Mulher com dente que dói com água gelada
Badge field

Seu dente dói com água gelada? Veja 7 maneiras de tratar esse incômodo!

Você já sentiu dor nos dentes ao consumir algum alimento ou bebida muito gelada? As queixas de dentes sensíveis à estímulos térmicos são as mais comuns dentro de consultórios odontológicos. É normal sentir que o dente dói com água gelada, mas é importante você ter atenção a alguns sinais.

Esse tipo de dor nos dentes pode acontecer em qualquer momento da vida. Porém, eles podem indicar alguns problemas mais graves do que apenas a sensibilidade e afetar a sua qualidade de vida. As causas mais comuns podem ser as cáries ou a exposição da raiz dentária.

Existem outros motivos para sentir o dente doendo com coisa gelada. São condições que deixam o dente suscetível a estímulos térmicos externos, como o frio. Mas, existem formas de amenizar essa condição. Separamos sete maneiras infalíveis para tratar esse incômodo. Confira!

Por que o dente dói com a água gelada?

Antes de vermos as formas de tratar o incômodo, é importante você conhecer algumas das principais causas que deixam o dente doendo com água gelada. São doenças que atacam a região bucal e podem gerar um desconforto muito grande na hora de ingerir bebidas e alimentos frios. Trouxemos as quatro principais. Veja!

Cáries

A cárie é uma doença causada pelo acúmulo de bactérias, que corroem o esmalte do dente. Ela é visível pelos buracos pretos que aparecem na sua superfície. Quando não for tratada, essa doença pode atingir a região dental interna. Caso isso ocorra, ela danifica a dentina e causa grande sensibilidade.

Polpa volumosa

A polpa é a região interna do dente, recheada de vários vasos sanguíneos e terminações nervosas. Quando cáries e outras doenças periodontais não são tratadas, ela pode passar por um processo de infecção ou inflamação. Isso a deixa volumosa e exposta a estímulos térmicos, causando sensibilidade nos dentes.

Retração gengival

Outro problema que deixa os dentes sensíveis é a retração gengival. Trata-se do afastamento ou retração do tecido gengival que recobre os dentes. A raiz fica exposta, e sente diversos estímulos externos, como o frio. Ela pode ocorrer por escovação agressiva ou bruxismo, entre outros fatores.

Sensibilidade dental

A causa mais corriqueira de dente sensível ao gelado é a sensibilidade. Alguns desses problemas que citamos anteriormente são causas para deixar os dentes mais propensos a estímulos como frio e calor. Essa é uma situação que pode causar grande incômodo e desconforto para quem a atravessa.

7 maneiras de aliviar quando o dente dói com água gelada

Até aqui, vimos as causas para a sensibilidade no dente com gelado. O desconforto gerado por essa condição pode levar a um grande incômodo. Porém, existem algumas formas para aliviar essas dores ao tomar um copo bem gelado de água. Vamos mostrar sete maneiras infalíveis para dizer adeus a essa condição. Veja!

Aplicação de flúor

A aplicação de flúor é um tratamento comum para tratar a sensibilidade na região dental. Ele é aplicado diretamente nos dentes que estão sensíveis, ajudando a reconstruir o esmalte e reduzindo a dor e incômodo. Além disso, ele é um ótimo produto para evitar problemas com cáries e gengivite.

Evite alimentos e bebidas que causam sensibilidade

Existe uma série de alimentos e bebidas que causam mais sensibilidade na região. Por exemplo, é possível sentir dor no dente ao beber água gelada. Ainda que seja comum, outros produtos podem trazer essa sensação, como . refrigerantes, café e alimentos muito ácidos em excesso.

Canal

O canal é um tratamento que ajuda a melhorar a sensibilidade. Ele consiste na remoção da polpa dentária inflamada, removendo toda a camada de tecido comprometida. Esse processo alivia a sensação de dentes sensíveis, pois renova a camada interna do dente.

Restauração

Outra forma de aliviar as dores de sensibilidade é com uma restauração nos dentes. As principais causas para essa condição é a exposição da dentina, camada interna do dente. Ao realizar uma restauração, é possível construir uma nova proteção para essa parte interna. Isso faz com que a sensibilidade diminua.

Boa higiene bucal

A melhor forma de evitar um dente sensível doendo é com uma boa higiene bucal. Manter uma rotina de limpeza dos dentes está no centro de todos os cuidados com a região. Isso começa desde a infância, aprendendo a importância de escovar os dentes três vezes ao dia e passar fio dental diariamente.

Tratamentos periodontais

E com o dente sensível doendo, o que fazer? A melhor opção é procurar seu dentista, que irá prescrever um tratamento específico para resolver seu problema. De acordo com a extensão do seu problema, esse profissional consegue direcionar o melhor método para parar esse incômodo. Canal e restauração são alguns deles.

Usar cremes dentais para sensibilidade

Por fim, tenha à mão um bom creme dental para sensibilidade. Esse produto é desenvolvido para amenizar as sensações de dores na região dental. Isso ocorre pela composição, com ingredientes que ajudam a proteger as terminações nervosas que estão expostas.

Deixe seus dentes livres da sensibilidade com Colgate Sensitive Pro Alívio.

 

Dúvidas frequentes sobre dente dói com água gelada

O dente também pode ficar sensível a alimentos quentes?

Sim, os dentes também podem ficar sensíveis com alimentos muito quentes. Essa condição ocorre por alguns fatores, como a exposição da raiz do dente. Nessa condição, ela recebe inúmeros estímulos externos. Eles causam grande sensibilidade nos dentes, pelo contato com as terminações nervosas.

Como prevenir a sensibilidade nos dentes?

Existem algumas formas de prevenir a sensibilidade no dente com gelado. Procure escovar os dentes de forma mais leve e sem agressividade, e inclua um creme dental para dentes sensíveis. Por fim, cuide da sua alimentação. Evite o consumo excessivo de refrigerante e café, por exemplo.

Aliás, sabia que você pode fazer um teste online e gratuito para saber se você tem sensibilidade nos dentes? É só participar do Programa Leve a Vida Sem Dor, criado especialmente pela Colgate para você, e descobrir.

E se o dente estiver infeccionado, qual o tratamento?

O tratamento periodontal mais indicado para infecção nos dentes será de acordo com a condição apresentada pelo paciente. A infecção na polpa dentária exige um tratamento de canal, por exemplo. Em casos menos graves, é possível administrar o uso de antibióticos. Já em casos mais sérios, o recomendado pode ser a extração.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.