Jovem segurando uma escova de dentes e  sorrindo com dentes brancos em frente ao espelho

Saúde bucal vegana: o que é e como ter?

Você sabe o que é ser vegano(a)? E até que ponto isso tem a ver com se comprometer com a saúde e com o mundo em geral? Mais ainda: será que existem pastas de dente e outros produtos de cuidado bucal, por exemplo, que sejam veganos? Até pode parecer que todos os cremes dentais são naturalmente veganos, mas não é assim. Por isso, vamos te contar direitinho essa história para você entender melhor o que torna os produtos de cuidado da boca veganos e como mudar para uma higiene bucal vegana.

O que faz uma pasta de dente ser vegana?

Um creme dental — ou fio dental, enxaguante bucal ou qualquer produto de higiene bucal – é considerado vegano se não utilizar ou não contiver produtos derivados de animais. E isso inclui qualquer produto proveniente de uma parte do corpo de um animal, ainda que não necessariamente tenha sido necessário matar o animal. Por exemplo: ser vegano é não comer mel porque ele é produzido pelas abelhas. Muitos veganos dão um passo além e também não consomem produtos testados em animais. Esses produtos são identificados como "livres de crueldade". E isso tem a ver também com os os ingredientes usados nas pastas, como dito antes nesse texto.

Como encontrar um creme dental vegano?

Agora que você sabe um pouco mais sobre o veganismo, pode ficar uma pulguinha atrás da orelha ao dar uma olhada na lista de ingredientes da sua pasta de dente. Afinal, tem uma sopa de palavras ali... O que é carbonato de cálcio, por exemplo? Será adequado para veganos? É por isso que, para estar inteiramente seguro(a), você deve escolher produtos que tenham a confirmações, como "Vegano" ou "Livre de crueldade", na embalagem. Isso pode exigir um pouco mais de pesquisa, mas cremes dentais, enxaguantes bucais e fios dentais veganos estão disponíveis na maioria dos varejistas hoje em dia.

Mas já que você está aqui, vamos economizar o seu tempo com uma lista de alguns produtos de origem animal encontrados em muitas pastas, fios e escovas de dente:

  • Glicerina: a umidade da pasta. Também conhecido como glicerina ou glicerol, esse líquido pegajoso ajuda a manter o creme dental úmido. E a glicerina pode vir tanto de animais como de plantas. Na verdade, é quase impossível conhecer sua origem, a menos que o produto que você estiver de olho diga claramente que é vegano.
  • O toque das abelhas. O própolis, pólen de abelha e cera de abelha são ingredientes comuns em produtos naturais de cuidados bucais.

    Tanto o própolis (resina vegetal coletada pelas abelhas) quanto o pólen de abelha são usados em cremes dentais para promover uma sensação de boca saudável, enquanto a cera de abelha geralmente reveste o fio dental para aumentar o conforto ao limpar entre os dentes.

    Por isso, leve isso em consideração nas suas escolhas.

  • Cerdas de javali. Embora menos comum, os fabricantes às vezes podem usar pelos de porcos selvagens ou criados em cativeiro para produzir escovas de dentes mais naturais.
  • Aromas e cores. Algumas menções vagas nas embalagens, como "aroma natural" ou cores adicionadas, são provenientes de produtos de origem animal. Para se certificar, talvez o melhor seja entrar em contato com o fabricante para conhecer a fonte desses ingredientes.

E se você ficou com gostinho de quero mais, confira uma lista de produtos presentes em nosso cotidiano e que são de origem animal, apresentada pela Jusbrasil.

Dicas para adotar o veganismo nos seus cuidados bucais

Agora que você já sabe como escolher um produto vegano para cuidar da boca, veja algumas dicas para não errar nas escolhas. ;)

  • Procure por cremes dentais ou enxaguantes bucais veganos que tenham fluoreto. Muitos produtos veganos priorizam outros ingredientes e, às vezes, podem deixar de fora esse mineral natural. O fluoreto colabora com o fortalecimento do esmalte e protege os seus dentes contra cárie. Por isso, procure por ele enquanto estiver conferindo as listas de ingredientes.
  • Certifique-se de estar consumindo nutrientes essenciais para a saúde bucal. Em alguns casos, pode ser difícil consumir vitaminas e nutrientes, como cálcio, B-12, vitamina D e vitamina A quando se adota uma dieta vegana. Todos eles têm um papel importante na saúde bucal. Por isso, assegure-se de incorporar mais fontes vegetais desses nutrientes em suas refeições de todos os dias.
  • Mantenha uma rotina de higiene bucal adequada. Mesmo usando produtos veganos, lembre-se de:
    • escovar seus dentes ao menos três vezes ao dia por dois minutos,
    • realizar a limpeza entre os dentes diariamente com fio dental ou um produto de limpeza interdental,
    • e de visitar o seu dentista para monitorar a saúde bucal.

Com um pouco mais de pesquisa e esforço, você poderá encontrar facilmente produtos e marcas que pensam como você. Valendo-se de informações adequadas e considerações importantes, você poderá estabelecer uma rotina de saúde bucal em sintonia com o veganismo e que deixará seu sorriso e seu mundo mais felizes e saudáveis.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.