A sua escova de dente é um terreno fértil para a proliferação de germes? As cerdas das escovas dentais são cobertas de água, creme dental, restos de alimentos e bactérias duas vezes ao dia e, caso você tenha contraído um resfriado ou uma gripe recentemente, elas ainda podem abrigar algum vírus. Desinfetar as cerdas de uma escova de dente depois de uma doença faz com que elas permaneçam limpas e frescas, e pode ajudar a prevenir que outros membros da sua família entrem em contato com os germes.
Dicas sobre como desinfetar a escova de dente
Cuidados com a escova dental
Para manter sua escova de dente em ótimo estado, você deve limpá-la depois de cada uso. Como a Associação Americana de Odontologia (ADA) explica, microrganismos de nossas bocas e do ambiente crescem nas escovas dentais após o uso das mesmas. Embora não haja consenso sobre os problemas que esses microrganismos podem causar à saúde, a ADA recomenda que o creme dental e os restos de comida sejam removidos das escovas dentais depois da escovação, enxaguando completamente as cerdas com água limpa. Uma vez limpa, posicione a escova dental com a extremidade do cabo para baixo, certificando-se que ela não esteja encostando em outras escovas dentais para permitir que ela seja seca pelo ar. Não cubra as cerdas das escovas dentais para que elas possam secar corretamente e não compartilhe a sua escova. Você também deve substituir a sua escova dental a cada três ou quatro meses, ou antes, caso as cerdas estejam esgarçadas ou desgastadas.
Como desinfetar as cerdas da escova de dente
Esforçar-se para desinfetar a cabeça de sua escova dental depois de se recuperar de uma doença respiratória pode ajudá-lo a evitar o retorno de uma gripe ou resfriado, ou que os mesmos acabem por contagiar membros da sua família. Dimensions of Dental Hygiene lista uma variedade de opções para desinfetar escovas dentais que podem estar contaminadas com germes de gripe:
- Submerja e agite as cerdas em um enxaguante bucal antibacteriano durante 30 segundos.
- Dissolva duas colheres de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água e mergulhe a escova de dente na solução.
- Dilua uma colher de chá de água oxigenada a 3% em uma xícara de água e agite a escova dental na solução antes de levá-la à boca.
- Uma vez por semana, mergulhe as cerdas no vinagre deixando-as assim durante uma noite.
- Dissolva uma pastilha de limpeza de próteses seguindo as instruções no rótulo e mergulhe as cerdas da escova dental na solução.
Não mergulhe a sua escova dental em um enxaguante bucal por mais de 15 minutos e não reutilize o enxaguante depois de usá-lo para a limpeza. Também não é recomendado colocar a escova dental no microondas ou na máquina de lavar louça. Aquecer o plástico da escova de dente pode danificar sua borda.
Depois de uma gripe, você pode optar por jogar fora a sua escova dental e comprar uma outra, no entanto isso provavelmente não é necessário. Se os germes provenientes da gripe ou do resfriado permanecerem em sua escova, você pode eliminá-los desinfetando as cerdas. Isso requer menos de um minuto de esforço, deixando a sua escova de dente fresca e limpa.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.