Você sabia que a pasta de dente com peróxido de hidrogênio tem esse agente de clareamento dental justamente para ajudar a deixar seus dentes mais brancos e bonitos?
E se você quer ter um 😁 sorriso naturalmente mais branco 😁 de volta usando produtos à venda na internet, farmácias e supermercados, então este texto é para você.
Aqui, você vai saber:
o que é esse tal do peróxido de hidrogênio;
para que serve;
a relação com o cuidado da gengiva;
como ajuda no clareamento dental;
e os cuidados.
Sem mais delongas, vamos ao que interessa!
O que é peróxido de hidrogênio?
O peróxido de hidrogênio é uma substância química formada por 2 átomos de hidrogênio e 2 átomos de oxigênio, com uma fórmula descrita como H2O2.
Por suas propriedades, o peróxido de hidrogênio tem uma longa história como agente clareador em diferentes produtos, a exemplo dos que são vendidos para clarear o cabelo.
E esse poder se estende aos cremes dentais clareadores. Isso porque o peróxido de hidrogênio, agindo de dentro para fora no dente, remove suavemente manchas mais profundas, como as de vinho e café.
É uma ação diferente das que as pastas de dente branqueadoras entregam. Afinal, esses produtos ajudam a remover manchas superficiais no esmalte do dente, uma vez que a sua atuação é mecânica (pela abrasividade da sílica usada na fórmula, por exemplo) e não química (pela ação interna do peróxido de hidrogênio).
E para que serve a pasta de dente com peróxido de hidrogênio?
Como você já viu, o peróxido de hidrogênio é um forte aliado no combate às manchas nos dentes. E como a pesquisa e o desenvolvimento nos últimos anos permitiu que seja usado em pastas de dente, essa substância se destaca por:
ajudar a prevenir manchas nos dentes;
ser uma opção em casa para você “combater” a pigmentação nos seus dentes;
te dar a possibilidade de fazer também em casa a manutenção do clareamento no consultório.
E como o peróxido de hidrogênio ganhou fama por ser tão bom em clarear os dentes, ele é usado em concentrações diferentes, dependendo de como será aplicado.
Por exemplo: o clareamento dental no consultório é feito com produtos cuja concentração de peróxido de hidrogênio é mais alta do que a que você encontra na pasta de dente para clareamento.
Isso não quer dizer que um funcione mais ou menos do que o outro. Apenas que, por serem usos diferentes de acordo com momentos e condições diferentes, a quantidade de peróxido é dosada para que você não tenha problemas, em vez de um sorriso mais branco.
Ok, mas o peróxido de hidrogênio é seguro?
Como toda substância, o peróxido de hidrogênio requer cuidado. Ou seja, é preciso seguir as instruções de uso e orientações do(a) dentista.
Aliás, você já faz isso com qualquer outro produto, certo? Por que não faria com produtos para clareamento dental?
E não tem problema, por exemplo, se em algum momento você engolir um pouco da espuma de uma pasta de dente com essa substância - embora o ideal é não fazê-lo, assim como com qualquer outra pasta.
O fato é: usando como manda a embalagem e com a orientação do(a) dentista, você tem tudo para ter um sorriso mais branco.
A importância do peróxido de hidrogênio para a gengiva
Sabia que o peróxido de hidrogênio também ajuda a manter a sua saúde bucal e da gengiva?
Uma matéria da revista RDH, por exemplo, mostra que os dentistas já usam o peróxido de hidrogênio no tratamento de doenças da gengiva desde 1913. Isso mesmo: desde o início do século passado.
E tem mais: eles incluem a substância em tratamentos também para combater a placa bacteriana nos dentes.
Como o peróxido ajuda a eliminar as bactérias
Esse combate às bactérias, que podem causar a cárie, por exemplo, acontece de duas maneiras:
libera oxigênio: talvez você já tenha notado que a água oxigenada produz bolhas porque libera o gás oxigênio. E ele pode ajudar a eliminar os patógenos de doenças gengivais porque o oxigênio dificulta a sobrevivência das bactérias anaeróbicas (que têm dificuldade de viver junto com o oxigênio).
enfraquece o biofilme: esse é o nome mais técnico dado à placa bacteriana - que nada mais é do que a microcolônia de bactérias que se forma nos dentes. E o peróxido de hidrogênio ajuda a romper a barreira viscosa que protege o biofilme.
O peróxido de hidrogênio no clareamento dental
Além do peróxido de hidrogênio para limpeza dos dentes, a substância também é muito eficaz para o clareamento dental, como você já viu acima.
Nesse caso, funciona da seguinte forma:
quando o peróxido entra na sua boca;
e reage com as manchas no dente, liberando uma forma reativa de oxigênio;
isso, por sua vez, reduz as moléculas de pigmento no esmalte e em partes mais internas do dente, resultando em um efeito de clareamento.
Por isso, o resultado esperado quando você faz um clareamento dental de consultório ou usa uma pasta de dente para clareamento é ter um sorriso mais branco.
Cuidados no tratamento com peróxido de hidrogênio
Usar pasta de dente com peróxido de hidrogênio é seguro, sempre quando você segue as instruções de uso e orientações do(a) dentista.
Embora o peróxido de hidrogênio seja comum em pastas vendidas sem receita, converse com o(a) dentista antes de começar a usar regularmente.
Isso porque o(a) dentista recomendará o produto mais adequado para você, de acordo com a condição da sua saúde bucal, além das suas expectativas de clareamento.
Com certeza, o creme dental Colgate Luminous White Glow e a caneta dental clareadora estarão na lista de produtos recomendados.
Na fórmula, esses dois produtos inovadores levam o peróxido de hidrogênio. Com ele, seu sorriso fica naturalmente mais branco, e o melhor, em poucas semanas de uso.
Experimente dois produtos clinicamente comprovados e seguros para o esmalte dos seus dentes. É hora de contar com a tecnologia mais poderosa da Colgate!
Dúvidas frequentes sobre pasta de dente com peróxido de hidrogênio
Quais pastas de dente têm peróxido de oxigênio?
Um bom exemplo é a pasta de dente Colgate Luminous White Advanced Expert, que age no interior dos dentes ao remover manchas, proporcionando um sorriso mais bonito e resultados que duram por muito mais tempo.
Como usar peróxido de hidrogênio para clarear os dentes?
Quando entra em contato com saliva e os fluídos do interior do dente, o peróxido de hidrogênio se degrada em água e oxigênio.
Esse efeito é o que ajuda a clarear os dentes, trazendo resultados mais rápidos e eficazes.
Quanto tempo leva para clarear os dentes com pasta de dente?
O uso contínuo do creme dental com efeito clareador, junto aos cuidados necessários como boa higiene bucal e visitas frequentes ao dentista ajuda a trazer resultados mais rápidos, em poucas semanas de tratamento.
Esse tipo de pasta pode ser usada para clareamento dental?
Sim, pasta de dente com peróxido de hidrogênio contribui para tratamentos de clareamento nos dentes. É o caso da linha Colgate Luminous White Lovers Café e Vinho & Tabaco, criada justamente para ajudar na remoção de manchas difíceis dos dentes de café, vinho e tabaco.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.