Tratamentos periodontais são procedimentos realizados para prevenir e eliminar infecções que afetam as gengivas e os tecidos que dão sustentação aos dentes.
Eles promovem uma limpeza profunda da região, retirando o tártaro e a placa bacteriana que se acumulam na região da linha da gengiva e podem gerar doenças como a gengivite e periodontite.
A periodontite é um estágio mais avançado da gengivite. E pode causar exposição da raiz do dente, formação de bolsa periodontal e até perda de dentes.
O tratamento periodontal pode variar entre técnicas de limpeza profunda até cirurgias. Confira agora alguns dos principais métodos.
A raspagem é um dos tratamentos mais comuns para combater a periodontite. Ele envolve a retirada cuidadosa da placa e do tártaro acumulados abaixo da linha da gengiva.
O procedimento pode ser feito com auxílio de instrumentos como:
cureta;
ultrassom;
sondas
pinças periodontais.
Após a remoção, o dentista realiza o alisamento radicular, que elimina bactérias presentes na superfície da raiz do dente. Por último, é feita uma higienização à base de solução antibacteriana para desinfetar e auxiliar a cicatrização.
Em muitos casos, a raspagem é suficiente para tratar casos leves a moderados de periodontite.
Aplicada em casos mais avançados, a cirurgia é recomendada quando a raspagem e alisamento radicular não são suficientes para eliminar a infecção.
O tratamento consiste em:
exame detalhado para avaliar a dimensão da doença periodontal;
planejamento do tipo de cirurgia periodontal necessária;
aplicação de anestesia local;
uma incisão para expor a raiz do dente e a estrutura óssea afetada;
remoção de bactérias dos bolsões periodontais e da superfície da raiz;
retirada de tecido gengival danificado e o tecido ósseo infectado (quando necessário);
reposicionamento do tecido para cobrir a região operada;
tratamento regenerativo.
A cirurgia periodontal exige alguns cuidados pós-operatórios, como uso de antibióticos e anti-inflamatórios e mudanças na rotina de higiene bucal e alimentação.
Também é necessário visitas regulares ao consultório para monitorar a cicatrização e evitar que a doença volte.
Quando os tecidos que sustentam os dentes estão muito danificados, a solução adequada é a extração do dente e substituição por um implante dentário.
Primeiro, o dentista instala um implante de titânio no lugar da raiz. Em seguida, é preciso esperar até que o organismo do paciente integre o implante ao osso da mandíbula. Esse processo é conhecido como osseointegração.
Quando a integração e a cicatrização estão completas, é instalado um pilar sobre o implante e a coroa (parte visível) é posicionada sobre este pilar.
Após a realização dos tratamentos periodontais, é fundamental manter um acompanhamento regular. Isso envolve visitas ao dentista para limpezas profundas, avaliação da saúde gengival e ajustes conforme necessário.
O objetivo é monitorar a saúde bucal e prevenir a recorrência da doença periodontal. Assim, é possível garantir resultados duradouros.
O primeiro sinal de problema periodontal é a ocorrência da gengivite. Alguns dos sintomas iniciais incluem:
gengivas vermelhas e inchadas;
sangramento;
retração gengival;
mobilidade dentária;
mau hálito persistente.
Esses sintomas podem ser notados na hora de escovar os dentes e usar o fio-dental. Visite o dentista para avaliar o seu caso e buscar tratamento adequado.
O primeiro passo para evitar a doença periodontal é caprichar na higiene bucal. Escove os dentes após as refeições e use fio dental para evitar o acúmulo da placa bacteriana e formação do tártaro.
Para ter um sorriso ainda mais saudável e longe dos problemas de gengiva, conte com a linha Colgate PerioGard , que tem ação antibacteriana e ajuda a prevenir a gengivite e outros problemas causados pelas bactérias. Experimente!
O valor varia conforme a gravidade da condição e os procedimentos necessários. Consulte um especialista para obter um orçamento preciso.
Alguns pacientes com diabetes apresentam um sistema imunológico menos eficiente, o que os deixa mais expostos às infecções, como as doenças periodontais.
A melhor coisa a se fazer é seguir as recomendações do dentista, incluindo higiene bucal rigorosa, uso de produtos específicos e acompanhamento regular para prevenir a recorrência da doença.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para aproveitar ao máximo sua rotina de cuidados dentais.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para aproveitar ao máximo sua rotina de cuidados dentais.