Veja quanto tempo demora para nascer um dente de bebê e a resposta para outras perguntas importantes dessa fase.
Boa leitura!
Como dito aqui antes, a fase da criança sem dente é normal. Para não se preocupar sem necessidade com a troca dos dentes de leite, veja respostas para perguntas muito comuns.
Para ser mais preciso: com quantos meses nasce dente? Normalmente, eles podem começar a nascer a partir dos 4 meses de idade.
Por isso, não é normal bebê de 1 ano não ter dente, por exemplo. Nessa idade, ele já deve ter dentes em cima e embaixo. Na verdade, até os 3 anos, a criança precisa ter um conjunto completo de 20 dentes de leite.
Os primeiros dentinhos vão nascer de 4 a 15 meses de idade. Depois, seguem um padrão regular:
Outra dúvida é com quantos anos nasce o primeiro dente permanente. Geralmente, eles começam a nascer por volta dos seis anos de idade.
O atraso na dentição do bebê é anormal se passar dos 18 meses de idade. Caso nenhum dente nasça até esse momento, leve a criança ao dentista.
Se o atraso no nascimento dos dentes passar desse tempo, pode ser um indício de problemas bucais mais específicos.
Por isso, se bater a preocupação com dentes que demoram a nascer em bebê, fale com o(a) dentista.
São várias as causas para a dentição de bebê tardia. Às vezes, pode ser uma característica familiar comum ou deficiências nutricionais.
Bebês prematuros e com baixo peso também possuem uma tendência maior a sofrerem com uma demora maior para completar a dentição.
O atraso na erupção dentária não é necessariamente prejudicial, pois o desenvolvimento dental varia de um bebê para outro.
Mas, conforme indicado anteriormente, se esse atraso for muito grande é preciso consultar um pediatra ou odontopediatra para avaliar a situação.
Os primeiros dentes de leite caem entre os cinco e sete anos de idade. Nesse período, é normal ver a criança sem dente, até o nascimento dos permanentes.
Os dentes de leite é muito importante para o desenvolvimento da criança:
Mas preste atenção em dente de leite demorando para cair, combinado?
É essencial manter o cuidado para evitar cáries e doenças gengivais, além de garantir o correto desenvolvimento dos dentes permanentes quando eles vierem.
Por isso, ajude a colocar em prática os seguintes cuidados:
E lembre-se sempre: seja na dentição ou no período de troca de dentes, curta bastante o sorriso meio banguela da sua criança sem dente. É só uma fase e logo vai passar!
Para cuidar dos dentes dos pequeninos, por exemplo, você pode contar com os produtos de Colgate infantil.
Por mais que o atraso no nascimento dos dentes seja normal, ele pode levar a problemas dentários no futuro. Um deles é a malformação, que é corrigida com o uso de aparelho.
Alguns fatores genéticos podem causar o atraso da erupção dentária. Eles estão associadas a síndromes, como Down e Apert, além de heranças genéticas de familiares.
A chupeta não causa a dentição de bebe tardia, mas pode levar a problemas no futuro. O principal é a má formação dos dentes, que causa mordida cruzada e problemas na respiração.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para aproveitar ao máximo sua rotina de cuidados dentais.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para aproveitar ao máximo sua rotina de cuidados dentais.