Uma mulher com dentes sensíveis bebendo água gelada

Trate os dentes hipersensíveis com um creme dental para dentes sensíveis

A sensibilidade dentinária pode ser desagradável e inconveniente. A exposição à pressão ou a temperaturas quentes e frias gera um grande desconforto, tornando difícil saborear seus alimentos favoritos. Algumas pessoas têm dentes tão sensíveis que até mesmo uma onda de ar pode desencadear a dor. Felizmente, o uso de um creme dental para dentes sensíveis pode ajudar a reduzir o desconforto.

Quais são as causas da sensibilidade dentinária?

A sensibilidade ocorre por dano, perda ou erosão do esmalte, causando a exposição da dentina. Enquanto o esmalte é duro e resistente, a dentina é mais vulnerável. Ela é um material poroso, coberto por minúsculos túbulos cheios de líquido que transmitem informações sensoriais para a polpa dentária, uma área cheia de nervos no interior do dente.

Sem a proteção habitual do esmalte, a dentina fica exposta a líquidos quentes e frios, ar, alimentos extremamente doces e outros estímulos. Esse aumento da exposição leva ao aumento de sinais transmitidos para a polpa do dente, criando maior nível de sensibilidade.

O WebMD lista algumas das principais causas da sensibilidade dentinária:

  • Cárie dentária.
  • Desgaste ou erosão do esmalte.
  • Retração da gengiva devido à doença periodontal.
  • Exposição da superfície radicular.

O esmalte pode sofrer danos devido a cárie ou trauma, mas a erosão gradual é mais comum. Se o esmalte for naturalmente fino, é mais provável que ele se desgaste com o tempo. No entanto, mesmo o esmalte normal pode se desgastar devido a uma escova dental de cerdas duras, creme dental abrasivo ou excesso de alimentos ácidos, como frutas cítricas e doces azedos. Quando o esmalte se desgasta o suficiente para expor a dentina, a sensibilidade se instala.

A retração gengival por infecção pode deixar as raízes dos dentes expostas. As raízes devem ser protegidas pela gengiva e outros tecidos conjuntivos. Quando são expostas, o contato direto com alimentos, bebidas e até mesmo ar frio pode causar desconforto intenso.

Como o creme dental para dentes sensíveis funciona

O creme dental para dentes sensíveis ajuda a reduzir a sensibilidade. Você pode notar uma pequena diferença após apenas alguns dias de uso, mas a maioria das pessoas começa a observar melhora significativa após pelo menos uma semana ou duas.

O creme dental especialmente formulado para dentes sensíveis tem ingredientes especiais que reduzem a sensibilidade dentinária. Eles funcionam bloqueando os túbulos na dentina. Um estudo publicado na revista Journal of Dental Sciences mostra que o uso do creme dental para dentes sensíveis é um tratamento bastante eficaz. Escove os dentes regularmente com esse tipo de creme dental, mas também passe o creme dental diretamente nas áreas sensíveis para obter resultados ainda melhores e mais rápidos.

Tratamento de sensibilidade intensa

Às vezes, o tratamento em casa com creme dental para dentes sensíveis não é suficiente. Se você tiver sensibilidade intensa, talvez seja necessário um tratamento profissional, de acordo com a Mayo Clinic. O dentista pode começar aplicando um verniz fluoretado diretamente nas áreas sensíveis para fortalecer o esmalte. Ele também pode prescrever um creme dental fluoretado potente. Se as superfícies radiculares estiverem expostas por causa da retração gengival, pode ser aplicado verniz fluoretado para protegê-las. Dependendo do estado da gengiva e da gravidade de qualquer doença periodontal que você possa ter, o dentista pode recomendar raspagens mais minuciosas dos dentes e do tecido gengival.

Se você e o dentista não conseguirem eliminar o desconforto no dente, o dentista pode encaminhá-lo a um endodontista, que determinará se você tem problemas graves na polpa ou no nervo do dente. Danos, infecções ou cárie profunda podem afetar a polpa, levando a uma sensibilidade extrema e dor persistente. A remoção desse tecido danificado ou infectado através do tratamento de canal elimina a dor e permite que você preserve seu dente. O endodontista pode avaliar sua condição para ver se esse tratamento pode ser necessário.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.