raios-X dentário

Fibroma ossificante: causas, sintomas e tratamento

Descobrir um caroço crescendo na boca pode causar pânico. Porém, nem todos os tumores significam câncer. O fibroma ossificante é um tumor raro e benigno que ocorre nos ossos maxilares. Saiba mais sobre o que é fibroma ossificante, como ele se forma e onde você pode encontrar tratamento.

O que é fibroma ossificante?

Fibroma ossificante, às vezes chamado de fibroma cemento-ossificante, refere-se a uma neoplasia benigna rara que ocorre nos ossos maxilares. O termo "ossificante" significa se transformar em osso ou tecido ósseo, e esses tumores geralmente contêm tecido calcificado que se assemelha a osso, cemento, ou ambos. Os fibromas ossificantes costumam se manifestar como massas redondas, indolores e de crescimento lento, com limites bem definidos.

O que causa o fibroma ossificante?

O fibroma ossificante ocorre com frequência entre a segunda e a quarta décadas de vida e é mais comum nas mulheres, sugerindo que pode estar relacionado a fatores hormonais. Contudo, fibromas ossificantes podem ocorrer em pacientes de qualquer idade e sexo. Trauma, irritação causada por restaurações dentárias e acúmulo de placa bacteriana sob a gengiva também podem contribuir para o desenvolvimento do fibroma ossificante, mas a causa precisa ainda é desconhecida.

Quais são os sintomas do fibroma ossificante?

A princípio, você pode notar o fibroma ossificante por um inchaço no rosto. Esses tumores de crescimento lento são muitas vezes indolores e assintomáticos, mas podem gradualmente movimentar os dentes ou causar reabsorção radicular. Se você notar inchaço no rosto, consulte o dentista o mais rápido possível para determinar a origem do problema.

Esse profissional fará radiografias para determinar a localização exata do tumor e confirmar o diagnóstico. O contorno do perímetro bem delimitado geralmente identifica o crescimento como fibroma ossificante; entretanto, o aspecto radiográfico pode diferir dependendo do estágio de formação do tumor e de quanto a massa está calcificada.

Qual o tratamento para o fibroma ossificante?

O tratamento para fibroma ossificante geralmente requer uma excisão cirúrgica para que o cirurgião remova o tumor completamente do tecido. Tumores maiores podem exigir um procedimento mais complexo para reconstrução do osso afetado. Após a cicatrização, o dentista irá determinar se é necessário algum tratamento adicional para restaurar ou substituir os dentes afetados.

A remoção do fibroma ossificante geralmente resolve qualquer problema. Vários estudos estimaram uma taxa de recorrência de 6,7% a 28%. A revista Journal of Dental and Allied Sciences observa que a taxa de recorrência é significativamente maior nos casos que afetam crianças. Por essas razões, considere uma prioridade consultar o dentista para acompanhamento periódico com o intuito de monitorar o local.

Como ocorre com muitos problemas odontológicos, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado do fibroma ossificante podem ser o melhor caminho para uma boca saudável. Se você perceber qualquer inchaço ou crescimento na gengiva ou nos ossos maxilares, entre em contato com o dentista imediatamente.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.