Um diastema corresponde a um espaço entre dois de seus dentes, o que pode ocorrer em qualquer região da boca. Ainda assim, frequentemente ele é observado entre os dois dentes da frente. Segundo a Associação Americana de Odontologia (ADA), a maior parte da literatura odontológica relata que entre 1,6% e 25,4% dos Norte-Americanos adultos possuem algum tipo de lacuna entre os dentes. Ainda que esses espaços possam ser angustiantes, seu dentista pode ajudá-lo a tratar deles ao longo do tempo. Os dentistas podem optar pela restauração adesiva dentária para camuflar esses espaços indesejados.
Restauração adesiva para espaços entre os dentes da frente
O que é a restauração adesiva?
A restauração adesiva é um tratamento dentário cosmético que faz uso de uma resina composta da cor dos dentes. Seu dentista pode esculpir cuidadosamente a resina no formato e tamanho adequados para cobrir os espaços entre seus incisivos frontais.
O procedimento em si é bem simples e pode ser realizado em uma única visita ao seu dentista. Em primeiro lugar, o seu dentista selecionará um determinado tom do material adesivo que combine perfeitamente com os seus dentes. Em seguida, as superfícies dos seus dentes serão preparadas para receber o material adesivo. A essa altura, o seu dentista procederá com um delicado condicionamento na superfície dos dentes, aplicando em seguida um líquido condicionador que facilitará a aderência do adesivo.
Aplicação do material
Quando seus dentes estiverem preparados, a resina poderá ser aplicada. Esse material tem uma textura semelhante à de uma massa, permitindo ao dentista moldá-la e modelá-la quando ele já estiver em sua boca. Uma vez satisfeito com a aparência dos dentes da frente após a aplicação, o seu ou a sua dentista utilizará uma luz ultravioleta para endurecer o material. Em seguida, ele será polido para evitar qualquer irritação na parte interna dos seus lábios. Depois disso, o procedimento terá terminado.
Bons candidatos
A restauração adesiva pode ser utilizada para fechar espaços entre os dentes de algumas pessoas, mas lembre-se que ela não substituiu o tratamento ortodôntico. De acordo com o National Institutes of Health (NIH), o diversos pacientes com diastemas não podem ser tratados unicamente com esse tipo de restauração. Caso você tenha algum outro problema dentário, para além dos espaços – por exemplo, dentes tortos ou mordida desalinhada –, seu dentista recomendará uma visita a um ortodontista.
No entanto, se o seu problema seja apenas um pequeno espaço entre seus dois dentes frontais, o tratamento ortodôntico pode não ser necessário e seu dentista pode fechar esse espaço valendo-se somente do procedimento de restauração adesiva. Você será informado por ele, caso seja um bom candidato para esse procedimento, depois de sua boca seja examinada - mas sinta-se sempre livre e à vontade para perguntar.
A restauração adesiva é adequada para você?
Se o seu dentista disser que o espaço entre os seus dentes pode ser remediado pela restauração adesiva, ainda assim existem algumas coisas para pensar antes de se submeter ao tratamento. Alguns hábitos podem tornar esse tipo de tratamento menos adequado para você. Portanto, certifique-se de expor qualquer uma das seguintes preocupações que você possa ter com o seu dentista.
Primeiro, o material da restauração adesiva é poroso. Por essa razão, caso você fume ou beba café regulamente, a resina composta pode ficar manchada e apresentar uma coloração amarela. Caso você esteja preocupado especificamente com a coloração, o seu dentista pode recomendar o fechamento do espaço com facetas de porcelana, que não tingem tão facilmente. No entanto, seus dentes naturais podem perder a cor. Por isso, para manter a coloração em harmonia com suas facetas, faça uso de um creme dental branqueador em sua rotina de cuidados bucais.
Outra observação importante, o material adotado nesse tipo de restauração não é tão forte quanto seus dentes naturais. Isso significa que pessoas que possuem hábitos como roer unhas e morder tampas de canetas podem acabar lascando o material adesivo, visto que o mesmo encontra-se nos dentes da frente. A restauração adesiva geralmente dura muitos anos, mas caso você tenha o hábito de morder, a necessidade de reparos pode aparecer antes que o esperado.
O espaço entre seus dentes da frente sempre justifica uma visita ao dentista para discutir as opções de tratamento. A restauração adesiva pode ser um tratamento adequado para você. Caso não seja, você pode procurar alternativas de ortodontia ou similares, ou ainda um método de tratamento mais abrangente.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.