Estomatologista trabalhando com equipamento profissional no consultório

Pulpotomia em adultos

A polpa, a parte mais interna de um dente, é composta de vasos sanguíneos e nervos. Às vezes, durante o processo de remoção da cárie profunda, a polpa fica exposta e, sem tratamento, pode infectar-se com bactérias e até mesmo morrer. Nessas situações, o dentista pode optar por fazer uma pulpotomia. Ao remover o tecido pulpar da coroa do dente e com filling de material medicamentoso, a polpa dentro da raíz do dente permanece saudável. Isso é considerado terapia pulpar vital e só é feito quando não há inchaço ou abscesso.

Pulpotomias são normalmente realizadas em dentes de leite. O Case Reports in Dentistry publicou um estudo que conclui que as pulpotomias podem ser bem-sucedidas em dentes permanentes totalmente formados.

Diferença entre pulpotomia e pulpectomia

Esses procedimentos odontológicos parecem semelhantes, mas são realizados por motivos diferentes. Enquanto a pulpotomia envolve a remoção parcial da polpa do dente, a pulpectomia envolve a remoção completa do tecido pulpar de um dente como o primeiro passo no tratamento de canal.

Os dentistas recomendam tratamento de canal após determinar que a polpa de um dente morreu ou foi infectada. A terapia do canal radicular envolve a remoção de toda a polpa doente, tanto na coroa do dente quanto nas raízes. Danos à polpa podem ser causados por trauma, cárie profunda ou um dente rachado que deixa a polpa exposta. Quando as bactérias atingem a polpa, a infecção pode formar um abscesso e se espalhar para o osso circundante. Quando isso acontece, a única alternativa de tratamento para uma pulpectomia ou para um tratamento de canal é a extração do dente.

Pulpotemias em adultos

As Pulpotomias são menos invasivas e menos caras do que o tratamento de canal radicular, embora sua eficácia possa variar. Os autores do estudo do Case Reports in Dentistry estabelecem que o sucesso dos resultados depende de uma série de fatores, como o quão bem o dentista controla o sangramento e mantém a polpa livre de bactérias durante o procedimento. A idade também é um fator a ser considerado, já que a polpa em adultos mais velhos é mais fibrosa e menos irrigada, o que torna o dente mais fraco e reduzindo as chances de um resultado bem-sucedido. Duas outras considerações críticas para resultados positivos são a capacidade de selamento do material para a cura pulpar e o tipo de restauração final. Um estudo publicado no Journal of Dentistry julga que os compósitos de resina obtém piores resultados. Portanto, nos casos em que o custo não é um problema, uma restauração de cobertura total é o ideal.

Você pode sentir um certo desconforto por alguns dias após uma pulpotomia, por causa da inflamação do tecido, mas isso pode ser tratado com um analgésico comum.

Prevenindo a necessidade de terapia pulpar

Acidentes que causam trauma em um dente podem estar fora do seu alcance, mas prevenir as cáries é algo que você e sua família podem fazer. Limite as bactérias que provocam cáries escovando os dentes duas vezes por dia com pasta de dente com flúor, passe fio dental diariamente e use enxaguante bucal. Consulte regularmente o dentista para que ele possa detectar os problemas o quanto antes, quando uma pequena obturação ainda pode ser o suficiente.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.