Imagem de raio-x
Badge field

O que é um odontoma composto?

Você foi ao dentista e ele diagnosticou que você tem um odontoma composto. Pode parecer assustador, mas esse inchaço pode ser tratado. O seu dentista pode detectar esses tumores com ajuda de radiografias dentárias de rotina, e em muito casos eles não são graves. Saiba mais sobre o que são esses inchaços, os diferentes tipos que podem se desenvolver e qual tratamento seu dentista pode recomendar.

O que são odontomas?

Odontomas são tumores não cancerosos, como explica o Journal of Oral and Maxillofacial Radiology. Eles são raros e não se espalham nem causam maiores danos. Esses inchaços anormais replicam os tecidos circundantes na boca que compreendem os dentes, como esmalte, dentina, cemento e tecidos pulpares. De acordo com um artigo do West Indian Medical Journal (WIMJ), os odontomas crescem lentamente e, em alguns casos raros, podem irromper na cavidade oral.

Como observa o artigo do WIMJ, os odontomas são o tipo mais comum de tumor odontogênico. Embora eles sejam mais frequentes na faixa dos 14 aos 18 anos, eles podem se desenvolver em qualquer idade. Odontomas também são um pouco mais comuns em mulheres e geralmente aparecem na maxila. A causa dos odontomas não é clara, mas eles têm sido associados a traumas, infecções e processos inflamatórios que afetam a mandíbula durante a infância. Pessoas com certas doenças genéticas, como a síndrome de Gardner e a síndrome de Hermann, também podem ser mais propensas a odontomas. Em 80% dos casos, o dente associado ao odontoma está impactado, o que significa que ele não saiu da gengiva.

Diferenças entre o odontoma complexo e o odontoma composto

Existem dois tipos de odontomas: complexos e compostos.

Um odontoma composto tem uma estrutura semelhante a de um dente e é composto de maneira uniforme, semelhante a um dente normal, enquanto um odontoma complexo tem uma estrutura mista de massa de tecido desorganizado, de acordo com o artigo do WIMJ. Os odontomas compostos são duas vezes mais comuns que odontomas complexos e costumam aparecer como uma coleção de pequenos dentes em uma radiografia dentária. Também existem casos em que os pacientes apresentam odontomas compostos múltiplos, como explica o Journal of Clinical & Diagnostic Research.

Diagnóstico e tratamento

O dentista pode diagnosticar odontomas examinando radiografias da mandíbula de um paciente. Embora essas lesões sejam benignas, elas podem ser tratadas de forma conservadora com pequenas cirurgias, se necessário, como observa o artigo do WIMJ. Os tumores que são removidos cirurgicamente geralmente não reaparecem. Se um paciente não apresentar sintomas e o tumor não estiver impedindo os dentes de crescerem na posição correta, apenas monitorar o odontoma pode ser uma opção, explica um estudo no National Journal of Integrated Research in Medicine.

Seu dentista, em conjunto com um especialista ou cirurgião bucomaxilofacial, irá orientá-lo sobre as opções de tratamento e garantir que você esteja em boas mãos.

Odontomas podem ser revelados em radiografias de rotina em seu consultório odontológico - mas lembre-se, um tumor nem sempre significa câncer e nem sempre é necessário tratamento. Consultar seu dentista regularmente garantirá não apenas que a saúde seus dentes e gengivas sejam examinados, mas também de sua cabeça e pescoço! É por isso que esses exames, bem como as radiografias dentárias regulares, são fundamentais para uma boa saúde bucal e geral.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.