Retrato de menino feliz e alegre sorrindo

O que é cárie incipiente?

Um diagnóstico de cárie pode ser assustador, mas se o dentista disser que você tem cárie incipiente, você pode dar um suspiro de alívio. Durante muitos anos, ao primeiro sinal de uma cárie, a consequência era perfuração com a broca e a obturação. Hoje em dia, tratamentos e estratégias simples e não invasivos podem ser a melhor maneira de tratar áreas de cárie precoce, evitando que pequenos problemas se tornem maiores.

O que é uma lesão incipiente?

A exposição repetida aos ácidos bacterianos da boca acaba por provocar a desmineralização do esmalte dos dentes, e essas áreas de cárie precoce são chamadas de cárie ou lesão cariosa incipiente. A cárie geralmente ocorre em qualquer lugar com acúmulo de placa bacteriana, como ao redor da gengiva, nos sulcos dos dentes molares ou ao redor de restaurações existentes. A cárie incipiente pode progredir para a porção da dentina amolecida do dente ou tornar-se inativa através da remineralização.

O Departamento de Saúde de Ohio explica que as áreas ativas de descalcificação do esmalte têm um aspecto rugoso e quebradiço quando o dentista as examina com um instrumento odontológico. Se a lesão começou a cicatrizar por si só, ela terá um aspecto brilhante e textura dura e lisa.

Tratamento da cárie incipiente

Com base nas melhores evidências atuais, a Associação Americana de Consultores Odontológicos defende que as técnicas de remineralização podem interromper ou reverter o processo de cárie nos estágios iniciais. A associação enfatiza que os métodos não cirúrgicos não são apenas mais econômicos, mas têm a vantagem de preservar a estrutura do dente.

Um estudo publicado na revista da Associação Americana de Odontologia concluiu que enquanto a cárie incipiente for não cavitada – ou seja, livre de bactérias – os tratamentos tópicos com fluoreto e aplicação de selantes dentários são os melhores métodos de remineralização. Veja como esses métodos não invasivos e alguns outros tratamentos funcionam para reparar o esmalte dos dentes.

  • Fluoreto. O fluoreto é um mineral que se combina com o fosfato de cálcio no esmalte dos dentes para torná-lo mais forte. O fluoreto também repõe os minerais perdidos, podendo interromper o processo de cárie. É encontrado nas águas das redes de abastecimento e cremes dentais. Como reforço extra para curar a cárie incipiente, o dentista pode sugerir tratamentos tópicos com gel ou vernizes de fluoreto de fosfato acidulado.
  • Selantes. Os selantes são aplicados na superfície de mastigação dos dentes molares para manter os alimentos e as bactérias fora dos sulcos profundos, ao mesmo tempo em que permitem a remineralização.
  • Fosfato de cálcio amorfo. O fosfato de cálcio amorfo (ACP), quando aplicado ao esmalte dos dentes, estimula a recalcificação. Além disso, o ACP aumenta a absorção de fluoreto, melhorando as propriedades de reparo e fortalecimento dessa substância, de acordo com o livro Dental Hygiene Theory and Practice. O ACP também é incorporado a chicletes, materiais odontológicos, pastas de limpeza, sistemas de clareamento e vernizes.
  • Queijo. Este alimento à base de leite pode parecer um remédio improvável, mas o Centro Médico da Universidade de Rochester informa que o cálcio e o fósforo encontrados no queijo, leite, iogurte e outros produtos lácteos ajudam na remineralização, especialmente se consumidos sozinhos ou no final de uma refeição.
  • Saliva. A saliva remove os alimentos e as bactérias causadoras de cárie dos dentes. Como bônus, contém concentrações de fluoreto, cálcio e fósforo que reparam o esmalte. Se você quiser manter o fluxo de saliva, pode mascar chicletes ou pastilhas sem açúcar durante o dia.

O que você pode fazer

Felizmente, há várias coisas que você pode fazer no conforto da sua casa para aumentar sua chance de nunca ter que enfrentar uma broca, mesmo quando diagnosticado com uma cárie nos estágios iniciais.

Em primeiro lugar, bons hábitos de higiene bucal são uma obrigação: escovar os dentes três vezes ao dia com um creme dental fluoretado, usar o fio dental uma vez ao dia e fazer bochechos com um enxaguante bucal antimicrobiano. Vá ao dentista a cada seis meses para limpezas regulares. Avaliações odontológicas frequentes ajudarão a identificar a cárie antes que ela avance para um estágio que requer a perfuração e restauração do dente.

Outra dica é diminuir o consumo de lanches entre as refeições e evitar comidas e bebidas com muito açúcar. Os açúcares e carboidratos dos alimentos e bebidas provocam ataques ácidos que são prejudiciais aos dentes.

Nunca será uma boa notícia descobrir que tem uma cárie, mas se for uma cárie incipiente, não será tão ruim assim. Ao manter seus cuidados domiciliares e seguir as recomendações do dentista, essa pequena cárie pode simplesmente desaparecer.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.