Dentista conversando com o paciente

Quando meus dentes precisam de uma limpeza profunda?

Se a limpeza profunda dos dentes evoca a imagem do dentista minerando uma substância nas profundezas da sua boca, você não está muito enganado. A limpeza profunda envolve a "mineração" (ou seja, remoção) de tártaro e placa bacteriana e a limpeza da superfície das raízes dos dentes.

Por que você precisaria de um procedimento desse tipo? Vamos esclarecer não só o porquê do procedimento, mas também o que é e como é a limpeza dental profunda.

Determinação do porquê com uma avaliação periodontal completa

Então, por que você seria um candidato a uma limpeza profunda? Essa determinação começa com uma avaliação periodontal completa anual ou semestral. Segundo recomendação da Academia Americana de Periodontia (AAP), a avaliação periodontal completa é um procedimento operacional padrão do check-up odontológico.

Você já deve sentido o dentista empurrar sua gengiva para baixo com uma sonda, sem causar dor, em ambos os lados de cada dente. Provavelmente, também já observou o dentista ditando um número para cada dente para alguém anotar ou digitando silenciosamente os números em um computador. Tudo isso, meu amigo, faz parte da avaliação periodontal completa, que requer a medição da profundidade dos espaços ― ou bolsas periodontais ― entre os dentes e a gengiva.

Apresentamos aqui algumas informações sobre as bolsas periodontais e a limpeza profunda:

  • Se você ouvir o dentista falar "um", "dois" ou "três" durante a sua avaliação periodontal completa, então estará dispensado da limpeza profunda. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisa Dental e Craniofacial dos Estados Unidos (NIDCR), a profundidade normal de uma bolsa periodontal saudável é geralmente de no máximo três milímetros.
  • Espaços mais profundos, no entanto, podem ser sinais de doença periodontal. Sendo assim, você pode precisar de uma limpeza profunda, conforme recomendação do dentista.
  • É mais provável que você seja submetido a uma limpeza profunda se:
    • O dentista acreditar que você não conseguirá reverter um caso de doença periodontal leve (chamada de gengivite) com cuidados domiciliares.
    • A doença periodontal estiver no estágio avançado de periodontite.
  • A limpeza profunda é uma coisa boa se você precisar dela, pois pode evitar tratamentos mais drásticos para a doença periodontal ou a perda de dentes.

O que é limpeza profunda?

Durante uma limpeza dental regular (às vezes chamada de raspagem), o dentista remove a placa bacteriana e o tártaro dos dentes, acima e abaixo da margem gengival. Já a limpeza profunda envolve a raspagem e a limpeza cuidadosa da superfície das raízes dos dentes (o que chamamos de alisamento radicular).

O termo comum para a limpeza dental profunda é raspagem e alisamento radicular.

Como funciona o alisamento radicular?

Entre os benefícios do alisamento radicular, estão:

  • Remoção de placa bacteriana e tártaro das superfícies radiculares
  • Alisamento das áreas irregulares das raízes, onde as bactérias se acumulam
  • Ajuda a remover as bactérias que contribuem para a doença periodontal
  • Dá à gengiva uma superfície radicular lisa para que ela possa se fixar novamente aos dentes, eliminando as bolsas periodontais

O alisamento radicular pode levar de uma a duas horas em várias consultas com o dentista. Durante o procedimento, você pode esperar:

  • Em geral, você receberá um anestésico local ou um gel anestésico antes do procedimento.
  • Se o dentista foi treinado para usar um laser para o alisamento radicular, esse pode ser o instrumento preferido para a remoção da placa e do tártaro. O laser normalmente causa menos sangramento, inchaço e desconforto do que os métodos tradicionais de limpeza profunda.
  • Os instrumentos odontológicos tradicionais (raspadores periodontais, limpadores ultrassônicos ou ambos) proporcionam uma limpeza profunda completa se não houver um laser disponível.
  • Em alguns casos, a limpeza profunda também inclui a aplicação de antimicrobianos abaixo da margem gengival para eliminar as bactérias.

Depois da limpeza profunda

Saiba que você pode sentir dor, sensibilidade dentinária ou sangramento por alguns dias após a raspagem e o alisamento radicular.

Depois do procedimento de limpeza profunda, você vai querer tomar essas medidas:

Agendar uma consulta de acompanhamento para verificar o grau de cicatrização da gengiva e a profundidade das bolsas periodontais. Se necessário, o dentista pode recomendar tratamentos antibacterianos adicionais.

Evitar a necessidade de outra limpeza profunda, seguindo estas etapas básicas para prevenir a doença periodontal:

  • Escove os dentes duas vezes ao dia com um creme dental fluoretado antimicrobiano.
  • Limpe diariamente entre os dentes com fio dental ou um produto de limpeza interdental para remover a placa bacteriana.
  • Faça bochechos diariamente com um colutório ou enxaguante bucal indicado para a prevenção de placa bacteriana.
  • Diminua a ingestão de alimentos com muito açúcar ou amidos e tenha uma alimentação saudável.
  • Evite produtos de tabaco.
  • Vá ao dentista regularmente para fazer limpezas e avaliações profissionais.

Embora a limpeza profunda seja um procedimento odontológico relativamente simples, esperamos que você possa evitá-la com bons hábitos de higiene bucal. Mas se você precisar fazer uma limpeza profunda, saiba que é a melhor solução para remover a placa bacteriana, o tártaro e todas as bactérias da superfície das raízes dos dentes. E para se livrar das bolsas periodontais a fim de manter seus dentes e gengiva saudáveis!

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.