É muito natural você pentear seus cabelos, lavar o rosto e escovar os dentes sem pensar muito... Vai quase no automático, correto? Mas será que você está escovando certo? Preste atenção aos detalhes desse conteúdo e siga o passo a passo para combater a placa bacteriana, limpar seus dentes e manter seu sorriso saudável.
Como escovar seus dentes corretamente
O jeito certo de escovar seus dentes
Escovar os dentes ajuda a remover a placa bacteriana que é continuamente formada nos dentes e em torno da margem gengival. Quando não removida regularmente, a placa pode resultar em cáries e até mesmo em doenças periodontais. Por isso, uma técnica correta de escovação adequada pode proteger seus dentes tanto das cáries quanto das doenças. Siga essas etapas:
- Etapa 1: Comece com as superfícies externas de seus dentes; leve o tempo que precisar! suavemente, escove seus dentes superiores e inferiores;
- Etapa 2: Incline sua escova em um ângulo de 45°; escove contra a margem gengival para se livrar de qualquer resíduo de placa presa ou de alimento; suavemente, mova a escova para frente e para trás usando movimentos curtos e largos.
- Etapa 3: Escove a superfície interna de seus dentes (essas superfícies internas também são vulneráveis à placa bacteriana); Use um ângulo de 45° para escovar para trás e para frente.
- Etapa 4: Limpe as superfícies de mastigação dos dentes; lembre-se de usar movimentos curtos para trás e para frente para limpar seus dentes traseiros, onde os alimentos podem ficar presos facilmente.
- Etapa 5: Escove sua língua para remover bactérias que causam odor.
Dicas para uma melhor escovação
Escovar do jeito certo é um excelente começo para uma higiene bucal adequada. Por isso, veja abaixo algumas respostas para algumas das perguntas mais frequentes sobre escovar os dentes:
- Por quanto tempo e com qual frequência os dentes devem ser escovados? Escove seus dentes ao menos duas vezes por dia durante dois minutos cada vez. Use um relógio ou cronômetro para ter certeza que você está limpando seus dentes com devida atenção.
- Qual tipo de escova é mais indicada? Prefira escovas de cerdas macias em sua rotina de escovação, salvo recomendações expressas do(a) dentista. Escovas de dentes com cabeças menores podem alcançar mais facilmente todas as áreas da sua boca. Aliás, uma escova de dente elétrica é uma boa opção para quem tem dificuldade em escovar ou destreza manual limitada.
- Qual creme usar? Existem hoje pastas de dente para diferentes funções, como o clareamento dental. Difícil decidir? Fale com o(a) dentista para saber quais podem ser mais indicados para você.
- É possível escovar os dentes em excesso? Sim, você pode acabar escovando seus dentes excessivamente. Por isso, certifique-se que você esteja usando gestos suaves ao manusear sua escova de dentes. A escovação excessivamente forte pode levar à abrasão, recessão gengival e sensibilidade.
- Com qual frequência a escova de dentes deve ser trocada? Troque sua escova de dentes quando ela começar a parecer desgastada ou a cada três ou quatro meses, o que acontecer primeiro. Troque também depois de qualquer doença para ajudar a evitar a reinfecção.
Ninguém deseja lidar com a dor e os custos provocados por uma cárie dentária ou doença. Comece a implementar cuidados bucais preventivos com a técnica de escovação adequada. Com uma limpeza diária entre seus dentes e visitas regulares ao seu dentista, escovar os dentes corretamente pode garantir que seu sorriso permaneça refrescante, saudável e feliz.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.