Odontalgia é uma área de estudos da odontologia que é focada em dor de dente, a qual pode ter diferentes causas como:
Cárie.
Escovação com excesso de força.
Má higiene bucal.
Dentre outras.
Importante ressaltar que uma dor de dente insuportável não deve ser ignorada, pois pode estar relacionada a fatores externos à estrutura dentária.
Como a dor de dente pode ter diferentes causas, há diferentes tipos de odontalgia, nome técnico para a dor sentida nos dentes, podendo ser:
Esse tipo de odontalgia está relacionada a uma dor de dente recente, relacionada a uma causa pontual, como um dente rachado ou quebrado.
A odontalgia atípica leva esse nome devido a sua característica de ser uma dor de dente de difícil detecção da causa, necessitando de avaliação de um(a) dentista para compreender o quadro e identificar o que está ocasionando a dor contínua.
O tratamento adequado para odontalgia vai depender do diagnóstico do(a) dentista.
Portanto, caso seja uma dor de dente com origem em cárie ou doenças que afetam a gengiva, fica a cargo do(a) dentista realizar o tratamento, como limpeza dentária.
Nos casos em que a dor de dente está relacionada a outras complicações do organismo, como sinusite, é necessário se consultar com um(a) médico(a) especialista para que um tratamento com medicamentos seja iniciado.
A higiene bucal é um dos cuidados preventivos que mais podem auxiliar a evitar a odontalgia.
Os produtos da Colgate PerioGard: escova de dentes, creme dental e enxaguante bucal podem ajudar a melhorar os cuidados diários com a higiene bucal, promovendo uma camada extra de proteção contra a formação de placa bacteriana.
As consultas regulares ao(à) dentista também são importantes e devem ser frequentes não somente quando um problema que afeta a saúde bucal surge, mas também como acompanhamento e prevenção para evitar que doenças surjam.
Agora que você já compreendeu um pouco mais sobre o conceito de odontalgia, conheça o creme dental Colgate Sensitive Pro-Alívio, eficaz no combate a sensibilidade e dor nos dentes.
Essa condição afeta os nervos dos dentes, apresentando um quadro de dores intensas e incômodo em decorrência dessas dores.
Medicamentos como dipirona e paracetamol podem ajudar a eliminar a dor de dente na maioria dos casos, porém tratará apenas o sintoma e não a causa da dor. Mas lembre-se sempre de seguir a recomendação do seu dentista!
A dor de pulpite é sentida nos dentes, pode surgir a partir de estímulos como a mastigação e pode ser uma dor intensa.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para aproveitar ao máximo sua rotina de cuidados dentais.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para aproveitar ao máximo sua rotina de cuidados dentais.