imagem de mordida aberta

O que é uma mordida aberta?

Existem diversas boas razões para que os dentes superiores não toquem os inferiores – quando você está com um sorriso largo no rosto de boca aberta, quando está prestes a dar uma mordida em alguma comida deliciosa ou quando você está gritando, torcendo pelo seu time ou cantando a sua música favorita. Contudo, se os dentes superiores e inferiores não se tocam mesmo quando a mandíbula está fechada, você apresenta o que conhecemos como mordida aberta, e isso pode causar problemas para sua saúde bucal. Falaremos sobre o que pode ter causado sua mordida aberta e o que você pode fazer para alinhar seus dentes de uma forma que faça você sorrir.

O que é uma mordida aberta?

Se você tem uma mordida aberta anterior, os dentes anteriores superiores e inferiores apresentam um espaço entre eles, mesmo quando a boca está fechada. Se você tem uma mordida aberta posterior, os dentes de trás não se tocam quando a boca está fechada. Isso pode estar causando vários problemas para você, como:

  • um ceceio ou outro tipo de impedimento da fala.
  • afetar a maneira como você mastiga.
  • afetar a forma como você engole.
  • afetar o fluxo de saliva na boca.
  • a língua pode ficar em uma posição diferente.
  • E isso pode causar desgaste irregular de seus outros dentes devido a pressão anormal exercida sobre eles.

A mordida aberta é um tipo de má oclusão, que significa que seus dentes não estão alinhados corretamente. Idealmente, os dentes combinam perfeitamente, com os dentes superiores em repouso acima dos dentes inferiores quando sua mandíbula está fechada e as superfícies superiores dos molares alinhadas.

Quais são as causas de uma mordida aberta?

Diversos fatores podem contribuir para uma abertura entre as fileiras superior e inferior de seus dentes.

  • Fatores de risco comportamentais
    O uso prolongado de chupeta, chupar o polegar e empurrar a língua (empurrar a língua contra os dentes da frente ao engolir) pode causar uma mordida aberta anterior. A Associação Americana de Odontologia relata que, se o comportamento parar antes que os dentes permanentes apareçam, a mordida pode se autocorrigir. Ainda assim, a sucção vigorosa com os dentes de leite pode ter efeitos adversos de longo prazo.
  • Fatores de desenvolvimento e genéticos
    Algumas crianças podem desenvolver uma abertura na mordida quando apresentam uma mistura de dentes de leite e permanentes, que tende a desaparecer quando todos os dentes de adulto entram. Podem ocorrer condições mais complicadas se houver um crescimento anormal da mandíbula ou do esqueleto, ou se os dentes não saírem totalmente da gengiva.
  • Lesões
    Lesões que resultam no desalinhamento da mandíbula também podem causar vários tipos de má oclusão, como por exemplo uma mordida aberta.

Tratamento para a mordida aberta

Tratar uma mordida aberta pode ser mais desafiador do que tratar outros tipos de dentes desalinhados. Casos menores podem ser tratados com aparelhos ortodônticos fixos. Geralmente, esses aparelhos são recomendados apenas para pacientes mais jovens que ainda estão em fase de crescimento.

Se você parou de crescer ou se sua má oclusão é causada por um problema esquelético, como uma mandíbula que não se encaixa perfeitamente, a (cirurgia ortognática) pode ser necessária. Durante a cirurgia, o cirurgião removerá uma parte da mandíbula superior e realinhará os maxilares para que os dentes fiquem mais alinhados.

Se houver uma lacuna entre os dentes superiores e inferiores, sua melhor opção é conversar com seu dentista para saber mais sobre qual tratamento é melhor para você. Ele poderá identificar a causa da sua mordida aberta e determinar um tratamento adaptado individualmente às suas necessidades específicas. Estamos confiantes de que você e seu dentista tomarão a melhor decisão sobre como melhorar a saúde bucal que o fará sorrir.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.