Foto de Cárie dentária em uma clínica odontológica
Badge field

Prevenindo a cárie dentária | Colgate®

Published date field

Se não forem tratadas, as lesões de cárie podem causar infecção e perda do dente, sem falar em fortes dores de dente. Leia mais aqui. Quando a comida é frequentemente deixada nos dentes, as bactérias que vivem na boca se desenvolvem, o que por sua vez produz ácido. Com tempo suficiente, o ácido produzido pela bactéria pode danificar seriamente o esmalte, causando cárie. Se não forem tratadas, as lesões de cárie podem causar infecção e perda do dente, sem falar em fortes dores de dente.

A cárie é uma doença?

Embora não costumemos pensar em cárie como uma doença, na verdade se trata de uma doença infecciosa, mesmo que altamente evitável. As bactérias responsáveis pela cárie dentária são mais frequentemente transmitidas de mãe para filho nos primeiros anos de vida. As mães com altos níveis dessa bactéria na saliva têm maior probabilidade de transmitir a doença aos filhos compartilhando um utensílio, beijando ou compartilhando saliva de qualquer outra forma. Uma vez que a bactéria está presente na boca da criança, a doença é crônica e provavelmente nunca desaparecerá completamente.

No entanto, a presença de bactérias causadoras de cárie não o condena a dentes cariados. Combinar uma boa higiene bucal com uma boa alimentação pode manter o esmalte forte.

Prevenindo a cárie

Existem várias coisas simples que você pode fazer para reduzir o risco de cárie e reverter a cárie dentária precoce.

  • Escove os dentes duas vezes ao dia e use fio dental uma vez ao dia usando técnicas adequadas.
  • Use um creme dental fluoretado para ajudar a fortalecer o esmalte.
  • Evite comer lanches doces ou ricos em amido entre as refeições. As bactérias nocivas em sua boca se alimentam desses alimentos e se desenvolvem quando eles estão presentes.
  • Masque goma de mascar sem açúcar aromatizada com xilitol para limpar os dentes quando não puder escová-los. Ele reduz as bactérias nocivas em sua boca.
  • Evite bebidas que possam danificar o esmalte, como refrigerantes, bebidas esportivas e sucos de frutas ácidos.
  • Consulte seu dentista regularmente para realizar exames e limpezas.

Cuidar dos dentes diariamente pode evitar a formação de cárie e deixá-lo com um sorriso saudável que durará a vida inteira.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.