Inchaços na língua podem aparecer por diversas razões. Eles podem resultar de uma mordida acidental na língua ou a causa pode ser algo mais sério. Se você estiver preocupado com um inchaço na língua que não desaparece, agende uma consulta com o médico ou dentista.
Saliências naturais na língua
Papilas são pequenas saliências naturais que recobrem a superfície da língua. Os quatro tipos de papilas existentes na língua são:
- Filiformes
- Fungiformes
- Circunvaladas
- Foliáceas
Esses tipos de papilas, com exceção das filiformes, apresentam botões gustativos. As papilas filiformes recobrem principalmente a parte de trás e o centro da língua, as fungiformes estão localizadas nas laterais e na ponta, as circunvaladas estão na parte de trás e as foliáceas ficam bem na frente delas e nas laterais da língua.
Causas do inchaço das papilas da língua
As papilas circunvaladas e foliáceas normalmente são grandes o suficiente para serem vistas a olho nu, mas às vezes uma papila aumenta de forma atípica devido a uma irritação ou inflamação. Essa doença é chamada de papilite lingual transitória. Uma mordida acidental na língua ou uma irritação provocada por alimentos ou produtos químicos pode causar o inchaço das papilas. A papilite lingual transitória também pode ser causada por deficiências nutricionais, tabagismo, consumo de álcool, acúmulo de placa ou uso de aparelho ortodôntico. Essa inflamação é temporária e geralmente se resolve espontaneamente.
Os inchaços na língua podem ocorrer como bolhas, úlceras e caroços. De acordo com o Merck Manual, outras causas de inchaços na língua podem ser aftas, infecções bacterianas, herpes labial, alergias, distúrbios do sistema imunológico e câncer de boca. Um inchaço também pode ocorrer na lateral da língua em um espaço criado por um dente faltante. Embora a maioria dos casos de inchaços na língua seja inofensiva, áreas brancas ou vermelhas, lesões ou caroços duros que surgem sem explicação na língua devem ser examinados por um médico o mais rápido possível.
Prevenção
Você pode prevenir os inchaços na língua evitando os fatores que podem causá-los. Tome cuidado ao mastigar os alimentos e use um protetor bucal ao praticar esportes para evitar morder a língua acidentalmente. Evite alimentos que causam irritação na boca para diminuir as chances de desenvolver inchaço nas papilas. Mantenha uma rotina adequada de higiene bucal, incluindo escovar a língua ao escovar os dentes.
Como curar o inchaço na língua
O tratamento raramente é necessário na maioria dos casos de inchaço na língua, incluindo aftas e papilas aumentadas devido a uma lesão na língua. Beber muita água e fazer bochechos com água morna e salgada pode ajudar no processo de cicatrização. Tratamentos tópicos, como géis anestésicos orais e medicamentos para aftas, podem ajudar a aliviar o desconforto. No entanto, se o problema persistir por mais de uma semana ou se tornar mais grave, consulte o dentista para fazer uma avaliação.
Os inchaços na língua podem ser irritantes e tediosos, mas a maioria deles é inofensiva e desaparece sem nenhum tratamento. Se você tiver um inchaço na língua que não desaparece ou que seja motivo de preocupação, consulte um médico.