Durante o crescimento dos filhos, é normal se preocupar com que eles não fiquem com dente de quem chupa dedo.
Esse receio é bastante válido porque o hábito pode afetar a dentição e a formação da mandíbula dos pequenos. E, em muitos casos, crianças podem chupar os dedos por anos.
A boa notícia é que existem algumas maneiras de ajudar a criança que chupa dedo a parar. Veja cinco sugestões para te socorrer nesse tema.
Como fica o dente de quem chupa dedo?
O dente de quem chupa dedo pode ficar desalinhado pelo ato contínuo de succionar. E a questão é que chupar dedo, é relaxante para bebês e crianças pequenas.
Por isso, ver o bebê com dedo na boca é normal, até mesmo como aprendizado e prática da sucção, tão importante para a amamentação.
Mas a criança que fica chupando o dedo por muito tempo pode ter problemas dentais sérios durante seu crescimento, prejudicando tanto o dente de leite, quanto a futura dentição permanente.
Na dúvida, o ideal é consultar o(a) odontopediatra para entender se há riscos.
Primeiros sinais
Um dos primeiros sintomas do dente de quem chupa dedo é a sua posição. Os dentes de cima podem se inclinar para frente, e os de baixo vão em direção oposta. Geralmente, acontece onde o dedo fica posicionado na hora de chupar.
Além da boca com dentes tortos, esse hábito prolongado traz problemas para o céu da boca. As crianças que chupam o dedo geralmente respiram com a boca, deixando a parte de cima mais estreita e profunda.
Por isso, o dente de quem chupa dedo está associado com a mordida cruzada e aberta. Ambas acontecem quando os dentes não estão alinhados, e na hora de morder eles não se encaixam da maneira certa.
A mordida aberta é fácil de identificar: é quando existe um espaço entre os dentes de baixo e de cima. Na hora de morder, dá para ver esse espaço exatamente onde a criança coloca o dedo.
5 dicas para ajudar a criança que chupa dedo a largar esse hábito
Veja cinco dicas para ajudar os pequenos a largarem essa prática do dedo na boca.
Troque pela chupeta
Uma das formas de evitar o dente de quem chupa dedo, é estimular a troca desse hábito pela chupeta, com a orientação do(a) odontopediatra.
Ela é menos prejudicial para a criança e é mais fácil de “controlar”, além de ser um hábito mais higiênico.
Incentive a criança a parar
Para evitar o dente de criança torto, é importante incentivar a criança a parar de chupar seu dedo.
Tente sempre falar de forma positiva quando ela está conseguindo ficar sem o dedo na boca.
O incentivo é mais efetivo do que o reforço do mal comportamento, como uma forma de repreender a criança que está chupando o dedo.
Tente associar a algum motivo
Procure entender quais são os motivos que levam seus filhos a chuparem o dedo. Ele pode ser um sintoma de ansiedade ou insegurança.
Saber como está a escola, por exemplo, é uma saída para evitar que ele fique com boca de quem chupa dedo.
Crie um sistema de recompensa
Desenvolva algumas recompensas para incentivar. Você pode criar um sistema por dias ou semanas que ele não chupar o dedo.
Isso ajuda a evitar o desenvolvimento do dente de quem chupa dedo, porque a criança vai ligar a recompensa com bons hábitos e evitar os ruins.
Consulte o(a) odontopediatra
Por fim, não deixe de levar seu filho até um odontopediatra. A palavra de um especialista pode ajudar a criança a entender melhor os efeitos desse hábito.
O dentista pediátrico é preparado para lidar com crianças. Ele vai explicar da melhor maneira para o entendimento do pequeno, que ele pode ficar com os dentes tortos caso não pare de chupar o dedo.