homem com dor de dente
Badge field

Está com o dente sensível ao gelado? Veja 7 causas e o tratamento para se livrar do desconforto

Você já sentiu um arrepio nos dentes ao beber alguma coisa muito gelada? Se sim, é sinal de que você tem o dente sensível gelado. Esta é uma condição comum e que afeta muitas pessoas em todos os lugares do mundo, mas pode gerar bastante desconforto.

Bebidas com a temperatura muito baixa podem causar um arrepio pelo seu contato com a área interna do dente. Essa região é conhecida como a dentina, que fica exposta por diversos fatores e propensa a todos os estímulos térmicos que chegam até ela. Por estar desprotegida, ela causa um forte incômodo na região.

Temos diversas causas para o dente sensível ao gelado, como cáries e bruxismo. Porém, existem alguns hábitos que podem aumentar a sensibilidade na região. Pensando nisso, trouxemos as sete principais causas para esse problema. Além disso, separamos alguns tratamentos para dar adeus ao arrepio. Confira!

Quais as causas do dente ficar sensível ao gelado?

Antes de passarmos para as principais causas da sensibilidade, é importante saber porque acontece o dente sensível gelado. Como falamos anteriormente, a principal causa é por conta da exposição da dentina. Ela é um tecido que forma grande parte da camada interna do dente, que não deve ficar exposta para estímulos externos.

Geralmente, ela é protegida por uma camada de esmalte natural dos dentes. Quando essa parte fica desgastada ou danificada, a dentina fica exposta. Com isso, todo tipo de estímulos térmicos acabam atingindo a polpa nervosa do dente. Por isso, ocorre a sensibilidade no dente com gelado.

7 causas que deixam o dente sensível gelado

Mas, como a dentina pode ficar exposta? Existem alguns problemas que podem levar ao desgaste do esmalte natural, que a deixam desprotegida. Separamos as sete principais causas para a sensibilidade nos dentes com estímulos térmicos. São algumas condições que podem ser resolvidas facilmente. Veja!

Cáries

A cárie é uma das principais responsáveis pela sensibilidade. Ela é causada pela proliferação de bactérias presentes na placa dental, que produzem ácidos que corroem o esmalte natural do dente. Ela pode alcançar a dentina, deixando a região dental mais sensível a qualquer tipo de estímulo térmico.

Inflamações na gengiva

A gengivite é uma das inflamações na gengiva que mais deixam os dentes sensíveis. Ela ocorre pelo acúmulo de placa bacteriana na região, levando a irritação e inflamação. Quando ela não é tratada, pode causar uma grave recessão da gengiva. Isso deixa a raiz do dente exposta, aumentando a sensibilidade.

Polpa do dente mais volumosa

Outra causa para a sensibilidade à água gelada nos dentes é a polpa volumosa, que é mais comum em pessoas mais jovens. Essa região comporta os nervos e vasos sanguíneos do interior do dente. Quando ocorre uma variação de temperatura, essas pessoas sofrem com maior sensibilidade e incômodo na região.

Clareamento nos dentes

É muito comum sentir sensibilidade pós clareamento dental. Por ser um procedimento que impacta diretamente todos os dentes, é normal que você sinta algum tipo de desconforto ou sensibilidade. Por isso, é importante evitar consumir bebidas e alimentos muito gelados ou quentes.

Recessão gengival

Algumas doenças podem levar a retração gengival, que deixa a raiz dos dentes expostas. Anteriormente, vimos que a gengivite não tratada pode levar a essa condição. Com esse recuo da gengiva, a parte interior do dente fica desprotegida de todo estímulo externo. Isso leva a uma grande sensibilidade na região.

Esmalte do dente gasto

Se o seu dente dói com água gelada, é provável que seja algum tipo de problema no esmalte do dente. Essa parte é fundamental para proteger a raiz dental, servindo como um escudo contra quaisquer estímulos. Quando se desgasta, é normal que a pessoa sinta mais sensibilidade na região.

Infecção no dente

Uma infecção no dente pode causar dor, levando a maior sensibilidade. Inclusive, essa condição no contato com estímulos térmicos pode ser um aviso de que algo não está indo bem. Você também consegue notar infecções pelo aspecto avermelhado da gengiva, assim como inchaço e dor na região atingida.

Que tratamentos podem ser feitos para diminuir essa sensibilidade?

Agora que já sabemos as causas que deixam os dentes sensíveis à estímulos gelados, é hora de saber alguns truques de como tratar essa condição. Os tratamentos podem variar de acordo com as causas. Porém, todas elas ajudam a evitar aquela sensação de dente doendo ao tomar água.

Um dos principais tratamentos é com a aplicação de flúor, que atua no esmalte do dente gasto. O produto vai restaurar essa camada de proteção, reduzindo a sensibilidade na região. Outra opção é o uso de agentes dessensibilizantes, que vão bloquear os túbulos da dentina que estão expostos.

Já no seu dia-a-dia, é importante manter uma higienização adequada dos dentes. A indicação é utilizar escova de dente com cerdas macias, e evitar a escovação agressiva. Também use um creme dental para sensibilidade. Esse produto foi desenvolvido para proteger os seus dentes da sensibilidade.

Para reduzir a sensibilidade no dente após estímulo gelado, utilize o creme dental Colgate Sensitive Pro Alívio.

 

Dúvidas frequentes sobre dente sensível gelado:

Se o dente estiver rachado, a sensibilidade ao gelado pode aumentar?

Sim, a sensibilidade dental aumenta quando seus dentes estão danificados ou trincados. Dependendo da extensão da lesão, pode ser que a parte interna esteja exposta. Isso leva a um aumento no quadro de sensibilidade. Inclusive, beber algo gelado pode ajudar a identificar algum problema na região.

Quais alimentos podem piorar o quadro de sensibilidade ao gelado?

Alguns alimentos e bebidas aumentam deixam o dente sensível gelado. Os líquidos ácidos são um dos principais causadores desse incômodo, como refrigerantes e bebidas alcoólicas. A ingestão de doces também pode deixar os dentes sensíveis, por contribuir para o aparecimento de cáries.

O refluxo esofágico pode contribuir para sensibilidade do dente ao gelado?

O refluxo pode piorar a sensibilidade no dente com gelado. Isso ocorre por conta do retorno involuntário do líquido do estômago para o esôfago. Essa substância é altamente ácida, e pode danificar a camada de proteção dos dentes, deixando-os mais sensíveis.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.