Quando é preciso obter tratamento profissional?
A Sociedade Brasileira de Endodontia recomenda consultar o seu dentista o mais rápido possível caso sinta sensibilidade dentinária por mais de 30 segundos, pois ela também pode indicar alguma doença da gengiva. Nesse tipo de situação, a sensibilidade pode, na verdade, acender o alerta para outras condições, como uma cárie, exposição do nervo, infecção ou doença gengival grave. Por sua vez, esse quadros podem levar o(a) dentista a optar por algum tratamento profissional.
- Colocação de adesivo, coroa ou inlay (um tipo de restauração do dente)
No caso de o dente estar fraturado, danificado ou até em decomposição, essas técnicas podem ser uma alternativa. Por isso, pergunte mais no detalhe sobre eles quando estiver no consultório.
- Aplicação de gel de fluoreto
O gel de fluoreto fortalecerá o esmalte dos dentes e reduzirá os sinais de dor "transmitidos" ao cérebro.
- Procedimento de canal radicular
Esse é um procedimento para remover a polpa que está infectada ou inflamada no centro do dente, onde ficam os nervos e os vasos sanguíneos. Com esse tipo de canal, os nervos e vasos são preenchidos e selados justamente como solução para a sensibilidade.
- Enxerto gengival cirúrgico
E se a gengiva se retraiu, uma pequena quantidade de tecido pode ser removida do céu da boca e enxertada na linha da gengiva.
Tudo começa pelo cuidado dos dentes e da boca
Como você já deve ter percebido, dá para evitar ou tratar a sensibilidade que pode aparecer justo no momento em que você só quer saborear uma comida quente ou uma bebida ou sobremesa geladas.
Com uma disciplina de cuidado diário, você já dá um grande primeiro passo. E se estiver sentindo sensibilidade, da menos à mais intensa, já sabe: marque uma consulta no consultório. O(a) dentista é seu melhor ouvinte para você tirar dúvidas sobre o que leu aqui e para saber quais são os melhores caminhos a seguir. Afinal, não sentir dor, principalmente na hora de comer o que você mais gosta, é um bom motivo para sorrir.