A sua boca é o lar de uma grande quantidade de bactérias, assim como outras partes do seu corpo. E algumas bactérias podem ser bem prejudiciais à sua saúde.
Por exemplo, uma saúde oral prejudicada pode abrir espaço para as bactérias do gênero Streptococcus mutans, que são responsáveis pela placa bacteriana nos dentes.
Além disso, a falta de limpeza dos dentes pode favorecer o surgimento da Staphylococcus aureus, por exemplo, uma bactéria que causa muitos tipos de infecção, desde furúnculos até endocardites (infecções no coração).
Daí você pode estar se perguntando:
Como um problema na boca pode atingir outras partes do corpo?
A resposta é simples: dependendo das condições gerais de saúde, as bactérias orais podem entrar na corrente sanguínea, podendo causar inflamação nas artérias e até mesmo afetar os níveis de açúcar!
Percebeu como é importante manter a higiene da boca sempre em dia?
Uma boa escovação dos dentes é a forma mais eficaz de deixar a sua boca livre de várias doenças, entre elas:
gengivite: condição inflamatória que afeta a gengiva.
periodontite: infecção que afeta as estruturas de suporte dos dentes, incluindo osso alveolar, ligamento periodontal e tecidos gengivais.
cáries: lesão em forma de cavidade, que afeta o esmalte dentário e outras estruturas do dente.
mau hálito: odor desagradável causado pelas bactérias acumuladas na língua, entre os dentes e ao redor das gengivas.
Os cuidados com a boca trazem benefícios a médio e longo prazo. E o melhor, para manter uma boca saudável não é preciso gastar horas e mais horas do seu dia.
Em poucos minutos, é possível fazer a escovação correta dos dentes, passar o fio dental para remover os restos de alimentos e higienizar bem a língua para evitar o temido mau hálito!
Veja só as 5 super dicas de saúde bucal para você arrasar na higiene da boca e aprender de vez como manter os dentes saudáveis:
O primeiro passo para manter uma boa saúde oral é escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, sempre após as refeições.
Para isso, escolha uma escova de cerdas macias que alcancem todas as superfícies dos dentes, incluindo a parte externa, interna e a superfície de mastigação.
Além de contar com uma boa escova de dente, é importante usar o fio dental para eliminar a placa bacteriana e os resíduos de alimentos entre os dentes e na linha da gengiva.
Para fechar a higiene da boca com chave de ouro, não dispense o
Por conta da superfície rugosa, é comum que as bactérias se acumulem na língua.
Isso pode contribuir para o mau hálito e, em casos mais graves, essas bactérias podem se espalhar para as gengivas, inflamando tecidos e causando outros problemas dentários.
Com um limpador específico, você melhora o paladar e mantém a saúde oral em dia!
A dieta equilibrada é um dos segredos para ter uma boca saudável. Por isso,
evite exagerar nos alimentos açucarados e bebidas ácidas: eles podem acelerar o desgaste do esmalte dentário e a formação das cáries;
priorize o consumo de frutas, legumes e proteínas magras: que entregam os nutrientes necessários para dentes e gengiva.
Vale lembrar que nenhum desses cuidados substitui a visita regular ao dentista. Assim, é possível fazer exames, limpezas mais profundas, e, claro, identificar problemas que podem afetar a saúde oral.
Para que os resultados do consultório durem por muito tempo, é fundamental contar com produtos de qualidade na limpeza diária. Por isso, experimente os produtos da linha Colgate Total e garanta uma proteção completa para sua saúde bucal. Eles combatem as bactérias prejudiciais da boca e ajudam a prevenir problemas bucais como erosão de esmalte, placa bacteriana, tártaro, mau hálito e cárie.
A alimentação tem papel importante na saúde da boca, já que o consumo de nutrientes como cálcio, fósforo e vitamina C e D deixam os dentes mais fortes. Por isso, invista em uma dieta com leite, queijo, peixes, ovos, frutas e vegetais. Por outro lado, evite alimentos açucarados e bebidas ácidas que atacam o esmalte e aumentam o risco de cáries.
A falta de saúde oral traz problemas, tanto na boca quanto em outras partes do corpo. Entre eles estão a cárie, gengivite, halitose, além de doenças ainda mais graves, como doenças cardíacas, diabetes e pneumonia.
A língua pode acumular uma grande quantidade de células mortas, restos de alimentos e vários tipos de bactérias. Com uma limpeza eficaz, você previne infecções e doenças bucais, além de reduzir o mau hálito que pode interferir na sua autoestima!
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para aproveitar ao máximo sua rotina de cuidados dentais.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para aproveitar ao máximo sua rotina de cuidados dentais.