Homem sentado no chão de boné lendo no celular sobre língua inchada
Badge field

Veja 5 principais causas da língua inchada

Published date field

Você percebe um certo desconforto na boca, vai até o espelho e nota a língua inchada. E isso pode até trazer uma certa preocupação.

O fato é que o inchaço na língua pode ter várias causas, desde uma mordida acidental até condições mais sérias, como infecções, diabete e gastrite.

Por isso, se você perceber a língua inchada de repente, o primeiro passo é saber mais sobre as possíveis causas. Veja neste conteúdo quatro principais razões para essa condição e formas de tratar.

Boa leitura!

 

Diferença entre língua inchada e saliências normais

A língua é formada por músculos e tecidos. Por isso, é comum que tenha saliências ou texturas variadas, o que não tem nenhuma relação com a língua inchada.

Entre essas saliências, estão:

 

  • papilas gustativas: são pequenas elevações com células sensoriais que detectam os sabores e papilas gustativas em condições normais costumam ser pequenas, arredondadas e bem distribuídas na língua, com uma textura suave;

  • sulcos: são pequenas “rugas” presentes na superfície da língua, mas também não indicam nenhum problema de saúde.

     

 

Ou seja, as saliências naturais na língua são parte da anatomia normal da boca. Mas vale lembrar que também podem aparecer edemas, criando uma sensação de língua inchada.

 

Quando a questão é inchaço, a língua vai parecer mais volumosa e menos flexível do que o normal. E você pode sentir dor, sensibilidade ou formigamento.
  

Quando o inchaço acontece por uma irritação temporária causada por alimentos ou líquidos muito quentes, picantes ou ácidos, ele melhora rapidinho.

Mas se persistir e for acompanhado de sintomas mais preocupantes, é hora de buscar um(a) médico(a) ou dentista.

 

Causas do inchaço na língua

Como você pode ver, a língua inchada na lateral ou na superfície muda de fato as sensações que você tem e até o seu formato. Por isso, veja cinco principais causas da língua inchada.

 

1. Reações alérgicas

As alergias podem ter diversas origens. Na língua, elas costumam aparecer depois da ingestão de certos alimentos – o mais comum é a alergia a frutos-do-mar –, ou até mesmo após a colocação de um piercing na língua.

É importante lembrar que a gravidade do inchaço da língua pode variar de pessoa para pessoa!

 

2. Síndrome de Sjögren

Essa doença autoimune pode afetar as glândulas produtoras de saliva. Embora o principal sintoma não seja a língua inflamada e inchada, ela gera várias complicações que, indiretamente, afetam a língua.

Por isso, é comum ter uma incômoda sensação de língua inchada.

 

3. Deficiência de vitaminas e minerais

Outra causa para o inchaço na língua é a falta de nutrientes. A deficiência de vitaminas e minerais pode levar a uma condição conhecida como glossite, deixando a língua inchada de repente.

Também é comum ter sintomas como vermelhidão e ardência na língua, e até mesmo cansaço, falta de energia e dificuldade de concentração. Por isso, consulte o seu médico para verificar o seu nível de:

 

  • ferro e zinco;

  • vitamina C;

  • vitaminas do complexo B.

 

Infográfico explicando as causas da sensação de língua queimando

4. Candidíase oral

A infecção fúngica que causa a candidíase oral cria uma camada esbranquiçada na boca, mas também pode deixar a língua inchada. Geralmente, essa doença surge em pessoas com o sistema imunológico debilitado ou em formação.

 

5. Câncer de boca

Mesmo que não seja o sintoma mais comum, é possível que o câncer de boca afete a estrutura da língua. Por isso, a língua inchada na lateral ou no topo pode ser percebida.

Além disso, o inchaço pode vir acompanhado de:

 

  • manchas brancas ou avermelhadas;

  • dificuldade para mastigar, engolir ou falar.

 

Como lidar com o inchaço na língua?

Se perceber a língua inchada por um período de tempo, é de extrema importância procurar um(a) profissional para avaliar o problema.

Um(a) dentista é capaz de diagnosticar as condições que levaram ao inchaço, além de prescrever o melhor tratamento.

Em casos mais graves, o(a) dentista pode encaminhar seu caso para outro especialista, como em situações de câncer na boca.

 

E quais os tratamentos para o inchaço na língua?

O tratamento raramente é necessário, principalmente em aftas e papilas aumentadas por conta de lesões. Para ajudar na cicatrização, você pode (seguindo orientações do(a) dentista):

 

  • beber muita água;

  • fazer bochechos com água morna;

  • usar géis anestésicos ou medicamentos para aliviar o desconforto, desde que tenha prescrição médica.

     

Embora na maioria dos casos a língua inchada seja inofensiva, lesões que se mantêm por mais de uma semana devem ser examinadas por um(a) médico(a).
  

Porém, é possível adotar medidas de prevenção, como:

 

  • tomar cuidado ao mastigar os alimentos;

  • usar um protetor bucal ao praticar esportes para evitar morder a língua acidentalmente;

  • evitar alimentos que causam irritação.

 

Mas a melhor forma de prevenção é manter uma rotina adequada de higiene oral, incluindo escovar três vezes ao dia e usar um limpador de língua.

E mais, não esqueça de usar uma pasta de dente que garanta uma boca limpa e protegida, como Colgate Total 12 Clean Mint.

Com uma fórmula rica em zinco, Colgate Total 12 garante uma proteção por mais de 12 horas contra bactérias e cáries, mantendo sua língua sempre saudável. Experimente!

 

Dúvidas frequentes sobre língua inchada

O que fazer se eu morder a língua?

Depois de morder a língua, você pode colocar uma pedra de gelo em cima dela para aliviar a dor e garantir que o inchaço seja controlado.

Quais são os alimentos que causam edema na língua?

O consumo de alimentos ácidos pode deixar uma sensação de língua inchada, como abacaxi, limão ou laranja.

Como limpar a língua corretamente?

Depois de cada escovação, você pode usar um raspador de língua para limpar a superfície, sempre de trás para frente. Repita essa ação para garantir uma limpeza eficaz!

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.