Jovem sentindo dor de dente enquanto come sorvete

Quais são as causas da sensibilidade dentinária e como tratá-la

Se você evita comer alimentos frios ou beber bebidas quentes porque seus dentes são sensíveis, talvez seja hora de descobrir a verdadeira causa dessa dor. Então, quais são as causas dos dentes sensíveis? Podem ser vários problemas dentários subjacentes, mas um diagnóstico e um plano de tratamento começam com uma consulta ao dentista.

O que é sensibilidade dentinária?

A sensibilidade dentária é caracterizada por dor de curta duração, aguda e súbita, gerada pela exposição dentária em resposta a estímulos térmicos, evaporativos, táteis, osmóticos ou químicos. As causa podem ser multifatoriais: escovação inadequada, interferências oclusais, uso de abrasivos ou erosão por dietas ácidas, técnica incorreta de preparo cavitário e/ou do método restaurador, terapia periodontal, contaminação bacteriana, desgaste do esmalte do dente, recessão gengival, entre outras razões. E para entender melhor, é preciso saber um pouco mais sobre o seu dente: a dentina é formada por canalículos dentinários que, quando expostos, ficam vulneráveis ao frio, substâncias ácidas ou doces, glicerina ou apenas pelo toque mecânico. A dentina hipersensível apresenta túbulos dentinários alargados e em maior número por área, se comparada à dentina ausente de sensibilidade. Quando suas gengivas retraem e expõem a dentina, os túbulos permitem que o fluido flua neles e são afetados pelo calor e pelo frio, o que faz com que os nervos do dente tenham sensibilidade e dor.

O que causa sensibilidade dentinária?

Várias coisas podem causar sensibilidade dentária. As mais comuns são:

  • esmalte do dente desgastado por usar uma escova de dentes dura e escovar agressivamente;
  • erosão dos dentes por alimentos e bebidas altamente ácidos;
  • cárie dentária, restaurações desgastadas e dente quebrado que deixam a dentina do dente exposta;
  • exposição da superfície radicular causada por retração gengival;
  • bruxismo noturno.
  • A sensibilidade pós-tratamento odontológico é comum, mas temporária, especialmente com restaurações, obturações e clareamento dental.

Dentes sensíveis e idade

Dentes sensíveis podem ocorrer em qualquer idade. A hipersensibilidade dentinária afeta 1 a cada 6 pessoas, com incidência maior em indivíduos na faixa etária dos 30 anos e igualmente dividido entre homens e mulheres. Apesar de o indivíduo idoso apresentar maior quantidade de dentina exposta, é o adulto jovem (25-35 anos) que relata maior intensidade de dor. Embora a razão exata para isso seja desconhecida, pode estar relacionada ao fato de que a estrutura física do dente muda com a idade. Portanto, pessoas de mais idade são mais propensos a ter retração gengival, uma das causas de dentes sensíveis. Às vezes, o principal problema é o desgaste do esmalte do dente, que ocorre com o tempo.

Como tratar a sensibilidade dentinária?

Tratamento no consultório

Como um problema no dente mais complexo frequentemente causa dentes sensíveis, é importante consultar um dentista e tratar esse problema diretamente. A solução pode envolver uma restauração, inlay ou colagem, dependendo da gravidade do problema. Se você tem doença gengival que progrediu para um estágio crônico ou avançado, também terá que tratar esse problema. Seu dentista pode te ajudar a montar um plano de tratamento.

Se houver perda do tecido gengival da raiz, o dentista pode recomendar a cirurgia de enxerto gengival para cobrir as raízes, de modo que fiquem protegidas novamente. Segundo artigo, nos casos mais severos de sensibilidade, o tratamento endodôntico radical é indicado como última tentativa.

Tratamentos caseiros

Se a sua sensibilidade dentinária for menos grave, você pode tratá-la com algumas táticas simples em casa. Você pode encontrar algum alívio com um creme dental para dentes sensíveis que ajuda a proteger a superfície do dente. O(a) dentista também pode recomendar um tratamento com fluoreto em gel, que fortalece o esmalte do dente, diminuindo as sensações enviadas ao nervo.

O melhor tratamento para a sensibilidade dentinária, porém, é a prevenção. Uma vez que o esmalte do dente está desgastado, ele não se regenera. Técnicas adequadas de como escovar os dentes e fazer uso do fio dental podem prevenir dentes sensíveis. Isso irá promover dentes e gengivas saudáveis, independentemente da sensibilidade dos seus dentes. Tenha cuidado para não escovar os dentes com muita força, pois isso pode desgastar o esmalte do dente com o tempo. Tente usar uma escova de dentes de cerdas macias e um creme dental para dentes sensíveis para ajudar a proteger seu esmalte.

Na sua próxima consulta, converse com o(a) dentista se estiver com sensibilidade dentinária. Ele(a) dará o diagnóstico correto e recomendará opções de tratamento para recuperar seu sorriso.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.