Dentista conversando com paciente

Cirurgia de implante dentário

A cirurgia de implante dentário substitui a raiz do dente por pinos metálicos semelhantes a parafusos. Esses pinos são instalados no maxilar, onde fornecem uma base forte para um dente artificial, conhecido como restauração. Esta cirurgia pode ser realizada em várias etapas, dependendo do tipo de implante e da saúde do seu maxilar.

Implantes dentários

Os implantes dentários são dentes artificiais implantados na boca e na mandíbula. Os dentistas geralmente recomendam implantes quando os pacientes perdem os dentes adultos e envelhecidos. A maioria dos implantes dentários parece, sente e reage como dentes naturais, e eles são o mais próximo que você pode obter de dentes autênticos e saudáveis. Eles não apenas ajudam a preservar a aparência do seu sorriso, mas também mantêm a estrutura geral da boca. Também podem ajudar a evitar que os outros dentes se movam de maneira não natural ou dolorosa.

Um implante dentário é feito de um pino de metal sob um dente artificial, conhecido como restauração. Este implante é instalado no maxilar para fornecer uma estrutura robusta que ajuda a manter a posição dos outros dentes e ajuda a manter a mastigação e a mordida naturais intactas.

A cirurgia de implante dentário substitui a raiz do dente por pinos metálicos semelhantes a parafusos.

O(a) dentista irá instalá-los em seu maxilar, fornecendo uma base forte para um dente artificial ou uma restauração. Aliás, os dentes artificiais parecem e reagem como os reais. Por isso, são uma ótima alternativa para dentaduras ou pontes mal ajustadas.

Por que colocar implantes dentários?

Há diversas razões para colocar implantes dentários. Você pode estar com um ou mais dentes faltando. Talvez você não consiga usar dentaduras ou tenha um problema de fala que pode ser melhorado com um ou mais implantes dentários na linha da gengiva.

Como em qualquer procedimento médico, existem riscos envolvidos na cirurgia de implante dentário. Embora problemas ou complicações sejam raros, existe o risco de infecção no local do implante, levando a outros problemas posteriores. Além disso, seu maxilar precisará ser forte o suficiente para se submeter ao procedimento.

Outra possível complicação da cirurgia de implante dentário pode ser danos nos dentes ou nervos circundantes e um implante com falha ou instável. Converse sobre os riscos dos implantes dentários com o(a) dentista ou cirurgião. Ele(a) vai esclarecer suas dúvidas antes do procedimento.

A cirurgia de implante dentário

A cirurgia de implante dentário pode ser realizada em várias etapas, dependendo do tipo de implante e da saúde do seu maxilar. O processo requer que o maxilar cure bem ao redor da área do implante dentário (chamado de processo de osseointegração), absorvendo-o na linha da gengiva como se fosse um dente natural. Os implantes são colocados cirurgicamente dentro do maxilar e servem de “raiz” do dente artificial. O titânio é frequentemente usado para este procedimento porque funde o implante com o maxilar, permanece firme e não se degrada como uma ponte.

Avaliação inicial

Como os implantes dentários exigem vários procedimentos cirúrgicos, seu dentista ou cirurgião fará uma avaliação completa e exaustiva, incluindo radiografias e modelos de dentes, para garantir que os implantes dentários correspondam aos seus dentes naturais.

Em seguida, seu dentista avaliará a condição do seu maxilar em função de quantos dentes você deseja substituir por implantes. Esse processo de planejamento pode envolver vários tipos de especialistas em odontologia, incluindo um cirurgião bucomaxilofacial ou um periodontista.

Seu dentista também vai perguntar sobre quaisquer condições médicas que você tenha, medicamentos que você esteja tomando, incluindo medicamentos vendidos sem receita médica. Você tem problemas cardíacos ou implantes ortopédicos? Nesse caso, seu dentista pode prescrever antibióticos antes da cirurgia para ajudar a prevenir a infecção.

Seu médico deve conhecer e discutir suas opções de anestesia cirúrgica e quais podem as mais adequadas durante o procedimento. Sua equipe cirúrgica também pode fornecer uma lista de recomendações que você deve seguir antes da cirurgia.

Se ainda não o fez, não esqueça de pedir a um amigo ou membro da família que o leve e busque, porque você não estará em condições de dirigir sozinho após o procedimento. Espere estar em modo de "repouso total" durante o dia da cirurgia.

Durante a Cirurgia

A cirurgia de implante dentário geralmente é feita em várias etapas, exigindo que o maxilar se cicatrize inteiramente ao redor do implante antes de prosseguir. Aqui está a ordem típica dos procedimentos:

  1. Remoção do dente danificado (se ainda o tiver)
  2. Preparação do maxilar para a cirurgia, que pode incluir alguma medida de enxerto ósseo.
  3. Inserção do implante na linha da gengiva, assim que o maxilar cicatrizar.
  4. Dá-se novamente tempo ao maxilar para cicatrização. Em seguida, o cirurgião colocará o pilar (a peça que é aparafusada ao implante) e fixará o dente artificial por cima, completando o implante.

