Se você já se perguntou o que passar na gengiva do bebê para que ele sinta menos dor quando os dentinhos estão nascendo, esse conteúdo vai te ajudar.
Aliviar os sintomas de dente nascendo é essencial para que pais e crianças lidem bem com a fase do nascimento dos dentes. Desconforto na gengiva e irritabilidade são alguns desses incômodos.
A seguir, 4 dicas que vão facilitar e muito esse período, usando um remédio caseiro para bebê que está nascendo dente que seja seguro.
Mordedor é uma ótima opção para aliviar os incômodos do dente do bebê nascendo, então você pode oferecer sempre para o pequeno mordê-lo.
Uma boa dica é deixar o mordedor na geladeira antes de entregar ao bebê, pois o mordedor gelado ajuda ainda mais a aliviar as dores na gengiva do bebê.
Uma técnica simples, eficaz e segura é fazer uma massagem na gengiva com o dedo indicador limpo. Esse é um excelente remédio caseiro para bebê que está nascendo dente.
Faça assim:
higienize bem os dedos ou a dedeira;
massageie suavemente para não machucar, aliviando a pressão dos dentes nascendo.
Toalhinhas ou panos úmidos, além de gazes molhadas em água filtrada, também contribuem para uma boa massagem na gengiva.
Se você puder usar água refrigerada para aliviar os incômodos, melhor ainda.
Outra dica, além da água fria e filtrada, é umedecer os paninhos em chá para dente de bebê. O chá de camomila ou de capim santo refrigerado são ótimas escolhas.
A gengiva de bebê inchada precisa de coisas que façam uma leve pressão para aliviar as dores constantes. Então, brinquedos de morder de pelúcia ou materiais macios e flexíveis são uma ótima opção.
Assim como os mordedores, o brinquedo de morder pelúcia também ajuda quem busca dicas de remédio caseiro para bebê que está nascendo dente.
É preciso ter o cuidado apenas de manter os brinquedos higienizados para evitar qualquer tipo de infecção no pequeno.
É muito importante não usar pomadas para melhorar as dores da criança, visto que ele faz mal para a saúde dos bebês.
No passado, a aplicação de gel anestésico para dentição era uma forma popular de lidar com esses incômodos.
O problema é que grande parte da pomada para aliviar dente nascendo disponível no mercado contém benzocaína.
A pomada para dente de bebê com benzocaína pode causar um distúrbio no sangue raro, chamado de metemoglobinemia. A metemoglobinemia é um distúrbio no sangue em que menos oxigênio é passado para as células. Esse problema é um efeito colateral desse analgésico.
A metemoglobinemia é um distúrbio no sangue em que menos oxigênio é passado para as células.
Em caso de dúvidas sobre qual remédio caseiro para bebê que está nascendo dente usar, tente as soluções caseiras apresentadas acima, que são seguras.
Para além disso, lembre-se de cuidar da saúde bucal do bebê mesmo antes dos primeiros dentinhos surgirem, limpando a boquinha com água filtrada.
O cuidado com a higienização logo no início da vida do seu(sua) filho(a) é o que ajudará na prevenção de cáries e formação de placas bacterianas.
A partir dos 3 meses você já deve escolher uma pasta de dente infantil de qualidade para acompanhar o desenvolvimento dental da criança.
Com a pasta Colgate Zero Kids, você consegue limpar e proteger os dentes do bebê com mais eficácia e sem agredir a mucosa delicada da criança. Seu uso é recomendado para bebês entre 3 e 24 meses de idade.
Geralmente, os dentes de leite que mais causam desconfortos são os primeiros a nascerem, por volta dos 6 ou 8 meses. Estes são os incisivos centrais inferiores, que logo são seguidos pelos incisivos centrais superiores. Depois, os mais problemáticos são os molares, que podem causar mais dor ao romper a gengiva, entre os 12 e 18 meses de vida.
Normalmente, os dentes molares são os que podem rasgar a gengiva do bebê, nascendo por volta dos 12 e 18 meses de idade.
Os sintomas do período de dentição envolvem inchaço e desconforto na gengiva, irritabilidade e dificuldade para dormir, falta de vontade de fazer refeições, excesso de produção de saliva e vontade de morder objetos para aliviar as dores.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais