Mulher tomando uma caneca de café

Gengiva sensível: conheça as causas e como tratar o problema!

Ter gengiva sensível  é um problema muito comum e que incomoda muitas pessoas.

Mas, afinal, o que causa sensibilidade na gengiva? Quais sintomas costumam aparecer? Continue a leitura deste conteúdo e saiba mais sobre:

  • os sintomas que indicam sensibilidade na gengiva;

  • quais são as possíveis causas;

  • como tratar a gengiva sensível.

Confira!

 

E quais sintomas indicam que a gengiva está sensível?

Sentir a gengiva sensível ao escovar os dentes é um dos primeiros sintomas de que a região está com maior sensibilidade e merece atenção.

Outro sintoma que indica sensibilidade gengival é o incômodo durante a alimentação, quando alimentos mais duros tocam a gengiva e causam dor.

 

O que causa a sensibilidade na gengiva?

A sensibilidade na gengiva é um dos primeiros indícios de que a saúde bucal precisa ser levada mais a sério, pois algo não está indo bem.

Por esse motivo, entender o que tem causado a sensibilidade pode evitar que problemas maiores, como gengivite e periodontite, se desenvolvam.

Isso porque a gengiva sensível pode ter como origem alguns comportamentos do cotidiano, como:

Aplicação de força excessiva na escovação

A escovação quando realizada com excesso de força pode irritar a gengiva, causando a sensibilidade na gengiva.

Portanto, a técnica é mais importante do que a força na hora de escovar os dentes.

 

Pode ser sinal de mudanças hormonais

Alterações hormonais podem ocorrer por diferentes situações, como:

  • gestação;

  • uso de anticoncepcional;

  • período menstrual;

  • puberdade;

  • menopausa.

Causando maior sensibilidade na gengiva.

Aparelhos ortodônticos

O uso de aparelhos ortodônticos pode causar uma gengiva sensível, por conta da pressão que exerce nos dentes para corrigir o posicionamento. 

É comum quando a pessoa acaba de colocar o aparelho ou passa pela manutenção mensal, sentir maior sensibilidade na gengiva e nos dentes, devido à força que toda a estrutura do aparelho passa a exercer nos dentes.

Mas afinal, existe tratamento para gengiva sensível?

Nos casos em que a sensibilidade na gengiva não é acompanhada de outros sintomas, como o sangramento na região, possivelmente trata-se do início de um quadro inflamatório, diante disso, o adequado é passar por avaliação de um(a) dentista.

Quanto aos cuidados em casa, é possível alterar alguns hábitos de higiene bucal que podem fazer a diferença e ajudar a aliviar a gengiva:

Escova de cerdas macias

Usar escova de dentes com cerdas macias, como a da linha de produtos Colgate PerioGard, pode realizar a limpeza suave das gengivas, sem deixar de realizar a higiene adequada dos dentes.

Creme dental para cuidados da gengiva

O uso de creme dental próprio para gengiva sensível, como o creme dental Colgate PerioGard, pode ajudar a criar uma barreira de proteção extra para a gengiva contra bactérias.

Se a sensibilidade persistir, consulte um(a) dentista!

Caso após a mudança de hábitos na rotina de higiene bucal, a gengiva continue sensível, é imprescindível que um(a) dentista seja consultado para que o que está comprometendo a saúde bucal possa ser identificado.

 

Dúvidas frequentes sobre gengiva sensível

O que pode ser quando a gengiva fica sensível?

Caso você utilize aparelho ortodôntico essa pode ser a causa da sensibilidade na sua gengiva.

Ou pode ser sinal de que você está escovando os dentes com muita força ou que alguma alteração hormonal está ocorrendo.

O que fazer para tirar a sensibilidade da gengiva?

Usar escova de dentes com cerdas macias pode ajudar a diminuir a sensibilidade na gengiva, além do uso de creme dental adequado para essa situação.

Como saber se minha gengiva está sensível ou inflamada?

A gengiva inflamada além de apresentar sensibilidade também tem um aspecto avermelhado, podendo até mesmo sangrar no momento da escovação.

 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.