Quase todos nós já tivemos a sensação de ter um membro espetado por agulhas em algum momento. Você pode ser ficado ajoelhado no chão e mais tempo do que previsto e quando levantou, sentiu suas pernas ficarem dormentes. Ou talvez você tenha acordado com a mão dormente depois de passar a noite com o braço em uma posição estranha. Essa sensação de formigamento, conhecida como parestesia, costuma ocorrer nas mãos e nos pés. Mas você sabia que também pode ocorrer em outras partes do corpo, como na língua? Vamos examinar as causas potenciais de um formigamento na língua e quando você deve consultar um profissional médico ou odontológico para falar sobre seus sintomas.
O que causa a língua dormente?
A University of Rochester Medical Center explica que a parestesia é o resultado de um "congestionamento no sistema nervoso." Essa analogia se refere a um "obstáculo" que é criado quando há uma constante pressão sobre um nervo. Essa pressão impede que os impulsos elétricos circulem nos nervos, como normalmente fariam. Uma vez que a pressão é relaxada, os impulsos podem viajar livremente novamente. Mas quando o bloqueio é liberado pela primeira vez, os impulsos elétricos aumentam mais rápido do que o normal, causando uma sensação de formigamento na área afetada.
No entanto, o formigamento que você pode sentir na língua raramente é causado por ter dormido em uma posição estranha ou por manter a língua em um determinado local por muito tempo. Vamos enumerar alguns pontos que podem causar formigamento na língua.
Lesão do nervo após cirurgia
Algumas pessoas têm uma sensação de formigamento na língua após uma cirurgia oral, como uma extração de siso ou um procedimento de canal radicular. Um relato de caso clínico no Journal of Dental Anesthesia and Pain Medicine (JDAPM) observa que os pacientes que apresentam parestesia devido à cirurgia bucal, geralmente a sentem diretamente após o procedimento. Em casos raros, o paciente pode ter um formigamento na língua mais tarde.
Dois dos nervos mais comuns que contribuem para uma sensação de formigamento na língua após a cirurgia bucal são o nervo lingual e o nervo alveolar inferior. O JDAPM observa que a parestesia decorrente do nervo alveolar inferior ocorre em 0,35% a 8,4% dos pacientes submetidos à cirurgia bucal.
Se você passou recentemente por uma cirurgia bucal e percebeu que sua língua está formigando, não se preocupe. A maioria dos casos de parestesia devido à cirurgia bucal desaparece por conta própria dentro de alguns meses, no mais tardar. Você deve agendar uma consulta ao seu dentista se estiver realmente preocupado com a sensação ou se ela persistir por mais de alguns meses.
Alergias orais
Embora muitos de nós possamos não saber todas as substância às quais podemos ser alérgicos, há uma relação interessante entre a alergia a certos pólens e um formigamento ou coceira na língua. A Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia relata que até três quartos dos adultos com alergia ao pólen de bétula também apresentam Síndrome da Alergia Oral. Um dos sintomas dessa síndrome é uma dormência e coceira na língua após comer certas frutas e vegetais crus, como maçãs, pêssegos, cerejas e cenouras. Se você tem síndrome da alergia oral, sua melhor opção para evitar um formigamento na língua é eliminar da dieta as frutas e vegetais crus que podem desencadear uma reação alérgica.
Aftas na língua
Você pode estar familiarizado com aftas, uma condição oral que apresenta pequenos inchaços brancos não são contagiosos, mas podem ser um incômodo. Elas podem se desenvolver em quase qualquer parte do tecido mole dentro da boca, incluindo lábios, bochechas, palato mole e língua. Embora a causa exata das aftas seja desconhecida, os fatores de risco variam desde a genética até um sistema imunológico enfraquecido, ou ainda o tabagismo.
Conforme observado pela Mayo Clinic , uma sensação de formigamento ou queimação na boca e na língua pode ocorrer alguns dias antes da ferida se tornar visível. Isso significa que você pode saber quando uma afta está chegando! As aftas podem ser dolorosas, mas geralmente desaparecem por conta própria e não requerem tratamento. Se você notar que as aftas são grandes ou não desaparecem em duas semanas, marque uma consulta com seu médico. Eles podem avaliar a ferida e discutir suas opções de tratamento.
Hipoglicemia causa formigamentos da língua
Um formigamento na língua significa que está faltando uma das substâncias de que seu corpo precisa para se desenvolver. Por exemplo, níveis baixos de açúcar no sangue e de cálcio podem ser a causa da parestesia da língua. Há duas coisas importantes a serem observadas sobre as causas de hipoglicemia em relação ao formigamento na língua:
- Uma hipoglicemia que provoca um formigueiro na língua é relativamente rara.
- Se uma deficiência de açúcar no sangue ou cálcio for a causa da parestesia, essa sensação de formigamento não ocorrerá até que seus níveis de cálcio ou açúcar no sangue estejam severamente baixos. É essencial observar que formigamento e dormência na língua, lábios ou bochechas são alguns dos sinais mais graves de baixo nível de açúcar no sangue. E O Manual Merck conecta o formigamento na língua com a tetania, uma contração involuntária dos músculos que geralmente se desenvolve quando os níveis de cálcio são deficientes.
Consulte seu médico para controlar a situação pode ajudá-lo a evitar um formigamento na língua e outras complicações. Isso é especialmente verdadeiro se você tiver uma condição que causa baixos níveis de cálcio ou diabetes, que é a razão comum para uma queda no açúcar no sangue. Na maioria dos casos, uma sensação de formigamento não é motivo para preocupação. Mas sempre preconizamos cuidados profissionais imediatos se você tiver algum sintoma de diabetes. Isso garantirá que você esteja totalmente informado sobre os sinais e sintomas de uma baixa de açúcar no sangue em diabéticos. Você merece estar confiante em sua saúde bucal e geral. É por isso que a informação e conversas abertas com seus profissionais médicos são vitais!
Embora haja uma ampla gama de razões possíveis para o formigamento da língua, você não precisa entrar em pânico! Considere o que você já sabe sobre seu corpo e sua saúde atual. Você fez recentemente uma cirurgia oral? Você já teve herpes labial no passado? Você foi diagnosticado com diabetes? Discutir sua saúde e diagnósticos com um dentista ou médico pode ajudá-los a descobrir por que você está sentindo um formigamento na língua e colocá-lo no caminho de tratamento correto, caso seja necessário.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.