O dente não é um pedaço sólido de tecido corporal. Pelo contrário, ele tem camadas de tecido com funções exclusivas. Uma dessas camadas, chamada dentina, fica logo abaixo da superfície do esmalte. Os túbulos que passam pela dentina ajudam a perceber as sensações nos dentes. Embora façam parte da função normal dos dentes, podem surgir problemas.
O que são túbulos dentinários?
Os túbulos dentinários são canais microscópicos que irradiam por baixo da superfície do esmalte até o interior do dente, chamado de polpa. Recebem esse nome porque atravessam da dentina. A dentina é o principal componente estrutural e a camada intermediária do dente, que sustenta o esmalte quebradiço no exterior. É menos mineralizada que o esmalte e forma a maior parte da estrutura do dente.
Esses pequenos canais ocos na dentina transmitem sensações do lado de fora para o interior do dente. Esse processo é frequentemente responsável pela sensibilidade que os pacientes sentem quando o esmalte está desgastado. Os túbulos transmitem as sensações de calor e frio. Estímulos pegajosos e ácidos (alimentos) podem afetar as partes desprotegidas do dente, estimulando os nervos e as células em seu interior e causando desconforto, afirma a Associação Americana de Odontologia.
Tratamento da hipersensibilidade dentinária
Pessoas com sensibilidade dentinária devem consultar o dentista para investigar se a dor ou sensação se deve à exposição da dentina nas superfícies dentárias, e não a uma doença ou condição dentária mais grave. Se for apenas sensibilidade dentinária, o paciente pode ajudar a aliviar o desconforto com produtos de venda livre eficazes e de uso contínuo. Por exemplo, os cremes dentais para dentes sensíveis previnem a sensibilidade quando usados continuamente.
Cuide bem da sua saúde bucal para proteger os túbulos dentinários e reduzir o risco de hipersensibilidade dolorosa antes que se torne um problema. Lembre-se de seguir os cuidados diários adequados e ir regularmente ao dentista.