Casal idoso usando fio dental
Badge field

O essencial sobre o mau hálito

Também conhecido como halitose, o mau hálito geralmente é causado por hábitos de higiene bucal ruins, infecções na boca, hábitos não saudáveis, como tabagismo e ingestão de álcool e alimentos. Outros culpados incluem boca seca, infecções do trato respiratório, doenças sistêmicas como diabetes, doenças renais, hepáticas e pulmonares e problemas gastrointestinais, que podem incluir refluxo ácido e outros problemas de digestão.

O que causa o mau hálito?

Os odores do mau hálito variam, dependendo da fonte ou da causa subjacente. Algumas pessoas se preocupam demais com o hálito, mesmo que apresentem pouco ou nenhum odor na boca, enquanto outras têm mau hálito e nem sabem disso. As causas subjacentes podem ser má higiene bucal devido ao biofilme da placa dentária, restos de alimentos e o desenvolvimento de gengivite. Como é difícil avaliar o odor do seu hálito, tente cheirar o hálito colocando a mão sobre o nariz e a boca e respirando ou pergunte a um parente ou amigo próximo. Considere consultar um dentista para confirmar se sofre de mau hálito e para saber como tratá-lo.

Diagnóstico

Determinar as causas do mau hálito pode ser complicado sem a ajuda de um profissional, pois existem muitos culpados possíveis. Por isso, marque uma consulta com seu dentista, ele poderá lhe dar o diagnóstico e encaminhá-lo ao seu médico de família ou outro profissional, se necessário.

Tratamentos para mau hálito

Manter bons hábitos de higiene bucal é essencial para prevenir a doença periodontal e as causas evitáveis do mau hálito.

  • A escovação duas vezes ao dia e a limpeza interdental diária ajudarão a controlar o desenvolvimento da placa, e um raspador de língua ajudará a controlar as bactérias causadoras de odor que se formam na língua
  • Usar com enxaguante bucal após cada refeição pode ajudar a reduzir a placa bacteriana e a gengivite e refrescar o hálito
  • Limpar entre os dentes diariamente fazendo uso do fio dental ou irrigador dental é essencial para manter os espaços entre os dentes limpos e evitar a doença periodontal
  • Consultar seu dentista regularmente para um check-up e limpeza profissional também são passos fundamentais para manter uma boa saúde dental

Como evitar o mau hálito

Todos sabem que certos alimentos como cebola crua ou alho causam mau hálito. Tais alimentos, quando ingeridos e excretados pelos pulmões, causam halitose. Mas evitar alimentos ácidos (como vinagre) ou alimentos ricos em frutose (como cereais açucarados) também reduz o mau hálito.

Em vez disso, escolha uma dieta que reduza o desconforto intestinal e as bactérias causadoras de odor. Você deve moderar sua ingestão de açúcar e escolher alimentos que aumentem o fluxo de saliva, incluindo:

  • Grãos integrais, como arroz integral
  • Legumes verde-escuro e laranja
  • Uma variedade de frutas e
  • proteínas como peixe, feijão, nozes ou sementes.

O funcho aumenta a produção de saliva e contém inúmeras propriedades antibacterianas, alguns raminhos após ou entre as refeições farão a diferença.

Condições relacionadas

Embora o mau hálito possa não ser grave, caso técnicas simples de autocuidado não corrijam o problema, você deve consultar um dentista ou médico. Em alguns casos, o mau hálito pode ser causado por:

  • Dentes cariados
  • Boca seca
  • Infecções orais
  • Fumar e fazer uso de produtos com tabaco
  • Ingestão de álcool
  • Refluxo gástrico
  • Infecções sinusais
  • Infecções hepáticas e renais ou diabetes

Hálito fresco é um sinal de uma boca saudável, e uma boca saudável geralmente é uma boa indicação de como vai a sua saúde geral. Bons hábitos diários de higiene bucal são essenciais para combater e prevenir as causas subjacentes do mau hálito.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.