Uma mãe ensinando o bebê a escovar os dentes

Os primeiros dentes do bebê: é preciso usar pasta de dentes?

O primeiro dentinho do seu bebê: tão adorável, tão perfeito. Ao entender que é sua responsabilidade manter os dentes do seu filho o mais perfeitos possível, você pode se perguntar:

Quando devo começar a escovar os dentes do meu bebê com pasta de dentes?

Não hesite em iniciar o atendimento odontológico o mais rápido possível. Isso preparará o seu filho a adotar práticas odontológicas saudáveis no futuro. Mas comece com cuidado. Vamos explicar tudo sobre pasta de dentes para bebês e dar outras dicas para manter os dentes do seu pequeno em perfeitas condições.

A primeira "pasta de dentes do bebê: Água

Inicie a prática de bons hábitos de saúde bucal nas gengivas do seu filho mesmo antes do nascimento dos primeiros dentes. Não use ainda pasta ou escova de dentes – apenas água limpa e um pedaço de gaze limpa e macia para "escovar" e eliminar as bactérias. Basta seguir estes passos fáceis:

  1. Enrole a gaze em volta do dedo indicador e mergulhe-a na água.
  2. Passe delicadamente a gaze ao longo das gengivas do bebê pelo menos uma vez por dia para remover as bactérias.

Se seu bebê começar a comer alimentos sólidos ainda sem dentes, repita o procedimento de dedo com gaze e água após cada refeição.

Dicas de fluoreto e pasta de dentes para bebês

Ao iniciar a escovação dos dentes de seus filhos fazendo uso de uma pasta de dentes com fluoreto, você deve tomar os cuidados necessários contra a fluorose dentária. Essa condição se desenvolve quando uma criança ingere quantidades excessivas de fluoreto antes do surgimento de seus dentes permanentes. Entre seus efeitos, a fluorose dentária costuma provocar a descoloração e aparição de linhas brancas no esmalte dos dentes.

Todos sabemos que o fluoreto é essencial na prevenção da cárie dentária, que pode começar cedo. Então, como prevenir a fluorose e ainda assim oferecer ao seu bebê uma pasta de dentes que seja boa e adequada para ele? Aqui estão algumas dicas:

Não exagere na quantidade: Vale a pena reforçar que, ao escovar os dentes do bebê, use uma pequena quantidade pasta de dentes com fluoreto – do tamanho de um grão de arroz.

Use um produto adequado à idade: Certifique-se de que a pasta de dentes do seu bebê não contém corantes artificiais, conservantes ou lauril sulfato de sódio.

Evite sabores fortes: A maioria das crianças pequenas não gosta de sabores fortes — a pasta de dentes com menta refrescante que você talvez você aprecie, pode ser horrível para seu filho. Experimente o sabor da pasta de dentes do seu filho antes de colocá-la na sua boca.

Use o poder da água: Naturalmente, seu bebê não pode enxaguar a boca ou cuspir a pasta de dentes. Portanto, após a escovação, dê ao seu bebê uma mamadeira ou um copo d'água com canudinho.

Valorize as lembranças

Escovar os dentes é um marco! Tire fotos e faça vídeos em todas as etapas da manutenção do lindo sorrisinho do seu filho: desde "a escovação " das gengivas do bebê com gaze e água até o uso de uma escova de dente para bebês e pasta de dentes com fluoreto. E então, a partir dos três anos de idade, você pode fazer registros quando o seu filho escovar os próprios dentes!

Ao cuidar da boca do seu bebê desde o primeiro dia, você irá prepará-lo para uma vida inteira de bons hábitos de saúde dental. E ao aprender a melhor maneira de limpar as gengivas do seu bebê e os primeiros dentinhos, seus filhos agradecerão no futuro – especialmente tiverem uma vida livre de cáries!

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.