Mulher jovem usando um spray bucal.

Como o spray bucal ajuda quem tem boca seca

Você já sentiu a sua boca seca durante o dia ou mesmo no meio da noite, chegando a acordar por causa desse incômodo? É uma sensação desagradável que pode ser resultado de uma condição, chamada de xerostomia. Mas sabia que o spray bucal ajuda quem tem boca seca?

Isso porque esse aparato pode renovar momentaneamente a "irrigação" que a boca precisa. Afinal a boca seca é a redução da saliva, podendo causar desconforto e problemas de saúde bucal mais sérios.

Nesse conteúdo, vamos dar mais detalhes sobre os sprays bucais e de que jeito eles podem te ajudar quando você sentir a sua boca seca.

Mas, lembre-se: fale com o(a) dentista se isso se repetir com frequência até para você saber o que é boca seca e se pode ter essa condição de saúde bucal, combinado?

O que é um spray bucal afinal?

O spray para boca ajuda saliva no alívio da sensação de secura bucal. É certo que essa substituição não é completa, afinal a sua saliva é parte do seu organismo e nada pode substituí-la totalmente. Mas o spray bucal, como alternativa paliativa, tem, sim, seus benefícios. Isso porque o spray de boca pode aliviar temporariamente a sensação de secura porque deixa uma película protetora de umidade nos tecidos orais.

Como o spray bucal alivia a sensação de boca seca?

Um dos segredinhos desses produtos é que, em geral, têm o xilitol em sua composição. Esse adoçante de baixo valor calórico pode:

  • ajudar na redução da formação de placa bacteriana,
  • estimular o aumento do fluxo salivar, entre outros benefícios para a boca.

Por isso, veja no rótulo dos sprays que for escolher se usam esse ingrediente em suas fórmulas.

E, lógico, pergunte ao(à) dentista quais sprays bucais você pode usar.

Benefícios dos sprays bucais

Não é por acaso que esse tipo de produto é indicado para a manutenção da saúde da sua boca. Afinal, ele tem diferentes benefícios:

  • são portáteis para que você possa usá-los em diferentes situações sem se incomodar em tê-los na bolsa ou mochila, por exemplo;
  • você pode usar com a frequência que precisar, segundo a orientação do(a) dentista;
  • essas duas vantagens te permitem hidratar a boca em diferentes situações e momentos do dia, aliviando as condições associadas à boca seca, como dificuldade para falar, mastigar ou engolir,
  • você também pode reduzir a chance de cáries, doenças gengivais e infecções, os sprays para boca ajudam ainda a prevenir o acúmulo de bactérias na boca.

O que fazer além de usar sprays bucais

Embora eles tragam um alívio momentâneo, não são uma cura para a boca seca. Isso porque os efeitos do spray desaparecem em algum momento, deixando a boca seca novamente.

No longo prazo, o ideal é conversar com o(a) dentista para saber se o caso de você começar a tratar causas da boca seca, como:

  • ansiedade e estresse,
  • desidratação,
  • efeitos colaterais da medicação,
  • distúrbios autoimunes e neurológicos,
  • outras condições, como diabetes, HIV/AIDS, tabagismo e distúrbios do sono.

Higiene bucal com boca seca

Como você viu até agora, o spray bucal é um recurso adicional que ajuda na hidratação da sua boca em momentos em que ela fica seca. Mas é fundamental também ter uma rotina de higiene bucal adequada, que inclui consultas com o(a) dentista pelo menos duas vezes por ano.

Com a boca seca, aumenta o risco de cárie e outras condições bucais, é essencial cuidar bem de seus dentes e gengiva.

Por isso, as consultas e um acompanhamento são indispensáveis, combinado?

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.