O aparelho autoligado é uma espécie de atualização do modelo tradicional do aparelho ortodôntico. Sua função é a mesma, mas com menos dor e mais velocidade no tratamento.
Quando você lembra do aparelho convencional, a primeira coisa que vem na cabeça são aquelas borrachinhas, não é mesmo? Além de não serem bonitas, elas trazem um grande desconforto na hora da manutenção.
A revolução do aparelho dental autoligado é justamente não ter essas borrachinhas. A função das borrachinhas no modelo tradicional é segurar o fio de metal no bráquete, que é a peça de metal colada em todos os dentes.
O aparelho fixo autoligado não precisa delas por conta da estrutura dos bráquetes. Ela conta com uma espécie de porta, que abre e fecha. O dentista passa os fios com elas abertas, e para prender basta fechar cada um deles.
Por isso, os aparelhos fixos autoligados são uma evolução em relação a outros tipos de aparelhos. Além de serem mais bonitos, os fios que ligam os bráquetes não se soltam com tanta facilidade como no aparelho ortodôntico convencional.
Só de explicar o que é aparelho autoligado, já dá para entender um pouco quais são suas vantagens, não é mesmo?
Para ficar mais claro, confira os 4 principais benefícios do aparelho autoligado.
O aparelho autoligado causa menos dor e desconforto no tratamento de correção dos dentes.
Por não contar com as borrachinhas do convencional, ele consegue “mexer” os dentes para arrumá-los com menos atrito.
Caso você queira uma solução de aparelho ortodôntico que não cause tantas dores, o autoligado pode ser a sua melhor escolha.
Outro ponto positivo para o aparelho autoligado é a sua descrição. Um dos problemas dos convencionais é o seu visual, cheio de borrachinhas e bem visível.
Já o aparelho dental autoligado é bem mais discreto. Isso porque ele conta com bráquetes menores, além de não ter as borrachinhas. Assim, sua aparência é bem mais discreta e agradável.
Um dos temores de quem faz esse tratamento é como limpar aparelho ortodôntico. No caso do autoligado, limpá-lo é bem mais simples do que a versão convencional.
Sem as borrachinhas e com os bráquetes menores, a limpeza dos dentes fica mais fácil. Além disso, ele evita o acúmulo de bactérias na região.
A manutenção de aparelho autoligado também é um ponto positivo. Por conta da sua estrutura, não precisa de ajustes recorrentes. No convencional, existe a necessidade mensal de apertar e trocar as borrachinhas.
Com o aparelho autoligado, o fio aplica força constante e por mais tempo nos dentes. Isso faz com que a necessidade de manutenção fique menor.
O aparelho autoligado e o convencional são indicados para o mesmo tipo de tratamento odontológico, que é a correção dos dentes desalinhados, ou a correção da mordida cruzada.
No entanto, de maneira geral, enquanto o uso do aparelho ortodôntico autoligado torna o tratamento mais eficiente e rápido, o convencional demora mais tempo para chegar ao mesmo resultado.
Seja usando aparelhos fixos autoligados ou tradicionais, uma coisa é sempre necessária: contar com produtos de qualidade que ajudem na limpeza do aparelho.
Os produtos para quem usa aparelho são específicos para isso, e garantem uma limpeza eficaz para que sua saúde bucal esteja em dia ao longo de todo o tratamento.
Por isso, conte com a linha de produtos Colgate Orthogard Solução Completa
Ela foi desenvolvida para você contar com uma proteção especializada enquanto usa o aparelho. Com escova de dentes, fio dental e enxaguante bucal, Orthogard protege seus dentes durante todo o tratamento.
A diferença está na falta de borrachinhas no autoligado. O aparelho convencional precisa delas para manter o fio tensionado. Já no autoligado, o fio se conecta diretamente no bráquete, sem necessidade das borrachinhas.
O dentista é o profissional indicado para colocar o aparelho ortodôntico autoligado. Ele vai analisar seu caso e apontar o melhor tratamento com esse tipo de aparelho.
Os cuidados principais estão relacionados com a higienização. É importante saber como limpar aparelho ortodôntico autoligado, para que seu tratamento não seja comprometido.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para aproveitar ao máximo sua rotina de cuidados dentais.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para aproveitar ao máximo sua rotina de cuidados dentais.