Você sabia que a falta de cuidado com os dentes pode afetar a sua saúde como um todo? Sim, as consequências vão muito além de ter cárie. Mas, para entender isso melhor, precisamos antes falar de algo que talvez você também não saiba: todos os nossos ossos estão interligados. É verdade: o osso do dedo do pé está conectado ao osso do pé, que está conectado ao osso do calcanhar... E assim por diante. Mas você deve estar se perguntando: e o que isso tem a ver com a boca?! Bom, assim como o seu sistema esquelético, todo o seu corpo está interconectado de alguma maneira. Afinal, estamos falando de um organismo vivo, assim como uma floresta. E, falando da sua boca, isso significa que a sua saúde dental pode afetar sua sua saúde geral. Pode até ser que uma cárie não chegue a afetar seu sistema endócrino, que regula a produção de hormônios, mas doenças gengivais graves, por exemplo, podem afetar muito mais do que a saúde da boca. Daí esse conteúdo: ele vai te ajudar a entender melhor como uma saúde dental inadequada pode afetar seu bem-estar. E, principalmente, o que você pode fazer para não ter doenças que começaram porque você não cuidou bem da sua boca. ;)
Como a falta de cuidado com os dentes pode afetar sua saúde como um todo
Por que a falta de cuidado com os dentes pode afetar sua saúde como um todo?
Seus dentes, a língua e toda a boca são vitais para sua saúde dental. Isso você já sabe, certo? Mas o que talvez não fique tão claro é que o tecido gengival, também conhecido como gengiva, têm uma grande influência na sua saúde como um todo, por exemplo. Mais especificamente, ter gengiva com problemas pode afetar a sua saúde de diversas maneiras.
- Além da cárie: de doença gengival a doença cardíaca
As bactérias da inflamação de uma doença gengival podem entrar na corrente sanguínea e viajar para as artérias do coração, levando a uma:- aterosclerose: quando a placa se desenvolve e engrossa as paredes internas das artérias, fazendo com que o fluxo sanguíneo diminua pelo corpo, levando a um maior risco de ataque cardíaco ou de derrame;
- endocardite: quando o revestimento interno do coração (endocárdio) também é infectado ou inflamado.
- aterosclerose: quando a placa se desenvolve e engrossa as paredes internas das artérias, fazendo com que o fluxo sanguíneo diminua pelo corpo, levando a um maior risco de ataque cardíaco ou de derrame;
- Falta de higiene da boca e demência
As bactérias da gengivite também podem entrar no cérebro por meio dos canais nervosos ou da corrente sanguínea, podendo até a levar ao desenvolvimento da doença de Alzheimer.
Uma pesquisa publicada na Science Advances revelou, por exemplo, a presença da bactéria Porphyromonas gingivalis, o principal patógeno na periodontite crônica, no cérebro de pacientes com doença de Alzheimer.
- Relação entre doenças respiratórias e a saúde bucal
- A inalação de bactérias presentes em gengiva infectada por um longo período pode levar a infecções nos pulmões, bem como pneumonia.
- Diabetes e problemas de saúde bucal
- Sim, há relações entre diabetes e problemas de saúde bucal. Isso porque a doença periodontal pode dificultar o controle do açúcar no sangue e agravar o diabetes. E pessoas com diabetes também são propensas a doenças periodontais. Ou seja, forma-se um ciclo vicioso.
- Artrite reumatoide
- Quanto maior a perda de dentes devido à doença gengival, por exemplo, maior o risco de artrite reumatoide. Isso porque as inflações podem se estender às articulações.
- Cuidados odontológicos adequados
- A disciplina com a higiene bucal é o primeiro passo para você impedir a chegada de doenças indesejadas. E isso vale para você e para toda a sua família, combinado? Vamos a algumas dicas: escove ao menos duas vezes ao dia com creme dental fluoretado, use fio dental e enxaguante bucal antibacteriano diariamente, evite exceções, ou seja, a disciplina e regularidade dos cuidados são fundamentais,
- e se você já está tendo problemas com a saúde da gengiva, escolha uma pasta de dente para combater diretamente a doença gengival. Pergunte ao(à) dentista a melhor opção, de acordo com o que está lendo aqui.
- Marque seu check-up odontológico
- Vá ao dentista pelo menos duas vezes por ano. Aproveite para comentar o que está lendo aqui no site e para tirar as dúvidas que você ainda possa ter. Dentistas podem fazer uma limpeza mais eficiente, ajudar a manter suas gengivas saudáveis e responder a quaisquer perguntas sobre saúde dental.
Principalmente porque, como você viu neste conteúdo, todas as partes do nosso corpo precisam e devem ser cuidadas. Afinal, cada aspecto da saúde de uma determinada parte do corpo pode afetar outras partes e sistemas. E você precisa levar isso muito a sério. É por isso que uma rotina de higiene bucal saudável fará maravilhas para seus dentes, boca e sorriso. E isso faz todo o seu corpo sorrir também. ;)
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.