Quando arrancar um dente mole

Às vezes você arranca o sorriso de alguém. Talvez arranque suspiros... E pode ser até que tenha que arrancar o mal pela raiz. Tudo bem, são coisas boas e, às vezes, necessárias. Mas e quando o assunto é arrancar o dente mole do seu filho? Hum, melhor repensar suas opções. Provavelmente é desagradável para seu filho, mas você deveria arrancar o dente mole dele? Pode não ser o caminho a seguir. Vamos então à raiz do problema.

Por que o dente está mole?

Primeiro, vamos listar as razões pelas quais um dente pode estar mole. As causas de um dente com mobilidade em adultos são muito provavelmente as seguintes:

Felizmente, o problema pode ser tratado de forma rápida e eficiente. Por outro lado, se for o dente de leite do seu filho que está mole, muito provavelmente é a hora desse dente cair para dar lugar ao dente permanente. Se ocorreu algum acidente e o dente amoleceu de forma não natural, consulte o dentista imediatamente.

Primeiro a nascer, primeiro a cair

Normalmente, o dente que nasce primeiro também é o primeiro a cair. O processo de perda dos dentes de leite geralmente começa quando a criança tem cerca de 6 ou 7 anos. É uma jornada longa para acompanhar, pois há 20 dentes de leite e 32 dentes permanentes. Um quadro da cronologia de dentição pode ajudar. As raízes dos dentes de leite são destruídas gradativamente para que o dente caia e dê lugar para o dente permanente. Tentar arrancar um dente mole antes que ele esteja pronto pode causar sangramento e desconforto. Se a criança sentir dor após a extração do dente, experimente as seguintes opções:

  • Evitar alimentos quentes até que a dormência desapareça
  • Ingerir alimentos moles durante as primeiras 24 horas
  • Não escovar a área durante 4 a 5 dias
  • Lavar cuidadosamente com água e sal
  • Tomar medicamentos para aliviar a dor, conforme necessário

Considere o caminho natural

Pode ser bastante incômodo para seu filho e desagradável para você ouvir falar constantemente sobre isso, mas a melhor maneira de extrair o dente mole é não fazer nada, na verdade. O caminho recomendado é que o dente caia naturalmente. Será menos dolorido e sangrará menos. Um pouco de amor e carinho e cuidados bucais depois disso deve ser o suficiente.

Se você tiver alguma dúvida sobre o dente mole do seu filho, entre em contato com o dentista imediatamente. Entretanto, quando se trata de dúvidas sobre a fada dos dentes, recomendamos que você comece a economizar uns trocados o quanto antes e com certa frequência.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.