Jovens jogadores de futebol sentados fora do campo

Como evitar um dente lascado?

Alguns alimentos são mais difíceis de comer que outros e podem danificar os dentes, caso você não tome cuidado.

A temporada de churrascos e piqueniques costuma ser o momento mais propício para a ingestão de alimentos que podem fraturar ou lascar os dentes.

Você não precisa abandonar o seu menu favorito ou limitar seus encontros nessa estação (não por esse motivo). Saiba quais alimentos podem lascar ou fraturar seus dentes e o que você pode fazer para se prevenir contra isso.

Alimento para ficar de olho

Quanto mais duro o alimento, mais suscetível ele é de provocar um dente lascado.

Por si só, a carne pode não representar maiores riscos, mas se você estiver grelhando costelas ou coxas de frango, ou servindo a carne com osso intacto, uma possível mordida pode lascar ou fraturar um dente imediatamente.

A espiga de milho é um outro alimento que pode lascar os seus dentes em uma mordida, apesar do milho em si ser macio.

Mastigar um cubo de gelo pode ser a melhor maneira de se refrescar, especialmente se você estiver passando uma tarde de calor ao lado de uma churrasqueira.

Mas cuidado, cubos de gelo estão entre os noves tipos de alimentos que mais provocam danos aos seus dentes, segundo a Associação de Odontologia (ADA).

Como proteger os seus dentes

Você não precisa evitar os alimentos mais populares dos piqueniques com a preocupação de quebrar algo. Em vez disso, basta mudar sua abordagem para saboreá-los. Grelhe algumas espigas de milho, mas em vez de servir na espiga, reserve alguns minutos para soltar os grãos com uma faca. Além de tornar a refeição mais prática, você também permitirá que as pessoas que usam aparelhos ortodônticos desfrutem do alimento.

Se você optar por grelhar diferentes tipos de carne, priorize cortes desossados, como peitos de frango em vez de pernas e asas, e costelas desossadas. Caso você prefira carnes com osso, por conta do sabor, lembre-se de desossá-las antes de servir.

No que diz respeito a se manter confortável durante o preparo do churrasco, priorize um copo de água gelada para reduzir a vontade de mastigar cubos de gelo.

Se você lascar um dente

Às vezes, um dente lascado é inevitável. O que fazer, caso o seu dente seja trincado ou fraturado, dependerá da gravidade do acidente. Por exemplo, se a fissura for pequena e não estiver provocando nenhuma dor, você poderá esperar até a sua próxima consulta ao dentista para resolver esse problema. Nesse momento, seu dentista poderá recomendar o reparo ou não, caso o dente não esteja causando qualquer sensibilidade ou se não for particularmente visível.

Se o seu dente estiver lascado e você sentindo dor, é claro que o melhor é consultar o seu dentista o mais rápido possível. Você pode notar isso ao tentar comer ou morder. Mesmo que não haja lascas visíveis ou o dano pareça pequeno, qualquer nível de irritação requer uma consulta ao dentista para evitar outros problemas e ajudar a salvar o seu dente.

O seu dentista provavelmente realizará radiografias do dente para saber se o nervo ou a raiz foram afetados pela fratura.

Em última instância, proteja o seu dente enquanto espera pelo tratamento. Você pode desejar optar por alimentos mais macios para evitar a pressão sobre o dente quebrado ou, pelo menos, tentar evitar mastigar ou moder com o dente machucado.

Além de prestar atenção ao que você come durante o churrasco ou piquenique, lembre-se de cuidar corretamente da sua boca ao longo do ano e em tudo o que você fizer.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.