser preocupante. Você pode achar que há algo muito errado acontecendo na sua boca. Embora o sangramento e a dor na gengiva certamente não devam ser ignorados, você não precisa entrar em pânico. Saiba mais sobre essa situação.

Causas para o sangramento e a dor na gengiva

Se sua gengiva está dolorida e também está sangrando, pode ser um sinal de doença periodontal. Outros possíveis sintomas de doença periodontal são inchaço na gengiva, retração gengival e mau hálito. Essa doença pode ocorrer quando deixamos que a placa bacteriana se acumule nos dentes, onde ela endurece. Essa placa endurecida está cheia de bactérias que podem irritar e danificar o tecido gengival.

A doença periodontal não é a única causa possível de dor e sangramento na gengiva. Alguns medicamentos podem causar sangramento na gengiva ao diminuir a capacidade de coagulação do sangue. Mudanças na rotina de cuidados bucais também podem causar dor e sangramento. Por exemplo, trocar uma escova dental de cerdas macias por uma escova de cerdas duras pode causar irritação. Como a dor e o sangramento na gengiva podem ter muitas causas, é importante consultar o dentista para descobrir a raiz do problema.

Riscos da dor na gengiva

Se sua gengiva estiver dolorida e sangrando, é importante procurar o tratamento de um dentista. Se a doença periodontal for a causa dos sintomas, ela pode piorar se não for tratada. Conforme a doença periodontal progride, ela pode danificar os tecidos moles, as fibras que estão conectadas aos dentes e o osso que dá suporte aos dentes, explica a Academia Americana de Periodontia. Esse dano pode fazer com que os dentes se soltem dos alvéolos. Nos casos graves de doença periodontal, os dentes podem precisar ser arrancados ou extraídos.

Hábitos para manter a gengiva saudável em casa

Há muitas coisas que você pode fazer em casa para manter a gengiva saudável. Intensifique os cuidados bucais e lembre-se de escovar os dentes duas vezes ao dia. Se você não costuma usar fio dental, nunca é tarde demais para começar! O uso regular do fio dental (pelo menos uma vez ao dia) pode, às vezes, interromper problemas que causam dor na gengiva.

Depois de escovar os dentes e passar o fio dental, use um enxaguante bucal para matar os germes e combater a placa bacteriana entre os dentes e ao longo da margem gengival.

Ajuda profissional para tratar a gengiva dolorida

Hábitos adequados de higiene bucal em casa são essenciais, mas não são suficientes por si só. Também é muito importante consultar o dentista regularmente. Em geral, você deve ir ao dentista pelo menos uma vez a cada seis meses. As avaliações dentárias regulares permitem que o dentista determine se você tem algum problema de saúde bucal, como doença periodontal, que deve ser tratado.

Se for diagnosticada doença periodontal, não se preocupe. Essa causa da dor na gengiva pode ser facilmente resolvida. O dentista fará uma limpeza completa dos dentes e da gengiva para remover a placa bacteriana e o tártaro e o orientará sobre como manter os cuidados bucais em casa. Após a conclusão do tratamento, continue escovando os dentes e usando o fio dental regularmente para remover a placa bacteriana e não deixe de ir às consultas de acompanhamento sugeridas.

A gengiva dolorida que sangra quando você escova os dentes ou usa o fio dental pode ser alarmante. Esses sintomas têm muitas causas possíveis, por isso é importante consultar o dentista para saber mais. Uma vez determinada a causa, o tratamento pode começar. Antes mesmo que você se dê conta, sua gengiva estará em ótimo estado.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.