Criança recebe medicamento com flúor na boca por um dentista
Badge field

Verniz fluoretado e crianças pequenas | Colgate® Cuidado Bucal

Published date field

 

Um relatório de 26 de abril do Instituto Alemão de Qualidade e Eficiência em Cuidados de Saúde concluiu que o uso regular de verniz fluoretado pode prevenir cárie nos dentes decíduos (dentes de leite).

Os pesquisadores estudaram os resultados de 15 ensaios clínicos randomizados em que 5.002 crianças foram tratadas com verniz fluoretado, enquanto 4.705 crianças não receberam tal tratamento. Crianças até a idade de 6 anos, com ou sem cárie nos dentes decíduos, foram incluídas no estudo. O período de observação de acompanhamento foi de dois a três anos.

É evidente a vantagem do verniz fluoretado: lesões de cárie nos dentes decíduos são menos comuns após a aplicação do verniz fluoretado do que sem ele. Além disso, esse tratamento evitou completamente a cárie em uma criança a cada 10 e reduziu a progressão da cárie nas outras crianças.

Não fazia diferença para o benefício do verniz fluoretado se as crianças já tinham cárie ou se seus dentes estavam completamente intactos.

O instituto conduziu o estudo porque enquanto a cárie em adultos e adolescentes estava diminuindo, estudos em crianças com menos de 3 anos mostraram que a cárie nessa faixa etária quase não diminuiu. Em média, cerca de 14% de todas as crianças de 3 anos na Alemanha teve cárie.

O verniz fluoretado auxilia efetivamente na remineralização da superfície dentária e previne o desenvolvimento e progressão das lesões de cárie. O uso do verniz fluoretado apresenta vantagens principalmente para crianças pequenas, pois endurece rapidamente.

Bactérias na placa dentária, alimentos e bebidas açucarados e a falta de higiene bucal causam cárie, afirmou o instituto. As crianças são especialmente propensas a ter cárie porque o esmalte dos dentes de leite é mais sensível do que o esmalte dos dentes permanentes. Os dentes permanentes também são sensíveis no início. Quando eles rompem, o esmalte ainda não está totalmente endurecido, tornando-os suscetíveis a cárie.

Devido à falta de dados conclusivos, não está claro, disse o instituto, se a aplicação de fluoreto também tem vantagens em relação a outros resultados relevantes para o paciente, como preservação do dente, dor de dente ou abscessos dentais.

O estudo está disponível em https://www.iqwig.de/en/press/press-releases/fluoride-varnish-in-the-primary-dentition-can-prevent-caries.8921.html.

Para obter mais informações sobre cárie em crianças, visite o site do consumidor da American Dental Association, MouthHealthy.org.

© 2018 American Dental Association. Todos os direitos reservados. A reprodução ou republicação é estritamente proibida sem a autorização prévia por escrito da American Dental Association.

 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.