Como todos os pais sabem, não é nada previsível cuidar de um recém-nascido. Se seu bebê está com a língua branca, você pode estar se perguntando se há algo errado. Pode ser candidíase oral, uma infecção fúngica comum caracterizada pela presença de placas brancas na língua do bebê, ou pode ser simplesmente resíduo de leite de uma mamada recente. Aprenda sobre as possíveis causas da língua branca para que você possa cuidar com mais confiança da saúde bucal do seu bebê.

A língua do meu bebê está branca: pode ser sapinho?
Causas comuns de uma língua branca
A língua branca é o resultado do acúmulo de restos de alimentos, células mortas ou fungos entre as saliências (chamadas papilas) na superfície da língua. Em adultos, a coloração branca da língua pode ser causada por desidratação, má higiene bucal, tabagismo ou consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Placas brancas na língua e em outras partes da boca que não podem ser removidas facilmente podem indicar candidíase oral em qualquer idade. Entretanto, de modo geral, se seu bebê está com a língua branca, a causa mais comum é resíduo de leite. Neste caso, a língua branca do bebê não é candidíase oral.
Sinais da candidíase oral
Placas brancas que não saem com uma limpeza simples com um tecido podem ser um caso de candidíase oral, conhecida popularmente como sapinho. A candidíase oral é causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida albicans e pode se manifestar como placas brancas de aspecto leitoso dentro da boca do bebê. As placas raramente ocorrem somente na língua e muitas vezes recobrem as partes da boca que o bebê usa para sugar, como a parte interna e externa dos lábios e a superfície interna das bochechas.
O sapinho nos bebês pode causar irritabilidade e agitação geral e o bebe pode se recusar a sugar ou a mamar. Entretanto, a maioria dos bebês sente apenas um pouco de desconforto e sintomas moderados. Você deve procurar tratamento o mais rápido possível, especialmente se o recém-nascido tiver dificuldade para pegar o mamilo ou se recusar a mamar.
Tratamento da candidíase oral
Felizmente, com a orientação de um pediatra, a candidíase oral pode ser tratada facilmente. O médico pode prescrever um tratamento antifúngico a ser aplicado diretamente nas placas brancas. Quando ingerido, o medicamento deixa de ser eficaz, então espere o medicamento ser absorvido na boca e evite alimentar-se por 30 minutos. O médico indicará a frequência de aplicação do antifúngico, embora ele possa ser aplicado até quatro vezes por dia durante uma semana. Em geral, a candidíase oral se resolve em quatro a cinco dias.
O médico pode verificar os mamilos da mãe em busca de sinais de candidíase oral e prescrever um creme tópico para evitar que a mãe e o bebê transmitam a infecção um para o outro repetidamente.
Prevenção da candidíase oral
Se o seu bebê é amamentado com leite materno ou com fórmula infantil, provavelmente você notará uma camada branca leitosa em sua língua após uma longa mamada. A fórmula infantil costuma ter uma aspecto mais vivo, enquanto o leite materno pode ser menos perceptível. Não importa como você alimenta seu bebê, limpe a boca dele com uma gaze ou um pano limpo e umedecido imediatamente após cada mamada para dar início a uma vida saudável de cuidados bucais diários. Uma das melhores medidas que você pode tomar para evitar a candidíase oral é limpar cuidadosamente a boca do bebê, seus seios e qualquer utensílio como mamadeiras e bombas extratoras de leite. Ao amamentar, tenha bastante cuidado para evitar que os mamilos fiquem ressecados ou rachados, pois isso pode criar um ambiente propício para a proliferação de fungos.
Como limpar a boca do bebê com candidíase oral
Cuidar da saúde bucal do bebê durante um surto de candidíase oral é simples. Além de usar o medicamento conforme prescrito, limite o período de tempo em que o bebê suga o mamilo e chupa a chupeta, que causa mais irritação. Quando não estiver usando o medicamento para candidíase oral (que normalmente precisa permanecer na lesão por 30 minutos), limpe a boca do bebê como de costume: envolva o dedo com gaze ou um pano, umedeça-o com água e massageie cuidadosamente a gengiva com movimentos circulares para remover os restos de comida ou de leite.
Não existe um manual de cuidados com o bebê, portanto qualquer coisa fora do comum, como a língua branca de um recém-nascido, pode causar preocupação. Mas se seu bebê tiver candidíase oral, não se preocupe. A maioria das infecções não é prejudicial, pode ser tratada e desaparecerá em poucos dias com os cuidados e tratamentos adequados — uma boa razão para que você e seu recém-nascido possam sorrir.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.