Homem tomando sorvete e com sensibilidade na raiz do dente
Badge field

Sensibilidade na raíz do dente: conheça 5 causas e o que fazer para prevenir!

Você já sentiu um arrepio nos dentes depois de beber algo muito gelado? Trata-se da sensibilidade na raiz do dente, uma condição muito comum e desconfortável. Ela traz uma sensação de dor na medida em que a região é exposta a estímulos externos e variados.

Esse tipo de condição é causada pela exposição da camada interna do dente a esses diferentes estímulos. A forma mais comum de detectá-la é com alimentos quentes ou frios, como falamos anteriormente. Mas, a sensibilidade na região também pode ser causada pelo excesso de doces e alimentos ácidos, por exemplo.

Em linhas gerais, o incômodo nos dentes pode ter diversas causas, desde problemas periodontais até a erosão do esmalte dental. Para ajudar você a entender um pouco mais sobre esse problema, separamos suas cinco principais causas e como você pode se prevenir. Confira!

5 causas da sensibilidade na raíz do dente

A sensibilidade na raiz do dente é um problema comum. Ela pode ser causada por algumas condições específicas. Separamos as cinco mais comuns que causam esse tipo de incômodo na região. Confira a seguir e veja se algumas delas encaixa com seu caso.

Retração gengival

A retração da gengiva é uma das principais causas da sensibilidade dental. Isso acontece quando ela se retrai, deixando a raiz exposta. Suas causas são variadas, as mais comuns são doenças periodontais, como a gengivite. Também pode acontecer com uma escovação agressiva ou pelo envelhecimento.

Problemas periodontais

Algumas doenças periodontais podem causar a sensibilidade. Como falamos anteriormente, a gengivite é uma delas. Trata-se de uma inflamação na gengiva, que pode levar a perda do tecido gengival. Isso pode deixar a raiz do dente exposta e causar aquele incômodo na hora de se alimentar.

Erosão no dente

Você deve lembrar das aulas de geografia quando aparece a palavra “erosão”. No caso da erosão no dente, o conceito é um pouco parecido. Na medida em que você consome frequentemente bebidas ácidas, o esmalte de proteção da raiz do dente vai se deteriorando. Isso deixa a região propensa a qualquer estímulo externo.

Escovação agressiva

Escovar os dentes forte demais também pode levar a sensibilidade dentinária. Se você possui esse hábito, é hora de começar a mudá-lo. Uma força excessiva na escovação pode desgastar o esmalte dos dentes, deixando sua raiz exposta. Por isso, tenha atenção na hora de escovar. Faça com cuidado e sem usar a força.

Lesões por acidente

Grande parte das causas da sensibilidade é por conta da exposição da dentina. Ela é a parte interna do dente, sendo a responsável por grande parte da estrutura dental. Alguns traumas na boca podem causar fraturas dentárias, que levam a essa exposição. Portanto, algumas quedas ou acidentes podem causar sensibilidade.

Quais os tratamentos para sensibilidade na raíz dentária?

Agora que você já sabe as cinco principais causas da sensibilidade na raiz, é hora de entender quais são os seus tratamentos. Isso é importante para evitar que esse problema se agrave para uma hipersensibilidade dentinária. Essa condição é mais grave e deixa seus dentes muito mais sensíveis.

Antes de tudo, é importante saber que o tratamento para a sensibilidade na raiz do dente vai depender da sua causa. Será ela que vai definir qual o melhor caminho a ser percorrido para tratá-la. Existem algumas opções que são mais comuns, de acordo com essas causas.

Um dos principais tratamentos é com um creme dental para sensibilidade. Eles são desenvolvidos com compostos que ajudam a bloquear os tubos da raiz do dente que estão expostos. Outra forma é com flúor, que também vai ajudar nesse bloqueio. Porém, ele fortalece o esmalte que protege essa região dos estímulos externos.

Restauração no dente

Alguns casos mais graves podem levar a restauração no dente. Principalmente, se a sensibilidade for causada por cáries ou fraturas na região. Nesse caso, o dentista irá restaurar a parte danificada do seu dente com uma obturação, coroa ou outro tipo de tratamento.

Alguns casos requerem um tratamento de canal ou uma cirurgia periodontal, como o enxerto gengival. O primeiro vai remover toda a polpa dentária inflamada, levando a um alívio do incômodo da sensibilidade. Já o segundo atua em casos de retração gengival, colocando um enxerto para revestir a camada da raiz exposta.

Afinal, é possível prevenir esse problema?

Com as causas e tratamentos na ponta da língua, vamos apresentar algumas maneiras para prevenção desse problema. Sim, é possível prevenir a sensibilidade na região com alguns hábitos de escovação e de alimentação. Eles vão ajudar na redução da dor na raiz do dente causado por essa condição.

No que diz respeito aos hábitos de escovação, é importante:

  • ter uma escova de dentes com cerdas macias;

  • passar fio dental diariamente;

  • evitar escovar os dentes usando muita força;

  • utilizar um creme dental para sensibilidade, como Colgate Sensitive Pro Alívio.

Já nos hábitos alimentares, é necessário:

  • evitar alimentos e bebidas ácidas;

  • reduzir a quantidade de doces;

Por fim, nunca é demais lembrar de visitar regularmente seu dentista. Ele vai fazer uma limpeza profunda dos dentes, que evitam o aparecimento de problemas periodontais. Além disso, ele vai prescrever o melhor tratamento para evitar que a sensibilidade nos dentesse intensifique.

Para diminuir a sensibilidade na raiz dos dentes, use o creme dental Colgate Sensitive Pro Alívio.

 

Dúvidas frequentes sobre sensibilidade na raiz do dente:

Como diferenciar se é só sensibilidade na raíz ou é dente quebrado?

Ambos possuem sintomas semelhantes, mas existem algumas diferenças que ajudam a identificar o problema. A causa da sensibilidade é variada, mas que sempre deixam a dentina exposta. Já a quebra do dente pode não levar a essa exposição. Para ter certeza, não deixe de consultar um dentista. 

E se for nervo do dente inflamado, como identificar?

A inflamação do nervo atinge uma das camadas do dente conhecida como polpa, onde estão os vasos sanguíneos. Ela pode ser identificada quando há uma dor intensa nos dentes ao mastigar, ou uma sensibilidade que pode durar minutos. Quando notar esses sintomas, procure seu dentista para um tratamento.   

O que fazer para saber se a cárie chegou na raíz?

Você consegue saber se a cárie chegou na raiz através de alguns sintomas ligados ao incômodo nos dentes. Os mais comuns são a dor intensa e constante ao mastigar, e inchaço e vermelhidão na gengiva próxima ao dente afetado. Além disso, a sensibilidade na região fica ainda mais intensa a estímulos térmicos.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.