A candidíase oral, também chamada de monilíase oral ou sapinho, é uma infecção fúngica que causa lesões brancas dolorosas na boca. No entanto, em alguns casos, a boca não produzirá manchas brancas, apenas ficará vermelha e dolorida. A candidíase oral pode ser um pouco desagradável, mas você não precisa se preocupar! Essa infecção fúngica pode ser tratada e até mesmo prevenida. Veja seguir o que você precisa saber sobre o tratamento da candidíase oral.
Sintomas da candidíase oral
Não sabe ao certo se essas manchas na sua boca são candidíase oral? Conheça alguns sintomas aos quais você precisa ficar atento:
- Manchas brancas dolorosas na língua ou no interior das bochechas
- Às vezes, a área não produzirá manchas brancas, mas ficará vermelha e dolorida
- Sangramento leve das lesões ao comer ou escovar os dentes
- Acúmulo de fungos no céu da boca, gengiva, amígdalas ou no fundo da garganta
- Sensação de estar com boca cheia de algodão
- Perda do paladar
Causas da candidíase oral
A candidíase oral é causada por um fungo chamado Candida albicans. Como você já deve saber, o fungo deu origem ao nome oficial da infecção, “candidíase”. Este fungo dissemina-se com maior facilidade em pessoas com a imunidade baixa ou suprimida, como jovens, idosos ou pessoas com distúrbios do sistema imunológico. Pessoas que usam dentadura, que tomam determinados medicamentos e que sofrem de síndrome da boca seca ou diabetes também são mais suscetíveis à candidíase oral.
Medicamentos para a candidíase oral
A melhor opção em caso de candidíase oral é conversar com o médico sobre a prescrição de um medicamento antifúngico. Mas se você está procurando remédios caseiros, pode experimentar algumas alternativas para controlar a infecção.
- O iogurte sem açúcar pode ajudar a regular os níveis de bactérias saudáveis na sua boca, as quais combatem a infecção.
- Tente tomar Lactobacillus acidophilus em cápsulas ou líquido. Da mesma forma que o iogurte sem açúcar, o Lactobacillus acidophilus pode ajudar a restaurar a flora bacteriana normal da boca. Você pode encontrá-lo em lojas de produtos naturais e em drogarias.
- Use uma escova de dentes macia para não dilacerar as lesões.
- Evite o uso de enxaguante bucal até que a infecção tenha desaparecido. Além de causar uma dor aguda, o enxaguante bucal também pode deixar a boca seca, fazendo com que a infecção se agrave.
Prevenção da candidíase oral
E como podemos evitar um surto de candidíase oral? Veja alguns cuidados que você pode tomar para reduzir o risco de desenvolver infecções por Candida:
- Tenha bons hábitos de higiene bucal. Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia, use o fio dental diariamente e consulte o dentista regularmente para limpezas semestrais, especialmente se você for diabético ou usar prótese dentária.
- Verifique a prótese dentária. Antes de mais nada, confira se a prótese está se encaixando corretamente e se não está causando irritação, e retire-a sempre à noite para dar um descanso para a gengiva. Pergunte ao dentista qual a melhor forma de limpar o tipo de prótese que você usa e lembre-se de limpá-la diariamente.
- Diminua o consumo de alimentos que contenham leveduras e açúcar. Os alimentos que contêm leveduras e açúcares podem contribuir para o crescimento de Candida. Para manter a candidíase oral à distância, tente reduzir a ingestão de alimentos que contenham levedura e açúcar, como pão, cerveja e vinho.
Pode demorar um tempo para descobrir a causa principal da candidíase oral. Mas depois que a causa é identificada, há muitas maneiras de evitar a recorrência da infecção. Colabore com o dentista para encontrar o tratamento adequado e volte a mostrar o seu sorriso confiante.