Se sua língua apresenta uma área plana anormalmente lisa de coloração rosa-escuro ou vermelha, você pode estar com uma doença chamada glossite romboide mediana (GRM). O nome pode parecer grave, mas a menos que você tenha outras infecções fúngicas associadas, provavelmente não precisará de tratamento. Vamos explicar as possíveis causas da GRM e as ocasiões em que você deve buscar diagnóstico e tratamento para garantir sua saúde bucal e cuidar do seu sorriso.
Glossite romboide mediana: ocorrência, sintomas e tratamento
O que é glossite romboide mediana (GRM)?
Você acha que glossite romboide mediana é um nome complicado de lembrar? Tente acrescentar seus outros nomes à mistura: atrofia papilar central e atrofia papilar central da língua. Mas não se preocupe. Neste artigo, vamos continuar a chamá-la de GRM.
De acordo com a Academia Americana de Medicina Oral, a GRM ocorre com mais frequência em homens de 30 a 50 anos. Entretanto, qualquer pessoa pode ter a doença e cerca de 1% de toda a população é afetada por ela. A GRM é uma área lisa e de coloração rosa-escuro ou vermelha perto da parte de trás da língua. A língua fica com essa aparência quando perde papilas filiformes, pequenas saliências formadas por células da mucosa que compõem a superfície da língua. As papilas filiformes são as únicas papilas que não têm botões gustativos, portanto o problema não deve afetar o paladar. A aparência que esse quadro assume é geralmente abstrata e assimétrica.
Quais são os sintomas da glossite romboide mediana?
A glossite romboide mediana costuma ser assintomática, o que significa que você pode não percebê-la antes que ela seja diagnosticada por um dentista durante uma avaliação de rotina. A GRM não é contagiosa e raramente está associada a dor ou sensibilidade. No entanto, algumas pessoas sentem uma sensação de ardor ao comer.
Quais são as causas e os fatores de risco da glossite romboide mediana?
De acordo com uma revisão publicada pela revista Journal of Patient-Centered Research and Reviews, cerca de 100 espécies de fungos identificadas podem ser encontradas na boca humana. A maioria delas não causa problemas, a menos que haja algum desequilíbrio.
Acredita-se que a GRM seja causada por uma infecção fúngica crônica relacionada aos microrganismos do gênero Candida. Os fungos do gênero Candida vivem na boca e no sistema digestório da maioria das pessoas saudáveis em baixa quantidade, mas podem causar infecções fúngicas quando se multiplicam.
De acordo com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), a GRM ocorre com mais frequência nos seguintes tipos de pacientes:
- Pessoas com diabetes ou com outro tipo de doença autoimune.
- Fumantes.
- Pessoas que fazem tratamento com antibióticos, corticosteroides ou quimioterápicos.
- Usuários de próteses dentárias, especialmente aqueles que não retiram a prótese antes de dormir.
- Pessoas com boca seca.
- Pessoas com baixos níveis de ferro, vitamina B12 ou folato.
- Pessoas que têm uma alimentação com alto teor de açúcar.
Como a glossite romboide mediana é tratada?
Como a GRM não costuma apresentar sintomas e dor, geralmente não há um tratamento recomendado para ela. O médico pode recomendar mudanças no estilo de vida para se livrar de fatores de risco, como:
- Parar de fumar
- Retirar a dentadura antes de dormir
- Tomar suplementos de vitaminas ou minerais
- Reduzir a ingestão de açúcar
- Beber mais água e tomar outras medidas para melhorar a boca seca
De acordo com um estudo citado na revista da Associação Americana de Odontologia, mais de 500 medicamentos causam boca seca. Se você toma algum medicamento que causa boca seca, o dentista pode recomendar alternativas que terão menos impacto na sua saúde bucal.
O médico pode recomendar uma cultura ou biópsia para determinar se é necessário medicação. Se ele notar qualquer infecção fúngica agressiva associada à GRM, pode recomendar um enxaguante bucal ou comprimido antifúngico para eliminar os microrganismos e reduzir os sintomas.
A prática de bons hábitos de higiene bucal é sempre recomendada e pode ajudar a reduzir o risco de crescimento de microrganismos adicionais na boca. Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia, e não se esqueça de escovar a língua. Limpe entre os dentes com escovas interdentais ou irrigador dental pelo menos uma vez ao dia. Experimente usar outros produtos úteis, como um enxaguante bucal antimicrobiano e um raspador de língua. E consulte o dentista para fazer avaliações regulares para que qualquer problema possa ser identificado logo no início.
Se você notar qualquer mudança fora do normal na sua saúde bucal, é sempre uma boa ideia consultar o dentista para manter-se seguro e garantir que essa alteração não se transforme em nada mais grave. Quando você colabora com o dentista, está em melhor condição de manter um nível de saúde bucal digno de um sorriso.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.