Mastigar gelo inadvertidamente é um hábito bastante comum, especialmente durante os meses quentes de verão. Infelizmente, como muitos outros alimentos duros, o gelo pode prejudicar os dentes, o esmalte dentário e a gengiva. A Associação Americana de Odontologia sugere que o hábito de mastigar gelo deve ser evitado. Mas será que é realmente tão fácil abrir mão de um hábito arraigado? Sabemos que não. Se você gosta de mastigar gelo, experimente estas três alternativas para substituir esse hábito. E para os mastigadores de longa
1. Deixe o gelo derreter
Em vez de mastigar um copo cheio de cubos de gelo, tente deixá-los derreter lentamente na boca. Você terá aquela sensação agradável de refrescamento proporcionada pelo gelo, e ele ainda durará mais tempo do que se você mastigasse todo conteúdo do copo.
Dica: outra opção é dispensar totalmente o gelo nas bebidas e acabar com a tentação de mastigar. Pessoas que têm o hábito de mastigar gelo também podem se lembrar que, ao dispensar o gelo nos restaurantes, estão evitando uma certa quantidade de sujeira, pois sabemos que as máquinas de gelo são difíceis de limpar e muitas vezes podem ser paraísos para bactérias.
2. Substitua o gelo por raspadinha
Você também pode tentar substituir os cubos de gelo normais por tipos menos duros. Experimente raspadinha, gelo triturado, ou até mesmo gelo mastigável "macio", também conhecido como gelo Nugget, que não é tão duro quanto o gelo normal. Faça disso parte de sua rotina e você nem vai sentir falta de mastigar gelo!
Dica: Se você acha impossível abandonar o hábito de mastigar gelo, diga ao dentista. O desejo e o hábito de mastigar gelo podem estar relacionados à deficiência de ferro, e o uso de um suplemento pode ajudar.
3. Substituto para a crocância
A sensação de refrescamento ao mastigar gelo é ótima, assim como a sensação de crocância. Quando você sentir a necessidade de mastigar algo crocante, experimente palitos de cenoura, fatias de pepino ou de maçã ― qualquer coisa agradável e crocante.
Dica: há um benefício adicional de mastigar frutas e vegetais crocantes: a mastigação de material fibroso estimula a produção de saliva, que age como um enxaguante bucal natural, e as partículas de fibra também ajudam a limpar os dentes.