Talvez você nunca tenha ouvido falar de uma parte essencial dos seus dentes conhecida como esmalte até ter um problema associado a ele. Embora você não consiga notar alguns danos ao esmalte, há medidas que você pode tomar para fortalecê-lo e protegê-lo. Vamos falar sobre o que é esmalte dentário, como fortalecer os dentes e que comportamentos devem ser evitados.
Como fortalecer o esmalte dentário enfraquecido
Como fortalecer o esmalte dentário enfraquecido
A camada externa dura que cobre a coroa (parte exposta) dos dentes é conhecida como esmalte. Curiosamente, o esmalte é o componente mais duro produzido pelo corpo humano. Essa camada vital protege o interior macio dos dentes (também conhecido como polpa) de danos, cárie e infecções.
Embora o esmalte seja um material robusto, ele pode se desgastar com o tempo. Se você não tiver bons hábitos de higiene bucal ou uma alimentação saudável, as bactérias podem danificar o esmalte com o tempo, causando cavitações por cárie dentária. Além disso, outros comportamentos podem contribuir para a erosão dentária, um dano ao esmalte causado pelo ambiente ácido não provocado por bactérias.
As causas do esmalte enfraquecido podem ser:
- Hábitos dentários inadequados
- Alimentação pouco saudável, principalmente o consumo de alimentos e bebidas excessivamente doces ou ácidos
- Escovação com muita força ou com uma escova dental de cerdas duras
- Doenças crônicas
- O fumo ou uso de produtos de tabaco
- Refluxo gastroesofágico ou vômito
- Consumo excessivo de bebidas alcoólicas
- Boca seca (também conhecida como xerostomia)
- Lesão traumática
É fundamental cuidar do esmalte dentário, pois ele não se regenera por si só, como as células dos ossos. A saliva ajuda a manter o esmalte, mineralizando-o, neutralizando a acidez e removendo restos de alimento, mas não o regenera completamente.
Você pode estar se perguntando como fortalecer o esmalte dos dentes. Felizmente, há medidas que você pode tomar para fortalecer o esmalte e evitar maiores danos; destacamos a seguir quatro dicas principais.
1. Evite escolhas alimentares pouco saudáveis
Quando se trata de proteger o esmalte dentário e a saúde bucal em longo prazo, evitar escolhas alimentares pouco saudáveis é a arma mais poderosa. Um ambiente com muito açúcar e ácido é exatamente o que as bactérias precisam para crescer na boca e destruir o esmalte dentário, por isso alimentos e bebidas muito doces e ácidos devem ser evitados.
Itens que são ao mesmo tempo açucarados e ácidos são duplamente prejudiciais à saúde bucal se consumidos regularmente. De acordo com a Associação Americana de Odontologia, os refrigerantes são um dos principais causadores da erosão dentária.
Os hábitos alimentares que podem danificar o esmalte incluem:
- Lanches em excesso entre as refeições
- Água com gás, refrigerantes e isotônicos
- Sucos contendo frutas cítricas como limão-siciliano, limão-taiti ou toranja
- Doces, tortas e biscoitos doces e outras sobremesas
- Consumo excessivo de bebidas alcoólicas
- Mastigar gelo, objetos (como canetas e lápis) e alimentos duros como pé de moleque
- Qualquer alimento ou bebida excessivamente açucarado ou ácido
Se você acabar comendo uma guloseima ocasional, é melhor enxaguar a boca com água ou enxaguante bucal em seguida para evitar alguns dos danos associados. Além disso, escove os dentes logo, se possível. A Associação Americana de Odontologia recomenda esperar 60 minutos após uma refeição ou lanche.
2. Escolha uma alimentação que contribua para a saúde dos dentes
Da mesma forma que alguns alimentos e bebidas podem contribuir para a cárie dentária, algumas escolhas alimentares são formas poderosas de fortalecer o esmalte e a saúde bucal. As escolhas que favorecem a saúde bucal são ricas em nutrientes, estimulam a produção de saliva, promovem a remineralização ou todas as opções anteriores!
As escolhas alimentares saudáveis para o esmalte podem ser:
- Grãos integrais
- Frutas, verduras e legumes
- Proteínas magras
- Laticínios com baixo teor de gordura
- Água (para se manter hidratado!)
Dica útil: Mascar chiclete sem açúcar com xilitol também é uma ótima maneira de estimular a produção de saliva e manter o esmalte dentário forte!
3. Escolha produtos fluoretados
Há vários produtos disponíveis para ajudar a manter a saúde do esmalte dentário, inclusive produtos que remineralizam os dentes. Entre eles, destacam-se os produtos que contêm fluoreto, um elemento útil que ajuda a fortalecer os dentes e a prevenir a cárie.
Entre os produtos que contêm fluoreto estão:
- Creme dental
- Enxaguante bucal e antisséptico bucal
- Água (a maior parte da água de torneira contém flúor!)
Se você estiver procurando a opção mais eficaz disponível, é uma boa ideia perguntar ao dentista sobre o gel fluoretado concentrado que ele pode aplicar durante uma consulta regular. Esse profissional também está disposto a oferecer outros diagnósticos importantes e orientações sobre tratamentos relacionados à saúde bucal.
4. Higiene bucal adequada
Quando se trata da sua higiene bucal, a melhor notícia é que as melhores escolhas estão inteiramente ao seu alcance. Já discutimos a primeira grande escolha acima, quando falamos sobre a alimentação. A segunda é a prática de uma rotina de cuidados bucais adequada.
Entre as dicas de higiene bucal para o cuidado adequado do esmalte dentário citamos:
- Escovar os dentes cuidadosamente durante dois minutos, duas vezes ao dia, com uma escova de cerdas macias
- Limpar cuidadosamente entre os dentes uma vez por dia, usando fio dental, um produto de limpeza ou uma escova interdental
- Substituir a escova de dentes quando ela se desgastar ou ficar com as cerdas desfiadas
- Escolher um creme dental fluoretado, para fortalecer o esmalte
- Ir ao dentista pelo menos a cada seis meses para resolver problemas bucais precocemente e prevenir danos em longo prazo
Se você estiver com dificuldades para fazer mudanças duradoras em sua alimentação ou rotina de cuidados bucais, lembre-se que o primeiro dia será o mais difícil. Quanto mais tempo você mantiver sua rotina, mais o hábito será estabelecido e mais fácil será fazer escolhas saudáveis. Você deu um grande passo ao ler sobre as quatro melhores escolhas para a saúde do esmalte dentário e o que você pode fazer.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.