um homem adulto e uma menina escovando os dentes em frente ao espelho, ambos vestem roupas brancas.

Com dúvidas sobre os cuidados com a gengiva? Vem com a gente conhecer mais!

Muitas pessoas não consideram, mas ter cuidados com a gengiva é essencial para a saúde bucal.

Mas, calma, evitar doenças na gengiva é mais fácil do que parece! Por esse motivo, neste conteúdo iniciaremos apresentando uma definição sobre o que é gengiva para que você entenda a importância dos cuidados, para na sequência:

  • mostrar as doenças gengivais e como evitá-las;

  • sintomas mais comuns quando há algo de errado com sua gengiva;

  • melhores tratamentos;

  • como manter a gengiva saudável;

  • produtos de higiene bucal que podem ajudar a manter a saúde bucal.

Continue a leitura e confira!

O que é gengiva?

Gengiva é um tecido mole responsável por cobrir os ossos que sustentam os dentes, criando uma barreira ao redor deles, impedindo que a placa bacteriana penetre na camada óssea com tanta facilidade.

Uma gengiva saudável possui uma coloração mais rosada ou coral, embora dependendo da etnia da pessoa, outras pigmentações podem predominar.

Conheça as doenças gengivais que precisa evitar

Quando a gengiva não recebe os cuidados necessários pode desenvolver algumas doenças que prejudicam a saúde bucal, são elas:

Gengivite

A inflamação na gengiva ou gengivite tem como característica a alteração da coloração natural da gengiva e, em alguns casos, sangramento gengival. É o primeiro estágio da doença periodontal.

Periodontite

A periodontite é o estágio avançado da gengivite não tratada adequadamente. Tem como característica a destruição gradual das estruturas que sustentam o dente.

O termo periodontal significa ao redor dos dentes, por esse motivo esse foi o nome dado a essa condição que afeta desde a gengiva até os dentes, inclusive a parte óssea.

Periodontite moderada

Considerando que a periodontite afeta a camada óssea dos dentes, é uma infecção que possui estágios.

A periodontite moderada diz respeito ao estágio em que a infecção começa afetar os ossos, podendo comprometer a vitalidade dos dentes, porém ainda é um quadro reversível, apesar de deixar algumas sequelas.

Periodontite avançada

A periodontite avançada diz respeito ao estágio da doença em que os dentes já possuem mobilidade na gengiva, isto é, se movem e se não tratados adequadamente pode se tornar um quadro irreversível.

Retração gengival

A retração gengival ocorre quando o tecido da gengiva diminui, deixando os dentes e, consequentemente, a raiz cada vez mais expostos.

Quais sintomas são um alerta para saúde da sua gengiva?

Alguns sintomas podem indicar que algo não está bem com a saúde bucal, em específico, com a gengiva, por exemplo, alterações na coloração e maior sensibilidade.

Na sequência, serão apresentados alguns sintomas que devem ser considerados como alerta para a procura por um(a) dentista:

Gengiva inchada

Gengiva inchada e sensível é um dos primeiros sintomas de doença na gengiva, neste momento já é indicado passar por avaliação de um(a) dentista para que uma limpeza profissional possa ser realizada.

Gengiva sangrando

O sangramento na gengiva pode ocorrer durante a escovação ou uso do fio dental. É um sintoma que não deve ser desconsiderado, pois pode agravar para condições com maiores prejuízos à saúde bucal.

Gengiva inflamada

A presença de ferida na gengiva ou coloração muito alterada é um dos indícios de gengiva inflamada e que é necessário ter mais cuidados na hora de realizar a higiene bucal para não ocasionar sangramentos.

Que tal saber se a sua gengiva está saudável? Basta fazer um teste de saúde gengival online e gratuíto aqui mesmo para descobrir se você tem sinais de gengivite.

Sentindo dor na gengiva? Saiba quais os melhores tratamentos

O melhor tratamento para dor na gengiva deverá ser determinado pelo(a) dentista, que definirá o que poderá ser feito em consultório juntamente com a participação ativa do paciente diariamente.

Dentre os tratamentos que normalmente são indicados:

  • profilaxia ou limpeza profissional;

  • intensificar a higiene bucal em casa com produtos apropriados.

Porém, dependendo do paciente, se usa ou não aparelho odontológico, se tem cáries ou não, podem ser recomendados outros tratamentos, por esse motivo, o(a) dentista é quem poderá afirmar com certeza o melhor tratamento para cada caso.

Você já ouviu falar sobre remédios caseiros para dor na gengiva?

Alguns cuidados realizados em casa podem ajudar no tratamento feito em consultório, aliviando os sintomas causados pela gengivite. 

Dentre as ações que podem ser feitas pelo próprio paciente, o uso de remédios caseiros como:

  • água morna com sal;

  • bochecho com chás, com o de alcaçuz;

Podem aliviar a dor, além de funcionarem como antibactericidas.

Cuidado com as recomendações na internet!

Atualmente, há muitas informações online, dentre elas algumas não são verdadeiras, por isso, é sempre importante buscar informações online de fontes confiáveis e em sites de marcas que se preocupam em fornecer informações úteis e de qualidade para todos.

Mas, afinal, como manter a gengiva saudável?

Para manter a gengiva saudável, assim como todo o restante da boca, é necessário realizar consultas periódicas com um(a) dentista para que a saúde bucal seja avaliada.

Os cuidados diários de higiene bucal, com o uso de produtos com os da linha PerioGard podem ajudar a evitar que inflamações e infecções se desenvolvam na boca.

E quais produtos ajudam na higiene da gengiva

Os produtos que ajudam na higiene da gengiva e dos dentes são os que já estão presentes no cotidiano de muitos:

  • escova de dentes;

  • pasta de dente;

  • fio dental;

  • enxaguante bucal.

Porém, vale ressaltar que para evitar causar inflamações na gengiva a escova precisa ter cerdas macias e em casos de gengiva sensível ou inchada, é indicado o uso de pasta de dente que crie uma barreira protetora na gengiva, assim como a Colgate Sensitive Pro Alívio.

Esse conteúdo foi útil para você conhecer um pouco mais sobre saúde bucal e gengiva? Agora, já anota na agenda uma conversa com o seu(sua) dentista

 

Dúvidas frequentes sobre gengiva

Como aliviar a dor na gengiva?

Em casa, é possível aliviar a dor na gengiva realizando um bochecho com água morna e sal, além dos cuidados de higiene bucal. Procure um dentista para avaliar o motivo da dor e o tratamento adequado.

Qual é a função da gengiva?

A gengiva tem como função servir de sustentação para os dentes.

Qual especialista para gengiva inflamada?

O periodontista é o especialista indicado para o tratamento de gengiva inflamada.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.