A cárie tem vários estágios de desenvolvimento, começando com o surgimento de manchas brancas que podem evoluir até que as camadas mais internas dos dentes sejam atingidas.
A cárie incipiente é o estágio inicial da doença. Para entender mais sobre o caso, nos acompanhe e confira os tópicos que serão abordados neste conteúdo:
lesão incipiente;
principais causas do surgimento da cárie;
cárie incipiente e tratamento.
O que é uma lesão incipiente?
A lesão de cárie incipiente é o estágio inicial da doença, momento em que ainda não há cavidade nos dentes.
E a cárie, em seu estágio inicial, normalmente apresenta manchas brancas nos dentes em decorrência da placa bacteriana. Por isso, tende a ser mais fácil de ser tratada do que a cárie profunda. Ou seja, é importante ficar de olho nos seus dentes para se prevenir.
Mas, afinal, quais são as principais causas da cárie no estágio inicial?
As principais causas para o surgimento de cárie inicial são:
ausência ou má higiene bucal;
má alimentação (excesso de açúcares).
Portanto, rever os hábitos diários que envolvem o cuidado com a boca pode auxiliar na prevenção dessa e de outras doenças.
Criar costumes como a escovação dos dentes pode prevenir as cáries e te ajudar a estar com a saúde bucal sempre em dia.
O tratamento da cárie incipiente
Como a cárie incipiente é o estágio inicial, não há necessidade de um tratamento mais invasivo, como intervenção na polpa ou, em alguns casos, extração.
No estágio inicial, a solução tende a ser simples. Normalmente, o tratamento pode ser finalizado na primeira consulta e é realizado com a aplicação de flúor, principalmente nos locais em que há presença de placa bacteriana.
Desta forma, as bactérias não se espalham para os outros dentes e não agravam o quadro do(a) paciente.
Lembre-se: consulte um(a) dentista regularmente
A consulta regular ao(à) dentista é imprescindível para a manutenção da saúde bucal.
A partir de consultas periódicas é possível identificar doenças em estágios iniciais, como é o caso da cárie inicial e incipiente, possibilitando que o(a) paciente tenha opções de tratamento mais simples.
O uso de um creme dental que promove proteção extra contra bactérias pode ser um excelente aliado dos bons hábitos bucais.
A pasta de dente Colgate Total 12 Clean Mint, por exemplo, é reconhecida por manter os dentes brancos e oferecer até 12 horas de defesa ativa contra bactérias. Unir o uso de um bom creme dental com o uso diário do fio dental é um excelente método de prevenção da cárie e de outros problemas bucais.
Ficou mais claro? Agora que você entendeu o que é a cárie incipiente, não deixe de cuidar da sua higiene bucal.
Dúvidas frequentes sobre cárie incipiente
É normal ter cárie mesmo escovando os dentes?
Sim, pois, talvez, a escovação realizada não esteja sendo eficiente para a higiene bucal. Além disso, alguns fatores individuais, como a produção de saliva e produção ineficiente do esmalte, podem favorecer o surgimento ou recorrência da cárie.
Como fica o dente após a remoção da cárie?
Após a retirada da cárie o dente fica exposto. Por esse motivo, o(a) dentista faz o preenchimento do local com uma resina que tenha uma cor semelhante à do dente.
Por que tenho tantas cáries?
O excesso de consumo de açúcar está entre os fatores que mais promovem a recorrência do surgimento de cáries. Porém, algumas pessoas são mais suscetíveis ao acúmulo de resquícios de alimentos entre os dentes de difícil acesso para higienização, o que reforça a necessidade de visitas regulares ao(à) dentista para a realização de uma limpeza profissional.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.