Esse processo pode levar vários meses para permitir que sua mandíbula se cure e esteja preparada para a instalação final do implante. Sem um maxilar forte, o implante não aguenta, por isso é essencial ter paciência durante o processo de cicatrização. Agora, vamos dar uma olhada mais detalhada em algumas das etapas desse processo.

Cirurgia de implante dentário e enxerto ósseo

A região do maxilar para o seu implante pode estar fina ou mole demais. Como sua mandíbula exerce muita pressão durante a mastigação, o osso precisa ser muito forte para lidar com a mastigação e proteger o implante dentário.

Dependendo da estrutura do maxilar, pode ser necessário adicionar um pouco de massa óssea para dar ao local do implante uma base mais sólida. Um cirurgião oral adiciona este osso através de um processo chamado enxerto ósseo, onde um pequeno pedaço de osso ou outro material é transplantado para ajudar a solidificar a base do implante no maxilar. Se for necessário a realização do enxerto ósseo, o processo de cicatrização pode levar pelo menos de quatro a seis meses antes da colocação de um implante.

Enquanto o implante cicatriza, você usará uma prótese temporária para manter a aparência de um dente. A prótese será removível e deve ser estar sempre higienizada.

Durante este tempo, a osseointegração estará ocorrendo. A osseointegração é quando o osso começa a crescer e se unir à superfície do implante, tornando-o parte da linha gengival natural. O processo pode levar de três a nove meses e funcionará da mesma forma que as raízes de um dente natural.

Colocação do pilar

Quando os processos de cicatrização e osseointegração estiverem completos, seu dentista instalará o pilar. A instalação é um pequeno procedimento ambulatorial com anestesia local.

O cirurgião irá abrir suas gengivas para que o implante dentário fique exposto. Ele então aparafusará o pilar no implante dentário. O tecido gengival é então fechado ao redor do pilar e deixado em repouso para cicatrizar por uma a duas semanas. Mais tarde, o dente artificial será anexado ao pilar.

Como escolher seus novos dentes artificiais

Depois que suas gengivas estiverem curadas, seu dentista fará mais moldes de sua boca e dos dentes restantes. Esses moldes são usados para fazer o dente artificial ou a restauração do seu implante dentário. Existem dois tipos principais de dentes artificiais que você poderá escolher - uma prótese de implante removível ou uma prótese de implante fixo.

O implante removível é semelhante a uma dentadura removível. Ele é montado em uma estrutura de metal que se encaixa firmemente no pilar do implante. Este dente artificial é uma excelente escolha, pois pode ser removido para limpeza ou substituição, especialmente quando vários dentes foram removidos e são necessárias substituições de implantes dentários. É também uma opção mais segura e acessível.

Se você optar por um implante fixo, o dente artificial é muito difícil de remover. Ele é permanentemente aparafusado no pilar ou cimentado. Se você tem vários dentes que exigem implantes e dinheiro não é um problema, você pode substituí-los todos dessa maneira – com cada coroa anexada ao seu implante dentário separadamente.

Pós-operatório

O desconforto é algo natural e esperado após a cirurgia de implante dentário. Aqui está o que você pode esperar:

  • Inchaço do rosto e gengivas
  • Hematomas nas gengivas ou na pele
  • Dor no local da sua cirurgia de implante
  • Pequenos sangramentos

Se algum desses sintomas piorar vários dias após a cirurgia, entre em contato com seu dentista ou cirurgião oral imediatamente. Isso pode indicar problemas de implante que precisam ser abordados por um profissional.

Para ajudá-lo a no pós-operatório, seu dentista ou cirurgião oral pode aconselhar a ingestão de alimentos macios, a aplicação de compressas de gelo para aliviar o inchaço e paciência enquanto o local da cirurgia cicatriza.

Embora a maioria dos implantes dentários sejam procedimentos de rotina e a maioria das cirurgias de implante dentário seja bem-sucedida, pode haver complicações, incluindo a fusão óssea ao implante. Você pode evitar essa fusão fazendo o seguinte:

  • Pratique a higiene bucal adequada escovando duas vezes ao dia e limpando entre os dentes com escovas interdentais ou fio dental de água pelo menos uma vez ao dia
  • Não falte consultas e exames odontológicos regulares para manter sua saúde bucal em dia
  • Evite o uso de produtos de tabaco
  • Evite maus hábitos orais, como mastigar gelo ou doces duros

Se você acha que pode ser um candidato a implantes dentários, converse com seu dentista ou cirurgião oral sobre a cirurgia de implante dentário. Cuide de seus dentes e você poderá enfrentar qualquer desafio.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.