Um dentista está preparando um kit de moldagem dentária

Moldagens odontológicas? Saiba o que esperar

Se você está se preparando para obter um novo aparelho ortodôntico ou passar por algum procedimento de restauração, realizar uma moldagem odontológica pode ser um passo indispensável. Seu dentista realizará moldagens odontológicas para assegurar que o aparelho ou material restaurador se adéque à sua boca e se alinhe em torno de seus dentes e de sua mordida atual. Essas moldagens criam um molde exato de seus dentes para que o ajuste seja perfeito. Moldagens odontológicas são uma etapa preliminar muito comum para a constituição de diversos aparelhos ortodônticos. Elas são utilizadas na prostodontia, ortodontia e também na odontologia restauradora.

Talvez, você esteja se perguntando se as moldagens odontológicas fazem mal. Bem, se esse for o seu caso, fique tranquilo. Elas provocam um mínimo de desconforto e servem exclusivamente para garantirem um resultado perfeito na fabricação do aparelho ortodôntico. Vamos ver o que são moldagens odontológicas, as razões que as tornam necessárias, como elas são elaboradas e o que devemos esperar desse processo rápido e indolor.

Por que moldagens odontológicas?

De aparelhos ortodônticos a facetas e protetores bucais, as moldagens odontológicas têm um papel importante na correção de eu sorriso. Uma das principais razões para realizar moldagens odontológicas diz respeito a possuir uma coroa ou ponte em sua boca. Se você acabou tendo um dente quebrado ou fraturado, ou mesmo se você perdeu algum dente, ou alguns dentes, uma coroa ou ponte é a solução ideal para a restauração da sua boca. Visto que não existem dois conjuntos de dentes idênticos, uma impressão dentária é a melhor maneira de assegurar um resultado confortável e personalizado.

Criando uma boa moldagem

O procedimento de fabricação da moldagem odontológica é relativamente sem grandes complicações. Caso você esteja utilizando uma coroa, é possível que o seu dentista tenha que lixar a parte superior e as laterais do dente afetado. Isso assegurará um ajuste seguro. Tenha em mente que este procedimento de lixar pode causar algum incômodo, especialmente se o seu dente requer uma obturação antes que a coroa seja colocada (devido a uma cárie). Mesmo se você tiver fraturado o seu dente, o tamanho é suficiente para colocar uma coroa para proteger o restante do dente.

A essa altura, você pode estar se perguntando sobre o tempo que as moldagens odontológicas levam. Não muito tempo! Uma vez seu dente estando pronto, seu dentista utilizará um material de alginato denso e pegajoso para criar a impressão. Esse material, usado para a fabricação da moldagem, pode ser tanto rígido como elástico. O alginato é elástico e, uma vez na boca, ele endurece rapidamente. Depois de alguns minutos, ela já pode ser extraído. Uma vez fora da boca, durante aproximadamente 30 minutos, o alginato se torna o molde perfeito para receber o material final de seu aparelho ortodôntico. Suas moldagens odontológicas devem ser rápidas e indolores, uma vez que tudo o que o seu dentista precisará fazer é colocar esse material para a moldagem sobre o seu dente ou dentes e depois removê-lo.

Além dessa forma tradicional, moldagens odontológicas são cada vez mais usadas. Segundo o International Journal of Environmental Research and Public Health, o uso de moldagens digitais tem apresentado resultados positivos. Esse estudo analisou os resultados das moldagens odontológicas em pacientes que apresentavam dentições periodontalmente comprometidas, com migração dentária e problemas de maloclusão. A verificação indicou que as moldagens tradicionais capturaram menos áreas interdentais que as opções de moldagem digital nos dentes com problemas periodontais.

Desconfortos menores

As únicas duas coisas que poderiam causas desconforto durante a elaboração das moldagens odontológicas correspondem ao gosto deixado pelo alginato na boca e as possíveis náuseas provocadas pelo mesmo. O material da moldagem não conta com sabores adicionais. Sendo assim, seu gosto natural permanecerá tão somente enquanto ele estiver em sua boca. Sinta-se à vontade para pedir ao seu dentista um pouco de água ou um enxaguante bucal antibacteriano.

Se ainda assim, você se preocupa com as possíveis náuseas, esteja certo que você não é o único. É normal que muitas pessoas sintam-se tensas a respeito das moldagens odontológicas, em decorrência da ideia de ter dentro de suas bocas, e por alguns minutos, um material estranho. Mas você sabia que existem algumas coisas que podem ser feitas para reduzir a possibilidade de sentir náuseas nesse procedimento? Procure respirar pelo nariz e ou pergunte ao seu dentista se você pode sentar-se durante o procedimento (o ato de reclinar pode deixar sua garganta em uma posição incômoda). Essas são algumas das ações que você pode tomar se sentir mais confortável durante o curto período de tempo que a moldagem leva para ser concluída.

Cabe mencionar que seu dentista pode considerar necessário colocar uma coroa, ponte ou prótese temporária quando a moldagem estiver pronta. Isso se dá porque é possível que haja um lapso de tempo de até algumas semanas entre a fabricação de seu aparelho ortodôntico permanente em um laboratório de prótese dentária e o envio ao consultório odontológico. No entanto, isso dependerá da razão pela qual a moldagem odontológica foi necessária.

Acreditamos que a sua experiência com moldagens odontológicas será rápida e simples. O objetivo da moldagem odontológica é criar um molde exato de seu dente ou dentes para restaurações, aparelhos ortodônticos e tratamentos prostodônticos. Por essa razão, mesmo que o processo de obter sua moldagem odontológica possa parecer um pouco desconfortável, ou seja algo pelo qual você não desejaria passar, lembre-se que o objetivo final, de contar com um sorriso saudável e livre de dor, vale a pena.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.