Você sabia que sentir que os dentes estão ásperos pode ser um sinal de alerta? Às vezes, isso acontece por causa de um acúmulo de tártaro. Mas, frequentemente, dentes ásperos indicam um possível problema com a saúde do seu esmalte e, talvez, que ele esteja sofrendo erosão. Nesse conteúdo, você vai saber as causas e quais são as medidas para prevenir esse problema.
Você sente seus dentes ásperos?
Dentes ásperos e o esmalte do dente
Antes de falar das causas e prevenção dos "dentes ásperos", o ideal é saber o que exatamente parece estar áspero. Na verdade, é o seu esmalte, a camada externa dos seus dentes. Ele é a substância mais dura em seu corpo e age como um escudo contra ameaças aos seus dentes. Embora ele seja resistente, tem certas vulnerabilidades que podem levar à erosão. E quando seu esmalte e dentes erodem (frequentemente por conta de ácidos), seus dentes não ficam tão lisos como normalmente. Felizmente, você pode focar e tratar a erosão para que seu esmalte fique o mais saudável possível. E também para que seus dentes não pareçam tão ásperos
Causas da erosão do esmalte
Existem muitos fatores, contextos e situações que podem contribuir para a erosão do esmalte, deixando seus dentes ásperos. Descubra a mais comuns a seguir.
- Alimentos cítricos
- Alimentos com ácido podem causar a erosão dos dentes, mas frutas cítricas, especialmente limões, limas, laranjas e toranjas, são bastante ácidas. Por isso, mesmo sendo alimentos saudáveis, tenha em conta que de o consumo em excesso pode causar a erosão do esmalte.
- Refrigerantes
- A combinação de açúcar e ácido em quase todos os refrigerantes é um risco ainda maior para os dentes. Por isso, tente limitar o consumo a 1 ou 2 vezes (ou menos) por semana, ao invés de 1 ou 2 vezes por dia.
- Refluxo gastroesofágico
- A regurgitação altamente ácida do refluxo gastroesofágico não ajuda em nada seu esmalte. Se você sofre de refluxo gastroesofágico, evite quaisquer alimentos e bebidas que possam estimular esse problema.
- Gravidez
- A gravidez também está associada ao aumento da acidez, levando à erosão. Certifique-se de escovar e enxaguar quando puder.
- Cloro
- Nadar em uma piscina com muito cloro, cuja água entra em contato com seus dentes, pode levar à erosão. Por isso, se você nada com regularidade, converse com o(a) dentista para entender melhor o efeito do cloro nos dentes.
O elemento comum de dentes ásperos: ácido O fato de ácidos causarem a erosão dos dentes não significa que eles precisam ser totalmente evitados, mas limitados, como as bebidas ácidas da sua dieta.
Fortalecimento do esmalte
Mas será que dá para recuperar o esmalte? A resposta é não, infelizmente. No entanto, você pode fortificar o esmalte por meio do processo de remineralização. Para fazer isso e fortalecer áreas em seus dentes que estejam começando a erodir, você deve usar produtos de higiene bucal que tenham:
- fluoreto;
- e cálcio.
Ou seja, diversos produtos podem proteger seus dentes e evitar que a erosão piore.
Prevenindo a erosão do esmalte
Você aprendeu que pode fortalecer seu esmalte. Mas o que é necessário para fortalecer os dente e prevenir a erosão do esmalte? Boa pergunta. Há três principais ações que podem ajudar:
- Beba água fluoretada
- O flúor na água ajuda a combater as cáries, permanecendo na saliva e permitindo que ela seja absorvida pelo esmalte.
- Mascar chicletes sem açúcar
- Ao mastigar, você estimula a produção de saliva, o que limpa seu esmalte e remineraliza seus dentes.
- Escove os dentes com um creme dental que fortaleça o esmalte
- Escova os dentes pelo menos duas vezes por dia com um creme dental fluoretado, desenvolvido para fortificar seu esmalte e proteger contra as cáries.
E, lógico, fale com o(a) dentista regularmente durante suas consultas para falar desse e de outros temas de cuidado oral.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.