Mulher com dentes brancos escovando os dentes
Badge field

Creme dental branqueador: com peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida?

Você já pensou em potencializar ou ter de volta o seu sorriso branco e brilhante? Com a variedade de opções de creme dental branqueador nas prateleiras, esse não é um sonho difícil de realizar. Por isso, vamos te ajudar a entender melhor as opções de pastas de dente branqueadoras. Ou seja, vamos explicar quais ingredientes procurar nas embalagens, como eles funcionam e quais podem ser os efeitos nos seus dentes.

Ingredientes comuns no creme dental branqueador

  • Peróxido de hidrogênio

    O peróxido de hidrogênio tem uma longa história como agente clareador em diferentes produtos, como os que são vendidos para clarear o cabelo. Quando usado em cremes dentais branqueadores, o peróxido de hidrogênio remove suavemente manchas comuns de alimentos no esmalte, motivo pelo qual faz a diferença no sorriso quando você usa produtos de qualidade reconhecida.

    Mas como o peróxido de hidrogênio age? O peróxido de hidrogênio "limpa" as manchas de dentro para fora, ao contrário dos cremes dentais que utilizam sílica com alto poder de limpeza. Por isso, eles removem apenas manchas superficiais da camada externa dos dentes.

    Como o peróxido de hidrogênio é tão bom em clarear os dentes, concentrações mais altas podem acelerar o processo de branqueamento. Mas, por razões de segurança, as porcentagens mais elevadas do peróxido de hidrogênio são usadas apenas nos procedimentos de clareamento no consultório, sob o controle do(a) dentista. Isso porque durante esses procedimentos profissionais, o nível de peróxido de hidrogênio pode variar de 25% a 40%, o que é muito maior do que a quantidade considerada segura em casa.
  • Peróxido de carbamida

    Utilizado tanto em produtos branqueadores de venda livre como em remédios de uso caseiro do seu dentista, o peróxido de carbamida à base de água decompõe-se em dois componentes:

    • Peróxido de hidrogênio
    • E ureia.
    Depois dessa divisão, o peróxido de hidrogênio é o que clareia os dentes. Um produto de clareamento que contém 10% de peróxido de carbamida normalmente se decompõe em 3,5% de peróxido de hidrogênio, dependendo da concentração.

Mas se você não tiver certeza de qual ingrediente de creme dental branqueador é o melhor, converse com o(a) dentista antes de tomar uma decisão, combinado? Ele(a) pode te ajudar a encontrar a melhor opção para você obter os resultados que está esperando.

Por que usar creme dental branqueador?

Algumas manchas nos dentes não reagem ao branqueamento das pastas de dentes porque se tornam parte da estrutura interna do dente. No entanto, se você usar esses produtos, muitas outras manchas, podem sim diminuir, dependendo da origem das manchas e de quanto tempo elas estão no seu dente.

Ao contrário das pastas de dente branqueadoras, os outros produtos que o dentista pode indicar para você usar em casa, como as tiras ou os géis clareadores, não são desenvolvidos para remover a placa bacteriana e manter os dentes limpos. Esses itens contêm apenas ingredientes clareadores e não protegem os dentes contra cárie, por exemplo. Já os cremes dentais são especialmente formulados para limpar e proteger os dentes enquanto também trabalham para remover manchas.

O creme dental branqueador é seguro?

Segundo a FDA (Food and Drug Administration, agência dos Estados Unidos que faz o controle dos alimentos e medicamentos), de acordo com um artigo publicado pela UNESP, o peróxido de carbamida a 10% é reconhecido como um elemento seguro e eficaz para o clareamento dental. O peróxido de hidrogênio também tem seu crédito. Mas isso não quer dizer que não haja um porém. O efeito colateral mais comum no uso de peróxido de hidrogênio, por exemplo, pode ser a sensibilidade dos dentes. Por isso, sempre leia o rótulo do fabricante para estar ciente de quaisquer riscos e ligue para o(a) dentista se sentir algum efeito colateral.

Tem idade mínima para usar pasta de dente branqueadora? De acordo com a Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), o clareamento dental não é recomendado para adolescentes menores de 16 anos. Isso porque, até essa idade, os dentes têm uma maior porosidade e imaturidade do esmalte dental — o que os deixa mais sujeitos à hipersensibilidade dentária.

Mas não importa a sua idade. Sempre pergunte ao dentista antes de usar um creme dental branqueador. Só assim você seguirá os passos certos para seus dentes ficarem brancos, limpos e protegidos.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.