Você sabia que nem todos os tratamentos de clareamento contribuem necessariamente para a saúde dental? O mau uso de produtos, por exemplo, pode prejudicar mais do que ajudar. Por isso, se o seu objetivo é ter dentes bonitos, considere uma opção profissional de clareamento dental, como a microabrasão de esmalte.
O que é a microabrasão de esmalte?
O que é a microabrasão de esmalte?
A microabrasão de esmalte é um tratamento permanente de odontologia estética que remove descolorações da superfície do dente. Manchas amarelas e marrons superficiais no dente, por exemplo, são geralmente sinais de descalcificação causados pela hipoplasia de esmalte, amelogênese imperfeita e fluorose. E a microabrasão costuma ser realizada justamente para minimizar a aparência dessas manchas nos dentes, incluindo defeitos de esmalte durante o desenvolvimento do dente ou por fluorose (excesso de flúor).
A microabrasão do esmalte é saudável?
Ela pode ser melhor para os dentes do que outros métodos de clareamento, pois o procedimento não requer produtos químicos. Este tratamento não invasivo remove apenas microcamadas de esmalte para garantir o máximo de proteção. Os efeitos de clareamento da microabrasão de esmalte são eficazes e duradouros, e o(a) dentista pode determinar se esse tratamento é adequado para você.
Antes do tratamento Como dito antes, a microabrasão de esmalte clareia as manchas com ferramentas odontológicas mecânicas em vez de produtos químicos. Aliás, segundo a BVS Atenção Primária em Saúde, a fluorose dentária pode ser identificada pela presença de estriações brancas, difusas, opacas e bilaterais no esmalte, podendo inclusive resultar em manchas ou no efeito "escavado". Por isso, caso tenha manchas brancas mineralizadas e irregularidades na superfície dos dentes, fale com o(a) dentista para ver se a microabrasão de esmalte é o tratamento correto para você.
Depois do tratamento Quem faz microabrasão de esmalte pode sentir os dentes mais lisos, o que ajuda a reduzir a colonização bacteriana, diminuindo potencialmente o risco de cárie dentária.
Mas o que acontece nesse tratamento?
O tratamento da microabrasão de esmalte costuma ser rápido e indolor, embora você possa sentir alguma sensibilidade dentinária nas primeiras 24 horas. Seu dentista provavelmente usará um dispositivo mecânico rotativo para provocar o atrito nos dentes, em vez de branqueá-los com produtos químicos. E o procedimento pode ter as seguintes etapas:
- os dentes são isolados das gengivas com um dique de borracha;
- agentes ácidos e abrasivos são aplicados nos dentes por meio de uma pasta;
- O(a) dentista esfrega suavemente a pasta com uma taça de profilaxia para remover a descoloração e as camadas de manchas;
- A pasta é então aspirada e enxaguada.
- Feito isso, o(a) dentista pode indicar clareamento caseiro para que o seus dentes fiquem com uma coloração ainda mais harmonizada.
Quanto tempo dura um procedimento de microabrasão de esmalte?
Ele é feito durante uma consulta e não deve demorar mais que uma hora. Por isso, não é padrão ter de ir a várias consultas por causa disso.
E agora que você sabe mais sobre esse procedimento, converse com o(a) dentista para ver se a microabrasão de esmalte é o melhor tratamento para o seu sorriso mais branco.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.