Homem com dentes saudáveis olhando no espelho em casa
Badge field

Dentista geral ou dentista estético: quem você deve consultar?

Você sabe que deve consultar o dentista duas vezes por ano para limpar e examinar os dentes. Um dentista geral pode ajudá-lo a manter seu sorriso o mais saudável possível. Mas o que você pode fazer se estiver preocupado com a aparência dos seus dentes? Assim como você consulta um cirurgião plástico para tratamentos estéticos no corpo, você pode consultar um dentista estético para tratamentos estéticos que melhoram a aparência de seus dentes.

Saiba mais sobre as diferenças entre um dentista geral e um dentista estético e descubra se você precisa consultar um ou outro para o tratamento que deseja realizar.

O que fazem os dentistas gerais e estéticos?

Seu dentista geral é o seu recurso de referência para sua saúde bucal em geral. Como observa a British Columbia Dental Association, um dentista geral geralmente diagnostica doenças bucais, fornece tratamentos preventivos (como limpezas), examina e interpreta seus raios-X e elabora planos de tratamento para ajudá-lo a alcançar ou manter sua saúde bucal.

Um dentista estética se concentra na aparência de seus dentes e gengivas. Como descreve a Academia Americana de Odontologia Estética, dentistas estéticos fornecem uma ampla gama de procedimentos estéticos, como clareamento de dentes, implantes dentários, restauração de dentes e facetas.

Formação obrigatória para um dentista geral

Para se tornar um dentista, é préciso se formar em uma escola de odontologia credenciada e obter um diploma de Doutor em Cirurgia Dentária ou um grau de Doutor em Medicina em Odontológica. Como aponta a Associação Americana de Odontologia (ADA), esses dois diplomas são equivalentes. As escolas simplesmente ecolhem qual termo usar para o diploma.

O diploma de dentista prepara o profissional para uma carreira de dentista geral. Assim como alguns médicos buscam treinamento adicional para se especializar em uma determinada área, alguns dentistas também podem optar por se especializar em certas áreas de tratamento. Por exemplo, eles podem concluir um treinamento adicional para que possam tratar doenças gengivais, fornecer tratamento ortodôntico ou substituir dentes perdidos. A ADA observa que existem 10 especialidades odontológicas reconhecidas. Dependendo, um dentista pode completar de um a oito anos de formação adicional para obter a certificação em uma especialidade, como ressalta a ADA.

Treinamento para dentistas estéticos

Curiosamente, a odontologia estética não é uma das 10 especialidades reconhecidas pela ADA. No entanto, embora não seja uma especialidade reconhecida, existem maneiras para um profissional que deseja se tornar um dentista estético se destacar e concluir um treinamento especializado além da faculdade de odontologia.

Existem vários programas que oferecem treinamento avançado para dentistas que desejam se especializar em odontologia estética ou oferecem serviços odontológicos estéticos para pacientes, de acordo com a AACD. A AACD também possui um programa de acreditação que reconhece dentistas que foram aprovados em um processo de exame de vários anos que inclui um teste escrito, casos clínicos e um exame oral. De acordo com a AACD, existem apenas 350 membros credenciados em todo o mundo, e consultar um desses dentistas pode ajudá-lo a ter mais confiança de que está recebendo tratamento de um profissional altamente capacitado

Que tipo de dentista você deve consultar?

Se você deseja clarear seus dentes profissionalmente, está considerando colocar facetas ou precisa de um implante ou restauração dentária, você pode se perguntar com quem você deve consultar - um dentista estético ou geral? Tudo depende. É possível que seu dentista geral tenha concluído um treinamento adicional na área ou que tenha experiência na execução do tratamento específico que você deseja. Caso contrário, eles provavelmente irão encaminhá-lo para outro dentista que tenha mais experiência com o procedimento.

Se você decidir consultar um dentista estético em vez de um dentista geral para o seu tratamento, faça algumas pesquisas primeiro. A AACD também conta com um diretório de membros que você pode pesquisar.

Quer decida trabalhar com um dentista generalista ou com um dentista estético, discuta extensivamente o tratamento que deseja antes de começar. Você vai querer ter uma ideia realista do que o tratamento implicará em termos de tempo e despesas e se ele lhe dará o sorriso que você deseja.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.