Visão aproximada da língua

Língua saburrosa: sintomas, causas e tratamento

Se você se olhou no espelho e notou uma camada branca na língua, você está no lugar certo. Alguns detalhes sobre esse sintoma podem surpreendê-lo. Chegamos a uma conclusão sobre o que faz com que a língua adquira esse aspecto, qual pode ser a causa subjacente e o que você pode fazer a respeito.

Quando procurar um médico em caso de língua saburrosa

A língua saburrosa (também conhecida como língua branca) é um sintoma que faz com que a língua pareça ter uma cobertura branca. Isso ocorre geralmente quando bactérias, alimentos e outras células mortas se acumulam na língua entre as papilas (as saliências na superfície da língua que dão a ela sua textura característica).

A língua saburrosa ocorre quando as papilas da língua são elevadas ou estão inchadas, aumentando a área de superfície e permitindo o acúmulo de resíduos. Você pode notar que toda a língua ou apenas algumas áreas estão cobertas. Você também pode sentir um gosto desagradável na boca.

A língua saburrosa pode ser benigna (inofensiva) e decorrente do seu estilo de vida, podendo desaparecer com cuidados bucais adequados, ou pode ser o sintoma de um problema de saúde grave. Discutiremos as possibilidades com mais detalhes a seguir.

Causas da língua saburrosa

A língua saburrosa ou branca não se refere a uma doença subjacente, mas é um sintoma produzido por muitas causas potenciais. Não importa a causa da língua saburrosa, cuidados dentários inadequados e má alimentação pioram os sintomas e aumentam a probabilidade de desenvolver outros problemas dentários no futuro.

De acordo com a Cleveland Clinic, os fatores de risco que podem aumentar a probabilidade de desenvolver língua saburrosa são:

  • Higiene oral inadequada
  • Medicamentos, incluindo antibióticos
  • Bebidas alcoólicas, cigarro, produtos de tabaco e drogas ilícitas
  • Doenças crônicas, como hipotireoidismo, diabetes e sífilis
  • Problemas de saúde bucal, como leucoplasia, líquen plano oral, língua geográfica e candidíase oral
  • Sistema imunológico debilitado
  • Trauma na boca
  • Piercings de língua e lábios
  • Tratamento para o câncer
  • Desidratação e boca seca (também conhecida como xerostomia)

Prevenção e tratamento da língua saburrosa

Como a língua saburrosa ou branca está associada a uma série de problemas de saúde, pode ser difícil diagnosticar o problema com precisão. O tratamento adequado da língua branca para cada caso dependerá da gravidade e da causa subjacente.

Seja qual for a causa subjacente da língua saburrosa, há algumas medidas eficazes que você pode tomar para ajudar a preveni-la ou tratá-la. Às vezes, esse sintoma pode se resolver espontaneamente se você mantiver cuidados dentais adequados e uma alimentação saudável e equilibrada. De acordo com a Cleveland Clinic, se esse sintoma não desaparecer após algumas semanas, você deve consultar um médico ou dentista.

Algumas medidas que você pode tomar para tratar ou prevenir a língua saburrosa são:

  • Escovar cuidadosamente os dentes duas vezes ao dia com uma escova dental de cerdas macias (durante dois minutos em cada escovação!) usando um creme dental fluoretado.
  • Limpar cuidadosamente entre os dentes uma vez por dia usando fio dental ou um produto de limpeza ou escova interdental.
  • Fazer bochechos depois da escovação ou das refeições com um enxaguante bucal antisséptico.
  • Experimentar um raspador de língua para ajudar a remover a placa acumulada na superfície da língua. É importante utilizá-lo com um movimento suave.
  • Se sentir a boca seca ou estiver desidratado, beber mais água e mascar chiclete sem açúcar para estimular a produção de saliva.
  • Evitar o uso de cigarros, produtos de tabaco e drogas ilícitas.
  • Ter uma alimentação saudável e equilibrada e restringir o consumo de alimentos e bebidas açucarados e ácidos.
  • Agendar consultas regulares com o dentista a cada seis meses, pelo menos.

Recomendamos uma conversa com o médico ou dentista para um parecer especializado, principalmente porque a língua saburrosa pode indicar outros problemas de saúde que se beneficiariam de sua atenção. Agora você possui um fantástico conhecimento sobre o que exatamente é a língua saburrosa, com o que ela está associada e como o poder fazer algo a respeito está em suas mãos.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.