Ao longo da sua vida, o seu dentista geral está lá para ajudá-lo a manter sua boca saudável e responder a quaisquer perguntas que você tenha sobre os cuidados com seus dentes e gengivas. Embora os dentistas generalistas possam fazer muito para ajudar a proteger sua boca, pode haver momentos em que eles o encaminhem a um especialista em odontologia para certos tipos de tratamento. Por exemplo, se o seu dentista achar que você precisa de cirurgia oral ou maxilofacial, provavelmente o encaminhará a um cirurgião oral e maxilofacial.
Cirurgia Oral e Maxilofacial: 6 procedimentos comuns:
Quem realiza cirurgia oral?
O cirurgião oral e maxilofacial é uma especialidade odontológica reconhecida pela American Dental Association. Para um dentista se autodenominar cirurgião oral e maxilofacial, ele precisa concluir o treinamento cirúrgico em uma residência hospitalar por pelo menos quatro anos após terminar a faculdade de odontologia, conformeAmerican Association of Oral and Maxillofacial Surgeons
Procedimentos cirúrgicos bucais e maxilofaciais comuns
Implantes Dentários
- Uma das cirurgias mais comuns realizadas por cirurgiões orais é a colocação de implantes dentários. Durante o procedimento, o cirurgião coloca um pino de titânio no osso maxilar e o cobre com uma coroa dentária. O dente substituto resultante tem a aparência e o toque de um dente natural. Esta cirurgia tem uma taxa de sucesso de aproximadamente 95%, observa a AAOMS. Embora dentistas que não são cirurgiões possam colocar implantes, a taxa de sucesso tende a ser maior quando eles são colocados por cirurgiões orais.
Extração de dente
- A extração dentária é outra cirurgia comumente realizada por cirurgiões bucomaxilofaciais. Embora seu dentista geral possa remover seus dentes do siso ou um dente gravemente cariado, ele pode encaminhá-lo a um cirurgião-dentista se o dente estiver profundamente impactado ou se o procedimento parecer complicado, relata a Mayo Clinic.
Fissura Palatina e Correção Labial
- Fenda palatina e
lábio leporino são razoavelmente defeitos congênitos comuns. Sem tratamento, uma criança com fenda palatina ou lábio pode ter dificuldade em aprender a falar ou engolir alimentos. O National Institutes of Health observa que a cirurgia de fenda labial normalmente é realizada quando uma criança tem 3 a 6 meses de idade, enquanto a fenda palatina A cirurgia geralmente é realizada quando a criança tem de 9 a 12 meses de idade. Para completar o tratamento e restaurar a aparência e estrutura do palato, o cirurgião oral da criança provavelmente trabalhará com seu pediatra e dentista.
Tratamento de câncer oral
- Durante um exame odontológico preventivo, seu dentista pode verificar se há sinais de câncer bucal. O típico rastreamento do câncer oral pode incluir a sensação de caroços ou nódulos dentro da boca e ao redor da mandíbula e inspeção visual o interior da boca. Se eles encontrarem uma área de tecido que pode ser câncer, eles irão encaminhá-lo a um cirurgião oral que fará uma biópsia e determinará as próximas etapas do tratamento, relata Johns Hopkins Medicine.
Cirurgia de Mandíbula
- A mordida desalinhada ou dentes desalinhados muitas vezes podem ser corrigidos com a ortodontia. Em alguns casos, a cirurgia da mandíbula, também conhecida como cirurgia ortognática, é realizada junto com o tratamento ortodôntico para corrigir a mordida, como o AAOMS notas. Se você tem dificuldade para mastigar ou falar ou está preocupado com a aparência de sua mandíbula ou rosto, sua equipe de dentistas elaborará um plano de tratamento para corrigir a posição de sua mandíbula.
Tratamento para TMD
- As disfunções temporomandibulares (DTM) são bastante comuns, de acordo com a AAOMS. Os sintomas da DTM podem incluir dores de cabeça, dor de ouvido e dificuldade em abrir a boca. Se outros tratamentos não foram o suficiente, como medicamentos para o alívio da dor ou relaxamento muscular, seu dentista pode recomendar uma cirurgia para reparar a articulação e o tecido danificados.
Como se preparar para a cirurgia oral e maxilofacial
A preparação para a cirurgia oral e maxilofacial é semelhante em muitos aspectos a qualquer outro tipo de cirurgia. Seu cirurgião provavelmente revisará suas opções de anestesia com você durante uma consulta e explicará por que eles recomendam um tipo de anestesia em vez de outras opções, explica o AAOMS . O cirurgião oral também lhe dará orientações específicas sobre como comer e beber antes da cirurgia.
Após o procedimento, é importante seguir todas as instruções fornecidas a você e tomar os medicamentos prescritos. Também é uma boa ideia pedir a alguém que o leve para casa e fique com você pelo menos a primeira noite. O seu cirurgião oral fornecerá tudo o que você precisa saber sobre as consultas de acompanhamento e o que você pode esperar que aconteça quando sua boca cicatrizar após a cirurgia.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.